Estou fazendo um projeto de uma locadora bem basico pq estou aprendendo trabalhar com java a pouco tempo
e tenha muitas duvidas rsrs.
pergunta.
Como eu fasso uma conexão com um banco de dados Acces.
é tão basico esse programinha q estou desenvolvendo eu só quero adicionar nome do cliente e depois listar
e nome do filme e tambem depois poder listar o filmes q tenho no meu banco .
Baixe a apostila FJ21 da Caellum, lá eles explicando de forma bastante clara e direta tudo o que você precisa saber (para este pequeno projeto).
daniellfeijo
Rafael,
Nunca trabalhei com access, mas para meus sistemas sempre crio uma classe “Fabrica de Conexão”. Você pode utilizar esse modelo e mudar algumas coisas como na linha onde registra o driver e o argumento do DriveManager.getConnection().
Segue o codigo que uso auto-explicativo:
packagebr.com.daniel.jdbc;//importar classes e interfaces necessáriasimportjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;/** * Classe "Fabrica de Conexão" que vai ser responsável por fazer as * conexões com o banco dados do sistema! * * @author Daniel * */publicclassConnectionfactory{/** * Metodo estático com retorno, que retorna uma conexão com o * banco de dados. O throws siginifica que quem for fazer a * invocação do metodo é que vai ter que tratar o SQLException, * ou seja, "empurrei para frente". * * @return conexão com o banco de dados * @throws SQLException */publicstaticConnectiongetConnection()throwsSQLException{try{//registra do driver do banco de dadosClass.forName("com.mysql.jdbc.Driver");//imprima na tela o sucesso da conexãoSystem.out.println("Conectado ao banco de dados!");// retorna uma conexão com o banco de dados teste no endereço // localhost na porta de serviço 3307, com usuario:root e senha:rootreturnDriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3307/teste","root","root");//trata possiveis erros ClassNotFoundExption lançando numa SQLException}catch(ClassNotFoundExceptione){thrownewSQLException(e.getMessage());}}}
Espero que te ajude com alguma coisa…
Abraço…
daniellfeijo
O codigo que digitei foi baseado em teorias aprendidas tambem na FJ21… tambem aconselho a leitura para maiores esclarecimentos…
Abraço…
Marlon_Meneses
e pesquise sobre configuracoes da fonte de dados odbc