Conexao

Ola gostaria de saber qual é a melhor forma de se trabalhar com conexão.

Exemplo:

Possui um classe ADO ao que toda vez requisita uma conexão, faz o processo de CRUD, e depois fecha a conexão.

Ou seja o processo é um pouco lento, porque toda vez eu abro uma conexão. Mas por outro lado eu sempre permaneço desconectado o tempo todo do banco de dados, somente quando vou executar uma determinado método.

Minha pergunta é, isso faz parte dos bons métodos de desenvolvimento ou não? Visto q vejo muita gente criando uma conexão toda vez que loga na aplicação.

Visto que eu trabalho dessa forma não tem como eu utilizar controlar minha conexão por poll??, ou seja permitir um numero máximo de conexão, só se eu tralhar com fila?

Alguem poderia me esclarecer esse lance???

olá… no meu ponto de vista, ficar conectado ao banco é consumir recursos e I/O de um servidor. imagina só
uma rede com 10 terminais conectados ao banco intermitentemente, gera uma carga, e em uma rede com
50 terminais !!! … na minha opinião, conecta, faz lá o que tem que fazer , desconecta. e assim vai.

Mas nesse caso como eu trabalho com pool de conexão? tem como? O pool não é que controla a conexão, ou seja quantas pessoas estarão logadas no sistema?