Configuracao correta de tela

Pergunta bem de novato… Tenho essa tela na qual o fundo dela eu coloquei como um icon de um Label. Mas a tela sempre sai com essa parte cinza, ou seja, o Label nao tá cobrindo toda a tela. Só que no momento de criar a tela (na “aba” Design do NetBeans) o Label cobre todas as “extremidades” da tela, por isso nao entendo porque ao executar sai com essa “area extra” em cinza.

Por que sai assim desconfigurada ao executar o programa? Sem maximizar a tela eu posso até “esconder” o problema ao setar o tamanho, mas como configurar pra que ela saia certinha, com o Label cobrindo toda a tela? Isso é feito por código ou nas “propriedades” do JFrame?

Depende de como vc setou o seu JFrame, se colocou um setResizable(false); ele faz isso mesmo. Você precisaria deixar os seus componentes maiores.

Você pode usar o setUndecorated(true), que deixaria o seu jframe sem aquele botão de fechar/maximizar/minimizar:
image

Ou usar o setResizable(true); mesmo, setando um tamanho fixo pra o mínimo e máximo do o seu JFrame, aí não tem como redimensionar ele

1 curtida

Ok, mas se eu quiser que a tela seja redimensionável, tem algum jeito de configurar pra que tudo se ajuste ao maximizar?

Positivo, você precisa usar o design livre e ir redimensionando os componentes, quando vc mudar o layout, vai ver que duas caixinhas vão se habilitar, é uma seta na horizontal e outra na vertical. Se quiser que o componente redimensione apenas na horizontal, escolhe a seta horizontal, se quer vertical, seleciona a seta vertical. Se quer que estique pra ambos os lados, escolhe os dois, depois é só colocar os componentes onde vc quiser

1 curtida

Entender os gerenciadores de layout
Criar composições com diferentes painéis com diferentes layouts

1 curtida

Boa, pretendo tirar o fim de semana pra estudar isso. Essa parte de telas é mais complexa do que eu imaginava.