Configuração das variáveis de sistema (Resolvido)

Olá, eu comecei a estudar faz pouco tempo, pela apostila FJ11 da caelum, e já no primeiro programa tive um probleminha XD :oops:

Através de tutoriais daqui mesmo, configurei as variáveis de sistema CLASSPATH, PATH e JAVA_HOME, mas após compilar o “MeuPrograma” no DOS, ele cria a classe normalmente, porém ao executar o comando java “MeuPrograma”, aparece a mensagem “Não foi possível encontrar nem carregar a classe MeuPrograma.”

Utilizo XP, e gostaria de saber como exatamente deveriam estar configuradas as variáveis, e se esse problema de fato tem a ver com elas,como eu imagino.

VLW :wink:

Abra o prompt e digite javac, veja se aparece algumas opções, ou se ele desconhece.
Digite tbm java -version e verifique se aparece a versão do java.

Boa sorte.

Eu já fiz as duas coisas, quando digito javac, aparecem as opções, e java -version, a versão também aparece normalmente.

veja se na hora de executar voce esta colocando

java MeuPrograma.class

o correto é

java MeuPrograma

Estou colocando da forma correta mesmo

java MeuPrograma

Configurei as variáveis da seguinte maneira e funcionou:

PATH: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;c:\OracleClient;%PATH%;%JAVA_HOME%\bin*

CLASSPATH: .;%JAVA_HOME%.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar%JAVA_HOME%\lib;.;

JAVA_HOME: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0_02**

*Aós o “OracleClient”, colocar o caminho até a pasta bindo JDk.
**Indicar o caminho da pasta onde o JDK está instalado.
***Lembrando-se que eu uso XP, não se vale para todos os SOs.

De qualquer forma, obrigada a todos que ajudaram :wink: