Alguém poderia dar uma sugestão de uma configuração mínima para rodar um sistema web (jsp/servlet com struts) em um ambiente de produção ?
Eu sei que depende de vários fatores, tal como número de usuários simultâneos e outros
Mas o que preciso é de uma base mínima de configuração de memória, processador, velocidade de rede e outras que julgarem ser relevantes.
O sistema foi desenvolvido com o tomcat e provavelmente ira rodar em um WebSphere (produção). Não tenho ainda o número de usuários simultâneos.
WebSphere é pesadão - normalmente o pessoal que compra esse software já o implanta em uma máquina RISC (Fujitsu Sparc, IBM etc.)
512 MB com 1 GHz é muito pouco.
Quem for comprar a licença do WebSphere, que é super-cara e depende de número de processadores etc, provavelmente deve ter perguntado à IBM que máquina deve usar para suportar a sua aplicação.
Quais são os principais fatores a serem levados em consideração para sugerir uma configuração de hardware ?
Qual é normalmente a configuração das máquinas dos clientes que rodam uma aplicação web ? Gostaria de saber pela experiencia do pessoal em implantações em ambiente de produção.
Eu pensei em sugerir 1 GB de Ram e processador de 2 GHz … o q vcs acham? É muito ou pouco ?
Você ainda não disse que CPU você vai usar. Você tem uma máquina AMD Opteron para usar com Linux ou Solaris 10? Uma máquina Intel Xeon? Uma máquina Sparc? IBM Risc? Quem está vendendo o Websphere para você deve ter sugerido o hardware também.
2GHz pode ser pouco ou razoável, dependendo de sua arquitetura. 2GHz + 1 GB é meio lento se for um desktop Pentium IV (a minha máquina do serviço é uma 2.8GHz e acho o Websphere uma carroça). Mas 2GHz para uma máquina Sparc já é uma boa velocidade, principalmente se ele tiver vários processadores.
1GB é muito pouco - experimente fazer um deploy do Websphere para ver quanto tempo demora para efetuar um deploy de sua aplicação. Você vai ver que é uma verdadeira tortura.
[quote=thingol]Você ainda não disse que CPU você vai usar. Você tem uma máquina AMD Opteron para usar com Linux ou Solaris 10? Uma máquina Intel Xeon? Uma máquina Sparc? IBM Risc? Quem está vendendo o Websphere para você deve ter sugerido o hardware também.
…[/quote]
Eu não sei qual máquina o cliente vai usar ou se vai comprar uma nova… Agora, acredito que o melhor é nem sugerir ainda uma configuração ate saber essas informações. Ou então vou falar pro cliente ver isso com a IBM.
Entao, eu nao tenho o Websphere aqui, so tenho nocao do ambiente (desenvolvimento) em que eu trabalho: AMD Athlon 2 GHz e 1 GB de Ram, rodando o Tomcat