Configuração necessária servidor java web

Bom dia galera, queria discutir sobre um problema que estou passando.

Aprendi a programar java utilizando as apostilas da caelum, e no momento tenho uma aplicação Java Web em vraptor com jdbc…
Bem básica, é um software pequeno na minha opinião, é para oficinas mecânicas e ainda nem está com a parte financeira…

Mas de qualquer forma, coloquei em servidores com 128 e 256 mb de ram, nos 2 o software fica caindo…
reclamando de falta de memória, o único que funciona é em um servidor 512 mb de ram…

O que pode estar exigindo tanto? pois eu sempre entendi que aplicações java consumiam pouca memória…
e estou achando 512 muita memória para um servidor java com apenas 1 aplicação e 2 clientes acessando, alguém pode me dar uma luz?
Será que ele foi desenvolvido errado? e em que parte posso ter feito isto?

Obrigado.

Você pode estar alocando muitos objetos na memória com o passar do tempo… Por exemplo, esquecer de fechar uma session…

Existem muitos outros casos que podem dar esse problema.

Você pode estar deixando muitos objetos em uma lista desnecessariamente… Precisa pesquisar bastante…

Tá mas para começo, a minha aplicação está ocupando mais memória que o normal ou não?
Sessões expiram em 15 minutos, todas conexões abertas com BD são fechadas…
guardo em cada sessão, enquanto está ativa né… um objeto usuário, que da um total de umas 6 string…

Eu já fiz aplicações grandinhas que rodavam com 128MB…

Você vai precisar debuggar a aplicação e ver aonde está dando o OutOfMemory…

Na verdade nem é usando, eu apenas upei ele… loguei… fiz varias consultas e inclusões ao memso tempo que o meu colega, pois estávamos testando…
e achamos bem rápido…
beleza, pensamos que resolvemos… (isso com 256 mb de ram)
ai fui entrar no outro dia, e disse que estava fora a aplicação… sem ninguém ter acessado…
isso que acho estranho… não da o erro enquanto estamos usando… e tbm é bem rápida a aplicação.

acontece isso usando o servidor da jelastic com 256 mb de ram (2 cloudlets) em tomcat, e 1 no mysql…

Olhe o connection Pool…