Olá pessoal, sou iniciante em java e estou com um problema, é o seguinte:
Baixei do site da sun o seguinte pacote j2se com NetBeans, para linux. A instalação foi automática e com visual (“coisa que eu não esperava”), preenchi todos os detalhes de aceitar contrato e outros após a instalação carreguei o NetBeans, apenas para testar e ele executou normalmente, agora vem o problema. comprei um livro de java para começar a luta, esse livro vai trabalhar com o eclipse.
Existe muita diferença entre o NetBeans e o eclipse?
Essa éra a primeira dúvida, a segunda é que no começo os exercícios são de códigos bem simples mas são editados em editor comum como o bloco de notas e compilado no prompt, o arquivo que eu fiz salvei com o nome de “teste.java” no diretório chamado exemplo, o livro mandou fazer a compilação da com seguinte comando “javac teste.java”, mas ao fazer isso deu arquivo ou diretório não encontrado?
O que eu fiz de errado? Será que após a instalação do java eu tinha que fazer outra coisa como uma configuração?
configuração
5 Respostas
Digita javac no terminal. Se aparecer as opções de compilação o compilador está instalado e no path. Se aparecer algo como comando inválido, você deve configurar o path.
Caso esteja funcionando, você apenas está no diretório errado. Você deve estar no mesmo diretório do arquivo a ser compilado ou então indicar o caminho completo do mesmo.
Vlw
Após a instalação dos pacotes eu já fiz esse teste no terminal digitando javac e a resposta é arquivo não encontrado ou inválido :!:
O que eu tenho que fazer para funcionar :?:
Você podria me dar um passo à passo for linux :?:
1o tente localiza o arquivo:
use:
2o Coloque o PATH
Se sua distro for padrao Red-Hat, crie um arquivo chamado Sun-Java2.sh, com atributo 755 no diretorio /etc/profile.d:
Se a distro for padrao Debian, abra o arquivo /etc/profile, localize onde estah sendo setado o PATH e acrescente o local q vc encontrou no 1o passo.
3o Use :
para recarregar as opções, ou dê logout e reentre com seu usuario.
Obs: Faça tudo isso como root, senão vc naum vai ter acesso a essas coisas 
Cara deu tudo certo valeu :!: