Configurações

Pessoal.

Sou iniciante, alias o unico curso que participei comente aprendi a famosa palavra Hello Word.

Bom o que eu gostaria é o seguinte:
Teria alguma forma de pegar a Configuração de Memória, Processador, Discos em java, preciso desenvolver uma aplicação (Oracle) para utilizar Java para pegar essa informações da máquina.

Agradeço, desde ja a todos os interessandos em ajudar.

Elves :???:

oi amigo,
ja ouvi falar no metodo

System.getProperties();

so que a API nao me pareceu muito clara a respeito desse metodo, mas se voce quiser pesquisar melhor do que eu…

peço que voce poste a solução aqui caso encontre, pois essa é uma duvida minha tambem…se encontrar farei o mesmo :grin:

valeu

[quote=“javaAdicted”]oi amigo,
ja ouvi falar no metodo

System.getProperties();

so que a API nao me pareceu muito clara a respeito desse metodo, mas se voce quiser pesquisar melhor do que eu…

peço que voce poste a solução aqui caso encontre, pois essa é uma duvida minha tambem…se encontrar farei o mesmo :grin:

valeu[/quote]

Caso encontre algo, com certeza irei disponibilizar.
Sabe como é tem muitas pessoas que possui o conhecimento e nem sempre estão dispostas a compartilhar.
Mas a vida é assim mesmo, estamos na batalha.

“Quanto mais ensinamos alguem, mais aprendemos”

Um abraço

encontrei algumas coisas que chegaram bem perto do que eu queria, nao sei quanto a voce:
o metodo getProperties() o qual mencionei retorna um objeto do tipo Properties, que guarda varias informacoes do sistema, dentre elas o sistema operacional e o nome do usuario(mais ou menos o que eu queria)…a classe Properties extende HashTable, ou seja, atraves de uma chave voce obtem alguma informacao…encontrei uma pagina que fala de algumas propriedades do sistema que da pra pegar, e uma que mostra tudo o que o getProperties() retorna:
http://leepoint.net/notes-java/41io/30properties_and_preferences/40sysprops/10sysprop.html.
sigo procurando algo que pegue informações como a memória do usuário e informações do processador…

nesse ultimo link tem uma linha que é assim, mas nao entendi bem que informacao sobre o processador é essa. se alguem for mais esclarecido que eu neste ponto, por favor, me explique essa linha. obrigado.

espero que esse post tenha iluminado voce um pouco mais :grin:

infelizmente vc não vai ter acesso a essas propriedades diretamente pelo Java, o caminho pra isso é fazer uma DLL ou SO que leia as propriedades e seja acessada via JNI pelo Java

Obrigado pela dica, mas como informei antes, sou iniciante, nem mesmo sei o que quer dizer SO, ou JNI, mas mesmo assim obrigado.

Desculpe minha ignorancia no assunto.

Elves

SO, nesse caso, é o mesmo que DLL só que para sistemas Unix. E JNI é a tecnologia Java utilizada para interagir com DLL’s e SO’s, não é muito fácil fazer e tem alguns bugs… :sad: