Olha com certeza tinha um campo JTextField ou algum JOptionPane.showInputDialog para ela digitar um número e precionar o botão.
mas vamos entender esse código:
btnExibir.addActionListener(new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent ev){
try{
btnExibirClick(ev); }
catch(Exception e){
OptionPane.showMessageDialog(null, e.getMessage()); }
}
});
}
O botão “btnExibir” recebe um evento(ActionListener), para quando a pessoa clicar executar tais comandos.
A ação que o botão irá fazer é:
try{
btnExibirClick(ev);
} catch(Exception e) {
OptionPane.showMessageDialog(null, e.getMessage());
}
}
Tente executar o método “bntExibirClick()” ao clicar, caso contrário “catch(Exception e)”, Exiba a mensagem com o erro “OptionPane.showMessageDialog(null, e.getMessage());”
A programação pode ser variada da forma que você quiser. ele poderia ter feito o evento com o codigo todo dentro do evento do botão em vez de ter feito um metodo privado.
Vejamos o que o método “bntExibirClick()” faz:
private void btnExibirClick(ActionEvent ev) throws Exception{
int num=0;
try{
num = Integer.parseInt(txtExibir.getText());
} catch(Exception e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você deve digitar um numero");
return;
}
if(num < 0)
throw new Exception("Numero deve ser maior do que zero");
txtExibir2.setText(Integer.toString(num*num));
}
Este método simplismente pega o numero digitado e inseri na variável “num”. veja aonde:
num = Integer.parseInt(txtExibir.getText());
So que ele repete o comando try, catch…
tente alocar o numero digitado no “num”…
senão Exiba a mensagem:
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você deve digitar um numero"); e retorna nada para o evento principal.
agora ele verifica se o numero é menor que zero. se for, ele cria uma exceção dizendo que o numero deve ser maior que zero.
e por ultimo “txtExibir2” deve ser um JTextField, pode ser outra coisa, mas explicarei pelo que entendi.
Ele ta setando o texto -> transformando o numero inteiro em String -> “num * num”
Espero ter ajudado, caso não tenha entendido alguma parte de minha explicação… Fale qual parte não tenha entendido.
“me corrijam se eu estiver errado em alguma parte.”