Configurando Java no DOS

4 respostas
S

:-o Olá galera,
Estou iniciando no mundo java e recentemente instalei a ultima jdk1.6.0_03 no meu pc. Porém, sempre que vou usar o java seja para compilar ou chamar o programa, tenho que, ou colocar o arquivo a ser compilado na pasta bin da instalação java ou digitar no MSDOS todo o caminho do arquivo para compilá-lo. Gostaria de saber como posso fazer para quando abrir o MSDOS, apenas digitar javac [nome.java], sem ter que digitar todo o caminho ou colocar o arquivo na pasta bin do java???
Uso o Windows Vista Ultimate!!!

Desde já agradeço a ajuda.

4 Respostas

Luiz-SP

Solon:
:-o Olá galera,
Estou iniciando no mundo java e recentemente instalei a ultima jdk1.6.0_03 no meu pc. Porém, sempre que vou usar o java seja para compilar ou chamar o programa, tenho que, ou colocar o arquivo a ser compilado na pasta bin da instalação java ou digitar no MSDOS todo o caminho do arquivo para compilá-lo. Gostaria de saber como posso fazer para quando abrir o MSDOS, apenas digitar javac [nome.java], sem ter que digitar todo o caminho ou colocar o arquivo na pasta bin do java???
Uso o Windows Vista Ultimate!!!

Desde já agradeço a ajuda.

vc deve criar uma variavel de ambiente JAVA_HOME apontando para a pasta bin e depois colocar essa variavel no path

bwtiago

De uma olhada neste tutorial:

Nele, estão instruções, para a instalação do jdk 5.0, mas também serve para o jdk 6.0 com windows vista.

magocebolinha

rapaz… isso é uma dor de cabeça viu… bom no xp eu tentei de tudo… demorei diversos dias até conseguir e só consegui tirando algumas das funções do dos… nas variaveis de ambiente tirei todos os path’s que outros programas deixam (Adobe por exemplo) só deixei o caminho inicial default do win32 e coloquei o path do java… esse lance do JAVA_HOME e o CLASSPATH pra mim num adiantou não…tem aquele caminho C:\WINNT\system32;C;\WINNT; e mais alguma coisinha lah… soh deixa isso … põe um ponto e virgula , coloca o caminho do java --> %PATH%JAVA_HOME%\BIN;

AVISA SE DEU CERTO

ABRAÇO!

magocebolinha

ah! e num esquece de antes de fazer isso copiar o caminho que esta no seu PATH num bloco de notas para qualquer probleminha vc colar de novo!

FUI

Criado 11 de dezembro de 2007
Ultima resposta 12 de dez. de 2007
Respostas 4
Participantes 4