Configurando o jdk no ruindows 98,me,2000,xp!

82 respostas
Z

PESSOAL, É O SEGUINTE, ESSE PEQUENO TUTORIAL SERVE PRA QUEM QUER INSTALAR O JDK NO RUINDOWS XP, COMO TIVE DIFICULDADES E AGORA APRENDI COMO FAZER, AQUI VAI TODO MASTIGADINHO!

OLHEM:

JAVA_HOME=<diretorio de instalação do java>

PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin;

CLASSPATH=%JAVA_HOME%\lib;.;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;

Como Configurar o Java em Seu computador:

Windows 9x:
Vá até o autoexec.bat(c:autoexec.bat) edite o arquivo e inclua as seguintes linhas:

JAVA_HOME=“Caminho de onde instalou o J2SDK” ex:(c:J2SDK)
CLASSPATH="" (deixe vazio mesmo)

Windows 2000/XP
Vá até o “Meu Computador” clique com o botão direito e escolha a opção “Propriedades” então vá na aba “Avançado” e bem embaixo da tela tem um botão chamdo “Variáveis de Ambiente”, clique nele então irá aparecer duas grids uma para “Variáveis de Usuário” e outra para “Variáveis do Sistema”, se vc setar as variáveis dentro das de usuários, somente funcionarão para seu usuario no computador, e as do sistema funcionarão para todos. Bom, agora clique em “Nova” e no:

• “Nome da Variável” = digite: JAVA_HOME
  • “Valor da variável” = digite o caminho onde está instalado o J2SDK.
    depois crie outra variável e então:
  • “Nome da Variável” = digite: CLASSPATH
  • “Valor da Variável” = (não digite nada)

Caso apenas com isso não funcione tente também editar a variável PATH ja existente nas variáveis de sistema inserindo

• C:/j2sdk/bin - (o caminho pra pasta bin que está dentro do diretório onde foi instalaso o sdk)

82 Respostas

J

Oi

opa… esse mrece um stick… Valeu pela ajuda zabula… :joia:

T+

F

Grande garoto.
Preciso muito desses dados.
Vou testar.
Ateh.
Formiga

Z

Brigado pessoal, só tenho a Agradecer 1° a Deus, 2° a vcs do PJ e a turma dos foruns, que é tampa! Valeu, estamos aí na fita!

Graças a Deus, Só dá Brasil na fita

C

FIZ COMO O ZABULA FALOU MAS TENHO UMA DUVIDA:

CRIEI AS DUAS VARIAVEIS POREM A VARIAVEL CLASSPATH NAO APARECEU NA MINHA LISTA DE VARIAVEIS, GOSTARIA DE SABER SE É PQ NAO FOI ATRIBUIDO UM VALOR PARA ELA?

OUTRA COISA : EU POSSO TER A VARIAVEL JAVA_HOME E TB EDITAR A VARIAVEL PATH JA EXISTENTE OUO VAI DAR PAU?

OBRIGADO :???:

Z

Qual ruindows vc usa?

C

USO O XP SP2…

Z

Windows 2000/XP
Vá até o “Meu Computador” clique com o botão direito e escolha a opção “Propriedades” então vá na aba “Avançado” e bem embaixo da tela tem um botão chamdo “Variáveis de Ambiente”, clique nele então irá aparecer duas grids uma para “Variáveis de Usuário” e outra para “Variáveis do Sistema”, se vc setar as variáveis dentro das de usuários, somente funcionarão para seu usuario no computador, e as do sistema funcionarão para todos. Bom, agora clique em “Nova” e no:

Caso apenas com isso não funcione tente também editar a variável PATH ja existente nas variáveis de sistema inserindo

• C:/j2sdk/bin - (o caminho pra pasta bin que está dentro do diretório onde foi instalaso o sdk)
C

valeu…

Z

E ae cunhado, tá rodando bz?

C

ta belezinha… valeu…

U

Olá galera! Uma ajuda por favor! Eu não estou conseguindo compiliar e rodar programas no meu Wintel 98/P500.
Meu autoexec.bat está assim>
"
JAVA_HOME:c:jdk1.5.0
CLASSPATH=""
c: ess solo.com "

Quando eu dou um comando como
JAVADOC
o sistema não encontra nada.
entrando com JAVA VERSION retorna o seguinte>
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Version

Bom, parece que não sei testar se a minha instalação está OK ou não.

Além daquele diretorio C:jdk1.5.0 tenho também o c:javavm que contém o arquivo javavm.setup

Estou com o NetBeans 4.0 mas estou baixando o ECLIPE SDK 2.1.2
O programa “anagram” (que vem como demo no NetBeans) está funcionando normalmente (mas dentro do NetBeans).

Meu, tá ficando muito confuso isso tudo…

:oops:

R

Olá pessoal, Sou novo por aqui mas acho que posso ajudar…

Pode ser que, seu JDK esteja instalado em um caminho diferente do path que esta dando o comando... 

Espero que tenha ajudado!!!

Robledo
T

Estou tentando executar o java com o win98 , fiz toda a instalação porem nao estou conseguindo colocar as variaves
PATH C:\J2SDK1.4.2_06\BIN
JAVA_HOME = C:\j2sdk1.4.2_06
CLASSPATH = " "
so deu certo colocando
set JAVA_HOME = C:\j2sdk1.4.2_06
set CLASSPATH = " "
mas fui fazer um teste com o javac no pronpt do DOS e nao funcionou.
Alguem sabe como executar o javac para o win 98 so executa no diretorio C:\j2sdk1.4.2_06\bin.
Bom , depois que pedi para reinicializar o javac passou a funcionar!

Y

Rapaziada isso ajudo muito
valeu mesmo

agente se ve em outras perguntas
=o)

E

Como eu faço pra rodar um programa no Eclipse 2.1.1??Eu já tenho o JDK e JSE instalados.Já programei em Delphi e agora quero aprender como compilar os programas no Eclipse.

Grato…

Z

Depois de CONFIGURAR O J2SDK, vc, pelo DOS, com o comando JAVAC “o nome do arquivo.java” poderá compilar!

E para rodá-lo é só dar o comando JAVA “nome do arquivo”

Estilo, aprenda a programar pelo NOTEPAD, salve seus arquivos, por exemplo, Yeshua.java , Depois é só ir no DOS e seguir as instruções acima! :wink:

E

Eu já consegui fazer o Java funcionar bem e aprendi a configurar o Eclipse pra compilar os arquivos da maneira desejada…

Obrigado

A

E como eu faço essa configuração no linux :?: O pacote do java já está instalado!

T

Ola pessoal tenho um tutorial em PDF muio legal com imagens explicativas sobre a configuração das variaveis de ambiente em windows.

Quem quiser me mande um e-mail, que automaticamente enviarei resposta com o tutorial.

meu e-mail: [email removido]

Valeu galera !!!

K

oi eu quero tb

[email removido]

valeu

karlota

Z

Seguinte, geralmente, as 3 primeiras linhas já dão tudo, praticamente que impossível errar estas “aplicações” nas variáveis de ambiente do XP!

V

Oi pessoal, não sei nada de Java e estou querendo aprender…
Alguém poderia me dar uma ajuda para eu começar ?
Como faço para rodar um programa no editor eclipse ?
Tento e aparece essa mensagem ?
O que é isso ???

Specified VM install not found: type org.eclipse.jdt.internal.debug.ui.launcher.StandardVMType, name J2re1.4.2_07

Valeu !!!

K

ola boa noite

o eclipse e uma exclente ferramenta de desenvolvimento …mas como vc e iniciante para vc aprender java use JCreator!! depois mais intimo de java vc pode até utilizar outra IDE ok!!

neste caso acho que vc não setou sua variavel de ambiente seu SO for xp pelo que entendo que vc não tem JMV instalada…

acho que vc deve se preocupar em aprender java ok vou te passar estes links abaixo:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp( aqui vc baixa anova versão do java 1.5)
J2SE já vem incluso (jvm,sdk,jre)…ok??

sete deste forma ok??
:arrow: se seu SO for Xp meu computador>propriedades>avançadas>Variaveis de Ambiente
se for windows anterior va em iniciar> executar >msconfg> Ambiente>
o caminho e esse…
:arrow: quando vc entrar na VA crie 3 novas variaveis
java_home, classPath,path
escreva certinho java e sensitive case ok??
JAVA_HOME
C:\J2SDK1.5.0
CLASSPATH
.;JAVA_HOME
PATH
C:\J2SDK1.5.0\BIN
AI DEPOIS VC DIGITA CMD EM EXECUTAR DIGITE ESTE COMANDO
JAVAC VAI APARECER COMO SE FOSSE UM HELP OK??

http://www.jcreator.com/download.htm( baixar as versões Free do Jcreator)

escreva certinho não desta forma, so se guie por estas dicas ok??
se tiver duvidas estou a disposição… :grin:
um abraço
karla

V

Oi Karla, muito obrigado pela ajuda !!!
pode deixar que vou seguir seus conselhos certinhos, bele ?!?!?
Valeu a atenção !!!

T

Eu baixei a ultima versão no site da sun, o que vem com o netbeans(90mb), a isntalação é do mesmo jeito ?!

quando localizo o autoexec.bat, meu pc encontra dois autoexec.
um no C: e outro numa pasta command alguma coisa …

qual deles editar ? uso o windows 98

K

oi Tiago não entendi tua pergunta vc encontra o autoexe de que?? a instalação do netbeneas e facil … :oops:

T

Oi karla kd voxe no msn pra expliac direitin ? bahuAu

tipo eu vo no Localizar e digito Autoexec.bat

e ele axa dois arquivos com esse nome
um no C: e outro no C:\windows\command etc…

em qual eu devo adicionar as linhas?

K

e na instalação do jsdk 1.5 ou netbeans??

T

não entendi o que quis dizer karla

Vc lembra onde eu parei ? e talz, pra definir o caminho onde o netbeans e o j2se iam ser isntalados até q vc fico de me manda um tuto hehe

e to parado nisso , to dizendo q precisa axar o arquivo atuoexec.bat pra adicionar umas linhas q foi dito no inicio do post … masi encontro 2 autoexec’s :stuck_out_tongue:

K

ah sim desculpa tanta coisa !vc tinha baixado o netbeans com suporte 1.5.0… se for instalação do 1.5.0 vc faz o seguinte
priemiro de tudo instale j2se 5 em sua máquina desta forma

vá em iniciar >executar>msconf>vai abrir umas opções vc clica em ambiente e cria as três variaveis java_home, classpath, path

durante a instalação do j2se 1.5 vc quando for instalado o sdk 1.5.0 de preferencia a unidade c… o jre deixe em arqjuivos de programas, feito isso vc escreve o caminho correto e depois dentro DOS vc digite javac se aparecer como help e que foi bem sucedida sua instalação…
depois de instalalado e configurado como eu aprendi configurar.

instale o netbenas

no net benas e next >next> que tem um esquema que ele ja reconhece que vc tem um sdk instalado em sua máquina ok?? no caso tem dois sdk aqui no meu ai ele pediu que versão de sdk eu iria usar…

esqueça isso de auto exe… sei por que tb tenho ME que bem semelhante ao 98, se não der certo me mande um emai infelizmente não estou podendo entrar msn menseger pois sofri em casa ataques de spawares complicados de tirar e tb onde estudo ta proibindo…por conta sp2… tens outro email por gentileza??

sabe o que é que seu servidor de email esta cheio sabia ai fica voltando todos os e mails enclusive o seu :grin:
um abraço

karla

H

Pessoal, preciso de uma ajudinha aki… Vô aproveitar que o assunto é configuração de variáveis e dizer qual o meu pró.
Eu já tinha passado pelo Cap.2 do Deithel sem ter feitos essas configurações, não que eu não soubesse da exitência delas, mas é que instalei aki o JSDK e o Eclipse e deu blzinha. Quando fui pro Cap.3 é que começou a dar problema, então resolvi voltar atrás e ir cofigurar.
Já li muitas da mensagens aki, dizendo que tem que ir no
Meu Computador>Propriedades>Avançado ou como disse a Karla
Iniciar >Executar>msconf>
Mas quem disse que no meu meu computador está parecendo esta aba AVANÇADO??? ou Então a opção de Variáveis de Ambiente??
O meu Windows é o 98. E aí? :confused: Como é que eu faço?

K

oi linda

vou te explicar onde vc vai setar ok no 98 executar>msconf>guia Ambiente…Helena estava falando xp que no xp nos vamos neste caminho >meu computador>propriedades>avançadas

o que vc viu foi setar no xp nas outras versões e assim que falei acima ok??

um abraço :grin:
karla

T

Estou com problemas durante a execução de um programa bem simples. Toda vez que uso a opção System.out.println seguida de alguma palavra ou frase que contenha Ç, ´, ~, ^, ª, º, etc. um erro acontece quando executo o programa. Por exemplo:

Entrada

System.out.println (“1º passo: Conheça a linguagem java”);

Saída

1|| passo: Conhe[a a linguagem java

Note que as letras º e Ç foram substituidas.

O que está acontecendo afinal? Como posso resolver o problema?

Estou usando o JDK 1.5 baixado do site da sun e a nova versão do JCreator.

Windows XP PRO SP2

K

ola boa noite!!

sp2 xi problema!! não é muito aconselhado não…
estranho vc escreve normal o erro estranho!!eu acho que é sp2!! faz o seguinte format … e instala novamente só sp1 para ver … se vc tiver outra partição melhor ainda … teve uma queixa do sp2 aqui as aplicações não compilavam… que coisa :mad:

karla

R

Sem querer desmerecer o esforço do mister Z, mas…

Já tem um tutorial que ensina tudo isso :stuck_out_tongue:
Inclusive ensina como fazer no Windows 9X, ME, 2K e XP :stuck_out_tongue:

Eu que fiz :smiley:

[]s

K

que legal por que não envia para portal do java ne??

karla :grin:

R

Eu já envieu, tá na seção de tutoriais :stuck_out_tongue:

Tó aqui o link

[]s

Z

“renatopb”:
Eu já envieu, tá na seção de tutoriais :stuck_out_tongue:

Tó aqui o link

[]s

SEGUINTE, foi mesmo, só que eu tive que colocar aqui por que tava muito escondido lá em tutoriais, ficava uma coisa meia chata de se procurar, foi a tal ponto que assim que vi, resolvi postar aqui!

:wink:

mas de qualquer forma, valew fera!

A

Poxa! Valeu aí, eu estava nessa situação, não estava conseguindo configurar, agora tá funcionando beleza! Obrigado! :wink:

K

boa noite !!

Alguem sabe setar variaveis de Ambiente em linux.??.. ja li em tudo quanto é canto diversas forma de instalar , conf e testar consegui uma parte :lol: mas setar é dose !! coloco este comando #vim /ect/profile certo? entro como Root.
peço para editar acrescento 3 linha principais que é j ava_home , classpath, path ai começa minha duvida estou lá acrescentei 3 linhas citadas acima e pede para salvar!! no terminal do core linux 3 tem opção para criar um proflie e para sair uso este comandi #exit $ source /ect/profile
não saio do root e quando fecho o terminal e vou testar não ha nada setado… alguém que saiba liunx por favor ajude :cry: alguém poderia me dar uma dica …só essa ta bom

um abraço
karla

M

karla, ja tentou pesquisar aqui no fórum sobre como fazer isso em Linux? :roll: há um bocado de tópicos sobre…

K

matheus anota ai :estudando: vivaolinux, webmoblie, fedrora não oficial, guj e outros que nãop lembro me ajuda vai por favor …eu sei to sendo chata mas ajuda :carinho:

abraço

karla

M

ta, calma… sem neurose… heaheahea, agora to indo pra aula, nao posso escreve muito, mas ahm, a unica coisa q tu vai fazer é te logar como root e editar o arquivo /etc/profile, adicionar a entrada de <JAVA_HOME>/bin na variavel PATH, e criar a variavel JAVA_HOME com o valor de onde tu instalou o java… igual ao windows!

fui

K

oh mateus não to nervosa não fofi…mas obrigadinho pela atenção :joia:
bjs
mas não e igual ao windows não meu lindo…!!! se fosse tinha acertado , tenha uma boa aula
karla

R

Lindo ? O Matheus ? :roll:

M

:yye:

K

não acredito matheus… vc ta zangado por que fui gentil com vc!! não chamei o windows de lindo… é uma porcaria o windows.

ta bom matheus :sad: vou dizer que vc feio

to de mal

:ykua: e brincadeira Lindinho

karla

J

Aiii matheuuusss se due bem hein!!!
ahhhhh Campeão!!!

:wink:

hahahhaaha

e relembrando aquela das antigas:
Ento ento ento… ta rolando sentimento!!!
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

lallaallalalaa
chega de postar merda no forum… passou a cota do ano ja!!! :wink:

cya!!!

K

jujo vc saiu da cota meu filho , escreveu…leseira meu lindo !! e brincadeira viu??

:ykua: :ykua: :ykua: :ykua: :ykua:
um abraço para vc jujo (sem maldades viu gente!!)

karla

J

“Terminator”:
Estou com problemas durante a execução de um programa bem simples. Toda vez que uso a opção System.out.println seguida de alguma palavra ou frase que contenha Ç, ´, ~, ^, ª, º, etc. um erro acontece quando executo o programa. Por exemplo:

Entrada

System.out.println (“1º passo: Conheça a linguagem java”);

Saída

1|| passo: Conhe[a a linguagem java

Note que as letras º e Ç foram substituidas.

O que está acontecendo afinal? Como posso resolver o problema?

Estou usando o JDK 1.5 baixado do site da sun e a nova versão do JCreator.

Windows XP PRO SP2

Sei que não tem a ver com o assunto do tópico, mas como não foi deletado vou responder.

Na verdade acho que não vou ajudar nesse caso do Terminator, mas lá vai (tenta adaptar pro seu OS).

Eu tentei fazer o mesmo no meu WIN98 com notepad/wordpad e o Java cagava esses caracteres na hora de executar, aí tentei fazer pelo bom e velho edit do DOS e ele reconhece os caracteres corretamente (outro jeito de resolver não sei).

Só um detalhe, para quem pretende tentar uma certificação pelo que fiquei sabendo os cursos são feitos sem essas IDEs (Netbeans, Jcreator, Eclipse, …), é tudo “na mão”, ou seja, no editor de texto para fixar melhor os comandos e sua sintaxe. O edit do DOS é legal pq tem linha/coluna e quando dá Enter desce para a mesma coluna onde começou a linha anterior.

Ah, para não dizer que não falei nada a respeito desse tópico:
Eu tive problemas para setar o PATH pq eu já tinha quinhentas e noventa e nove coisas no PATH e o autoexec não dava conta (cortava de um trecho para frente).
SOLUÇÃO: remova o SET PATH do autoexec e inclua a linha no CONFIG.SYS (edite com um editor de texto). O Config suporta um tamanho maior no PATH.

É isso aí pe-pessoal!

G

Opa, foi de grande ajuda,
Valeu :lol:

S

[size=“18”][color=“red”]Fala Galera…

Estive olhando alguns posts aqui nos ensinando a configurar as variáveis de ambiente do JDK no Windows 98. Sinceramente eu não consegui fazê-lo da maneira como a galera postou e por isso estou enviando a linha de código que deve ser acrescentada no arquivo Autoexec.bat para que estas variáveis sejam configuradas. Então segura aí, pois desta maneira não tem erro:

SET PATH=C:\JDK\BIN;%PATH%

Ressaltem que o diretório C:\JDK\BIN pode variar (e com certeza vai variar) pois nem todos aqui instalaram o JDK no mesmo diretório e com o mesmo nome. Ressaltem também que NÃO há “” (aspas) antes e depois do caminho e por último percebam que o diretório BIN deve ser “setado” pois é nele que estão diversos arquivos importantes, como o compilador java (JAVAC) e a máquina virtual (JAVA).

PS - este comando foi extraído do livro CORE JAVA, VOLUME 1

Bem, espero ter ajudado!

TEIA[/color][/size]

S

[size=“18”][color=“red”]Mais um pequeno detalhe: para aqueles que irão utilizar o Eclipse, não é necessário “setar” a variável de ambiente. Basta fazer a instalação do JAVA normalmente. Isso é válido tanto para o Windows 98 quando para o Windows XP[/color][/size]

K

se windows eh tao ruim assim pra ti, pq tu nao usa linux? :stuck_out_tongue:

F

E pra rodar aplicacaoes web? quais variáveis precisa adicionar?? ou qual midanca nessa precisa fazer??

M

ai tu precisa de um container web, e setar a variável de ambiente q aponte pra onde esse container está instalado. Por ex, no Tomcat, a variável é CATALINA_HOME… de uma pesquisada no tópicos do fórum de Ferramentas sobre. :joia:

F

mATHEUS, EU TENHO O TOMCAT INSTALADO JÁ, AMS NAOT O CONSEGUINDO COMPILAR MINHAS SERVLETS, PRECISO SABER QUAL VARIÁVEL PRECISO ADICIONAR E O VALOR DELA.

VALEU

P

Apesar das datas, aí vai!

Zabula, de fato, o que aconteceu ao Cunhado também ocorreu comigo. Na criação da CLASSPATH, não devemos deixar o valor da variável em branco, mas sim, basta digitar um “.”; sim, um ponto (sem as aspas). Funciona que é uma blz…
Até!

Z

kkkkkkkkkkkk, é mesmo, agente se vira como pode!

T

Olá ,cara eu não sei o que está acontecendo mas eu não estou conseguindo compilar meus programas,eu instalei o sdk 5,configurei as variáveis de ambiente mas não consigo,quando eu digito “javac” no prompt de comando ele reconhece ,mas quando eu tento compilar não consigo,por exemplo eu tento compilar o clássico “AloMundo”,eu digito javac <AloMundo>.java então aparece;“O sistema não pode encontrar o arquivo especificado”,a maneira que eu configurei as variáveis foi a seguinte:Eu fui em variáveis de ambiente selecionei o path e sem apagar o que já estava no path eu adicionei ao final C:\install_dir\jdk\bin,sendo esse o endereço que vai direto para o bin do sdk 5,meu windows é o xp!Por favor alguem me ajude!!!

L

:sad: e ai pessoal, eu to com um probleminha aqui, eu configurei as variaveis da path assim como o zabula falou mas quando eu vou testar um applet do pacote demo do java da erro bem na hora de chamar pelo ,appletviewer, o dos naum reconhece como um caminho…

P

Boa tarde!
Eu tentei instalar o Java 5 SDK (ou JDK) no Win98 SE e ele deu um erro indicando que a conta de usuario não tem acesso as modificações que precisam ser feitas no Windows mas, no 98 nao tem problema com a senha do supervisor, ok?
A versao 6 so peguei para tentar ver se instalava sem dar este erro.
Alguem sabe o que pode estar causando este erro? Ou sabe me dizer se a versao 5 roda do Win98Se ou somente no XP/2000/ME ?
Muito obrigado mais uma vez!

Pedro

T

Cara não consegui fazer, fiz tudo, coloquei o conteúno nas variáveis, mas ainda não consigo compilar.
Aparece a seguinte msg:
Configuration: PROJETO_URNA - jre1.5.0_06 <Default> - <Default>--------------------
Error : Invalid path, “C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06\bin\javac.exe” -classpath “C:\Sun\AppServer;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06” -d C:\Sun\AppServer “C:\Documents and Settings\Big Girls\Meus documentos\SpyHacker\ApuraçãoUrna\Consulta_CBD.java”

Process completed.

Não sei mais o que faço…já desistalei o JCreator LE…mas não resolveu, sei lá o que faço…existe outra coisa a fazer.
Se puderem ajudar eu agradeço.

C

“Tatifragoso”:
Cara não consegui fazer, fiz tudo, coloquei o conteúno nas variáveis, mas ainda não consigo compilar.
Aparece a seguinte msg:
Configuration: PROJETO_URNA - jre1.5.0_06 <Default> - <Default>--------------------
Error : Invalid path, “C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06\bin\javac.exe” -classpath “C:\Sun\AppServer;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06” -d C:\Sun\AppServer “C:\Documents and Settings\Big Girls\Meus documentos\SpyHacker\ApuraçãoUrna\Consulta_CBD.java”

Process completed.

Não sei mais o que faço…já desistalei o JCreator LE…mas não resolveu, sei lá o que faço…existe outra coisa a fazer.
Se puderem ajudar eu agradeço.

De uma olhada nesse post e vê se te ajuda:

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=32438&highlight=

J

amigos, segui todo o procedimento do tutorial que por sinal usa uma excelente didatica mas ta dando um erro no propont de commando assim que diz que jar não é um comando interno nem externo um programa operavel ou um arquivo em lotes.
configurei meu classpath assim:

nome da variavel - CLASSHPATH
valor da variavel - C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_08\bin

outra assim:

nome da variavel - JAVA_HOME
valor da variavel - C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_08\

Enfim, quem poder me ajudar ficarei bastante grato.
desde já muito obrigado.

J

Ops!!! perdão… errei o lugar exato da postagem… se me permitem postarei no lugar certo para que deletem este a cima quando der…
obrigado.

K

Galera é o seguinte, meu win é xp sp2 e coloco todas as variaveis de sistema, e o único comando q consigo em qualquer lugar no prompt é o java, se eu utilizar o javac só consigo se estiver na pasta d instalação do java…pq isso??? se eu estiver dentro de uma pasta de estudo eu não consigo compilar…agora se eu entrar na pasta do java e compilar eu consigo…

java esta instalado na pasta c:\arquivos de programas\ Java\jdk1.5.0…

R

“KnalhaRJ”:
Galera é o seguinte, meu win é xp sp2 e coloco todas as variaveis de sistema, e o único comando q consigo em qualquer lugar no prompt é o java, se eu utilizar o javac só consigo se estiver na pasta d instalação do java…pq isso??? se eu estiver dentro de uma pasta de estudo eu não consigo compilar…agora se eu entrar na pasta do java e compilar eu consigo…

java esta instalado na pasta c:\arquivos de programas\ Java\jdk1.5.0…

Vc consegue usar o comando do java em diferentes pastas pelo prompt do dos. Para isso, vc só tem que digitar o caminho do javac no prompt para informar ao dos aonde está o programa. o mesmo acontece se vc quiser chamar outro programa via dos. No seu caso creio que ficaria assim: C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.5.0_09\bin\javac NomeDoArquivo se vc estiver na sua pasta de estudos e supondo que sua versão do JDK seja o Update 9. se vc estiver na pasta do Java pode informar o caminho do arquivo para que o java saiba o path do arquivo na sua máquina. Porém, coloque \ pois, \ é um caractere de escape ( por ex: C:\Dir\Dir2\MeuArquivoJava ).

S

e até a proxima…

A

Caro colega,

Estou configurando o Jdk para o win98SE mas não estou conseguindo fazer funcionar a configuração. Acredito que devo estar fazendo alguma coisa errada no meu autoexec.bat. Gostaria de uma ajuda sua, veja o código do meu atouexec.bat:

mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\keyboard.sys

@echo off
C:\Arquivos de programas\Zero\zero.bat

PATH="C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Bin";"C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Projects\Bpl\";%PATH%;"C:\Arquivos de programas\Mts";C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\InstallShield;
SET path="C:\Arquivos de programas\Oracle\jre.1.7\bin";JAVA_HOME=C?\J2SDK1.4.2_06;"%path%";
SET Path=c:\oracle\ora81\bin;"%Path%";
SET JAVA_HOME=c:\j2sdk1.4.2_06;
SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin;
SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%\src;

Atenciosamente,

Edson

W

“zabula”:
PESSOAL, É O SEGUINTE, ESSE PEQUENO TUTORIAL SERVE PRA QUEM QUER INSTALAR O JDK NO RUINDOWS XP, COMO TIVE DIFICULDADES E AGORA APRENDI COMO FAZER, AQUI VAI TODO MASTIGADINHO!

OLHEM:

JAVA_HOME=<diretorio de instalação do java>

PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin;

CLASSPATH=%JAVA_HOME%\lib;.;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;

Como Configurar o Java em Seu computador:

Windows 9x:
Vá até o autoexec.bat(c:autoexec.bat) edite o arquivo e inclua as seguintes linhas:

JAVA_HOME=“Caminho de onde instalou o J2SDK” ex:(c:J2SDK)
CLASSPATH="" (deixe vazio mesmo)

Windows 2000/XP

[b]

Ai zabula conforme vc disse o 1° passo não foi suficiente,mas me perdi quando fui fazer o segundo.
Pois a variavel path contem um caminho assim eu não soube o que fazer.
Por incrivel que parece, entendo um pouco de java, sei fazer alguns programas mas não sei compila-los
=)[/b]

F

Sou novato em Java, por isso não sei se está certo, mas fiz esse link:

Espero que ajude.

Qualquer erro… por favor, digam!

S

qual versao do jdk eu devo instalar no win98

S

qual versao do jre eu devo instalar no win98 ???

M

he ai, estou com dificuldade de configurar as variaveis de ambiente no ruindows millummmmmmm, ate agora nao consegui, tem como dar um dica

R

Caras, estou procurando o j2sdk para baixar tentei num link q encontrei na pagina mas no site onde deu acabou tendo falha de arquivo…

Vlw…

M

Olha eu estou me debatendo cm um errinho aqui pra rodar o jsdk…
eu baxei ele e instalei entao criei as variaveis de ambiente e depois criei um programinha e copilei ele, porem na hora de executar aparece um erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError:Ter

J

Olá Zabula,

Segui suas orientações para configurar o JDK, antes de mais nada valeu pelas dicas!

Mas, tive um problemas. Quando mudei o caminho da Path, meu Windows não reconhecia mais alguns comando do DOS, tipo o “NET USE”.

É assim mesmo, ou faltou alguma coisa?

Grato.

F

É quase um UP:

Atualizei meu tutorial, em conteúdo agora acredito que esteja completo, talvez só precise de uma correção estética ou a resposta de quem o usou para tentar deixá-lo mais claro.

abraços!

M

Neste link tem um tutorial java básico (iniciantes) que contém algumas vídeo aulas, uma dessas é sobre a instalação, configuração e uso do JDK no windows.

As demais são sobre Coleções, JDBC com MySql e etc.

A

Muito boa a orientação.
Serviu como uma luva para a dificuldade inicial que estava experimentando com o JEE (última versão).
Parabéns! Muito didático.

V

Olá pessoal, este é o primeiro forum que participo na vida… :lol:
Estou entrando agora tb no muito JAVA :mad:.
Instalei o JCreator na minha maquina. Alguem usa este programa? eu usei ele na faculdade, eu gostei muito, mas gostaria saber se vcs usam ou o que vcs comusam para pilar seus programas em JAVA?

Obrigada!!!
:oops:

Criado 12 de outubro de 2004
Ultima resposta 28 de mai. de 2008
Respostas 82
Participantes 46