Estou começando a criar uma aplicação, que na realidade já existe em delphi e agora to passando para Java, e serve como meu aprendizado. Eu quero saber, se tem como eu criar uma aplicação web, mas ela só vai rodar dentro da empresa, de fora ninguém vai acessar nada, somente dentro da rede interna. Há algum tutorial que possa fazer com que eu configuro o Tomcat ou outro servidor, que me permita fazer isso? Os usários abririam o browser e a página(local, na empresa)já estaria carregada com o meu aplicativo. Nessa empresa não tem Intranet, é somente uma rede LAN normal. Já me falaram que é possível sim. Para mim, não importa o Servidor(APACHE Puro,Apache Tomcat, JBOSS, GlassFish e etc…), só quero saber se posso ou não. Creio que sim, pois basta eu apontar para o IP do servidor e apontar para a Página Index, que vai funcionar, mas precisaria configurar o servidor para validar as coisas nele. e é isso que eu não sei fazer.
Isso não está nem no escopo da aplicação nem no escopo do servidor. Depende unicamente da configuração da LAN. Basta incluir uma regra no firewall do gateway para não aceitar conexões externas.