Olá galera, a minha duvida de hj é decorrente de inúmeros post que vejo cada um falando uma coisa diferente, bom, eu queria saber como configurar o classpath corretamente, pq existem 3 variáveis de ambiente que sempre falam pra configurar só que eu já estou sem saber o que colocar em o que.
CATALINA_HOME = ?
JAVA_HOME = ?
CLASSPATH =?
e como eu posso testar para saber se essas variáveis foram configuradas certas? valew!
Para testá-las, em ambiente Windows, digite no prompt: echo %<variavel de ambiente>%, exemplo: echo %CLASSPATH%
Para a JVM, você precisa da JAVA_HOME.
o CLASSPATH, é para adicionar arquivos .jar
o CATALINA_HOME é quando você for utilizar o Tomcat, caso contrário, não precisa dela.
Caso você esteja utilizando alguma IDE (como o Eclipse) e deseja rodar os progrmas apenas dentro dele, então você não precisa configurar essas variáveis.
De resto, existem zilhões de blogs na internet que ensinam como fazer isso.
CATALINA_HOME é onde seu tomcat está instalado.
JAVA_HOME é onde seu java está instalado
CLASSPATH são as depêndencias do seu projeto.
A idéia é a seguinte. Imagine uma aplicação que precise de um recurso, ela não sabe onde cada usuário vai colocá-lo. Assim ele procura por uma variável que aponta corretamente para o local, pois cada usuário o configurou.
Vc sempre pode ver o valor da variável no console digitando echo %variavel% . Exemplo echo %JAVA_HOME% (no windows)
Opa galera valew a ajuda, bom só para entender no java_home eu devo apontar o caminho até achar a jvm, no catalina_home devo apontar até achar o arquivo bootstrap? e vi tb falarem sobre colocar “;” no final das variáveis procede isso? mas de qualquer maneira ja valew a ajuda!!