Configurar Hibenate (Resolvido)

5 respostas
gustavotorquato

Ola galera, estou querendo começar a utilizar o hibernate em um aplicativo desktop, porem nao sei nem por onde começar, estava usando jdbc bruto, prepared statement e tudo. Porem ouvi gostaria de evoluir um pouco e passar para o hibernate. estou desde 18:00 horas procurando algum conteudo legal, porem apenas acho coisas antigas, dei uma olhada na versao do hibernate e esta na 4. Gostaria de saber de voces qual a melhor versao a se utilizar. Outra coisa que esta me encucando é a respeito das outras bibliotecas que devo baixar. Ouvi falar do log4J, JPA e varias outras. Se voces puderem me explicar direitinho com funciona, eu agradeço, lembrando que nao sei configurar nada, a unica coisa que entendi é a respeito dos anotations, antigamente, o mapeamento se dava por arquivo xml, agora posso mapear minha classe por meio dos anotations, entao pessoal, por favor me expliquem como faço isso, se nao vou ter que apelar para as Stored procedures aqui no meu sistema.

Muito obrigado.

5 Respostas

Hebert_Coelho

Uma coisa que você tem que ter em mente é que JPA é uma interface e Hibernate é uma implementação.

Hibernate 4 ainda está em beta, então é meio arriscado.

Se você quiser começar utilizando mais JPA (para aprender melhor como funciona e depois partir para o hibernate) você pode serguir esse tutorial: Hibernate 3 com JPA 2.

gustavotorquato

Ola jakefrog, muito obrigado, tava dando uma lida aqui no material que voce me mandou, ja ouvi falar muito da tecnologia hibernate, tava pesquisando aqui, log4J é um sistema de logs para voce saber o que o hibernate esta fazendo, como voce falou o hibernate implementa o jpa, ate ai tudo bem. neste site aqui http://mballem.wordpress.com/2011/03/09/utilizando-swing-com-hibernate-sessionfactory/
aprendi mais um pouco sobre o hibernate, porem ele fala da conexao com o banco ser feita atraves de um arquivo xml, que seria a ‘fabrica de conexoes’, porem no link que voce me mando, ele fala que a conexao deve ser feita na mao, isso me confundiu um pouco.

A respeito das bibliotecas que devo ter em meu projeto acho que no link que eu passe, soluciona minhas duvidas, agora so preciso saber certinho os arquivos de configuraçoes do hibernate e do log4J e para que serve cada arquivo de configuraçao.

Muito Obrigado.

andii.brunetta

Se te ajudar, tenho algumas postagens nesses links sobre JPA:
JPA 2.0: Java Persistence API

JPA 2.0: Criando tabelas - Parte 1

JPA 2.0: Criando tabelas - Parte 2

JPA 2.0: CRUD com EJB 3.1

JPA 2.0: Criando tabelas - Parte 3

JPA 2.0: Gerar classes a partir do banco com o Netbeans

romarcio

Não use a versão beta do Hibernate, prefira uma versão estável mesmo que seja um versão inferior a beta. No momento acho que a estável é a 3.6.8-Final.
Tenho 2 tutoriais básicos sobre esse assunto:
Utilizando Swing com JPA/Hibernate
Utilizando Swing com Hibernate (SessionFactory)

gustavotorquato

Opa, muito obrigado pessoal, todo conteudo que voces postam ajuda muito. Bom passei a noite estudando sobre o assunto, kkk. Aprendi muito, vou usar a versao 3 do hibernate. Ja aprendi o que é log4J e como usar, alem de fazer as configuraçoes, muito obrigado a todos que me ajudaram.

Criado 16 de dezembro de 2011
Ultima resposta 17 de dez. de 2011
Respostas 5
Participantes 4