Configurar hibernate 3 + firebird 1.5

5 respostas
R

Minha aplicação está dando esse erro ao iniciar:

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory

at org.hibernate.cfg.Configuration.(Configuration.java:110)

at src.model.GerenciadorHibernate.iniciar(GerenciadorHibernate.java:11)

at src.iniciarAplicacao.main(iniciarAplicacao.java:43)

O hibernate é iniciado no método main, pela executação do método inicar dessa classe:

public class GerenciadorHibernate { public static SessionFactory fabricaDeSessoes; public static void iniciar() { fabricaDeSessoes = new Configuration().configure().buildSessionFactory(); } }
Vejam meu arquivo hibernate.properties. Está certo a configuração? É a primeira vez que configuro. Não sei se isso é o normal de se fazer. Ele está no diretório raiz do projeto no eclipse, ou seja no diretório SOR, enquanto os fontes estao em SOR/src.
----------hibernate.properties-------------
hibernate.connection.driver_class = org.firebirdsql.jdbc.FBDriver
hibernate.connection.url = jdbc:firebirdsql:servidor:3050/c:\SOR\BANCO.FDB
hibernate.connection.username = SYSDBA
hibernate.connection.password = masterkey
hibernate.dialect = org.hibernate.dialect.FirebirdDialect
hibernate.c3p0.min_size=5
hibernate.c3p0.max_size=20
hibernate.c3p0.timeout=300
hibernate.c3p0.max_statements=50
hibernate.c3p0.idle_test_period=3000

5 Respostas

leonardom

Não está achando os .jars necessarios. Como está o seu CLASSPATH?

O arquivo hibernate.properties tbém deve estar no seu CLASSPATH.

R

Não sei te dizer. Estou quebrando a cabeça aqui, mas não consegui descobrir.
Estou usando o eclipse. Sei que o Eclipse tem um class-path próprio. Não sei se a raiz dos projetos do eclipse está no classpath por padrão.
Minha estrutura no eclipse é:

SOR
SOR/src
SOR/src/model
SOR/src/…
SOR/lib
SOR/bin

Meus arquivos do hibernate estão em SOR e já tentei colocar em SOR/src também e deu o mesmo erro.

Nas propriedades de projeto do eclipse, na opção Java Build Path, tem a aba Source folders on build path e tem incluso SOR Include (All).
Já li em um artigo que inicialmente todos os pacotes da aplicação fazem parte do classpath do projeto no eclipse.

R

Pessoal, acho que não está tendo problemas com classpath. Mudei o código e o erro continua a ser gerado.
O erro é gerado quando é executado o “new Configuration()”.

public static void iniciar() { Configuration cfg = new Configuration(); cfg.addClass(src.model.Cliente.class); cfg.addClass(src.model.Orcamento.class); cfg.setProperties( System.getProperties()); fabricaDeSessoes = cfg.buildSessionFactory(); }

O erro é este:

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory

at org.hibernate.cfg.Configuration.(Configuration.java:110)

at src.model.hibernate.GerenciadorHibernate.iniciar(GerenciadorHibernate.java:13)

at src.iniciarAplicacao.main(iniciarAplicacao.java:43)
keller

Leia isso: :arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/0/23079.java#122933

Deve te ajudar!
Se não ajudar, volte a perguntar, estamos ae… :smiley:

R

Olá, obrigado pela atenção.
Finalmente consegui resolver o problema, depois de ter ficado a tarde inteira tentando.
Eu não estava acrescentado commons-logging-1.0.4.jar no classpath. Eu confundi, adicionei o log4j e pensei que era a unica coisa que tinha que adicionar sobre loggin. Mesmo assim eu pensava que era opcional.

Criado 19 de abril de 2005
Ultima resposta 19 de abr. de 2005
Respostas 5
Participantes 3