Configurar Java no Slack

4 respostas
alexswb

Estou com problemas para configurar a nova versão do java no slack.
O slack já veio com uma JRE instalada (versão 1.5 update 4).
só que eu quero instalar o JRE + JDK 1.5 update 7.

Eu fiz o seguinte:

descompactei o JDK no diretório /opt
editei o /etc/profile e inclui o seguinte:

JAVA_HOME=/opt/jdk1.5.0_07/
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export JAVA_HOME PATH

depois disse fechei o terminal e abri um novo e ainda executei o comando
source /etc/profile

meio as escuras, pois não sei pra que serve este comando.

ok, depois disso executei um java -version e parecia tudo normal.

mas agora, depois de fechar o terminal, digitando java -version aparece a versão antiga.

tentei um removepkg jre*

e mesmo assim ele removeu o java antigo.

então eu gostaria de saber como eu faço para configurar o JDK (as variáveis de ambiente) de uma vez por todas!!

a maioria dos tutoriais que eu encontrei por ai não diz exatamente o que eu tenho que fazer.
seguindo estes tutoriais sempre acontece esse problema que citei acima, parece que todos os tutoriais e mesmo a ajuda que outros usuários conseguem nos forums parece não ser completa.

e não é só no slack, no ubuntu também encontrei o mesmo problema e lembro ter conseguido depois de muito esforço por meio de tentativa e erro.

mas agora não estou conseguindo mais, e gostaria de saber o procedimento correto, mesmo para deixar registrado para futuras consultas de outros usuários.

obrigado.

4 Respostas

peczenyj

o comando

source arquivo

incorporta as variaveis que estejam definidas no ‘arquivo’ ao seu ambiente. para vc defini-las definitivamente vc tem que colocar este comando em algum arquivo de inicialização do seu interpretador de comandos. geralmente são 2 (no seu home)

.bashrc (ou .cshrc ou .kshrc dependendo do shell)
.profile

coloque a linha no final do arquivo e abra um outro terminal.

alexswb

No caso agora eu fiz de outro jeito.
eu criei um arquivo java.sh no diretório /etc/profile.d/ e dei permissão para execução.

#!/bin/sh
JAVA_HOME="/opt/jdk1.5.0_07"
JRE_HOME="/opt/jdk1.5.0_07/jre"
MANPATH="$MANPATH:$JAVA_HOME/man"
JAVA_DOC="$JAVA_HOME/docs"
ECLIPSE_HOME="/opt/eclipse"
PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin:$JRE_HOME/bin:$ECLIPSE_HOME"
export ECLIPSE_HOME JAVA_HOME JRE_HOME MANPATH JAVA_DOC PATH

Sai do X e loguei novamente. Mas não funciona.

O que tenho que fazer para que as variáveis sejam configuradas corretamente deste jeito que estou fazendo?

O meu arquivo /etc/profile está assim:

# Append any additional sh scripts found in /etc/profile.d/:
for profile_script in /etc/profile.d/*.sh ; do
  if [ -x $profile_script ]; then
    . $profile_script
  fi
done
unset profile_script

# For non-root users, add the current directory to the search path:
if [ ! "`id -u`" = "0" ]; then
 PATH="$PATH:."
fi

export PATH
alexswb

agora reparei que se eu entrar no modo texto e der um login lá, isso tudo funciona. quer dizer que eu tenho que sair completamente do X para que o script seja carregado?

P

voce complicou demais, uma coisa q é simples, ja encontrei dificuldade para isso, mas é algo simples, vamos la.

a principio tire o jre antigo, digitando: pkgtool
isso como root. va em remove e procure la o jre e pam.

depois vc ja fez o correto configure o /etc/profile como root e coloque as variaveis de ambiente q necessita para o java rolar…depois log como usuario comum nao como root q acho q nao rola como root, nao sei pq…pois o profile deveria funcionar para todos os usuarios assim como o root.
pois bem, assim ira carregar as variaves e vc digitando java --version vai aparecer a instalada por vc.

falow…e ate.

Criado 23 de junho de 2006
Ultima resposta 24 de jun. de 2006
Respostas 4
Participantes 3