Baixei o tomcat, configurei as variaveis ambiente, porém qdo executo o startup.sh aparece a seguinte mensagem:
Sem espaço de ambiente
tomcat.bat not found at TOMCAT_INSTALL =
O que eu fiz de errado? Como deve estar o CLASSPATH se o meu diretório do tomcat é jakarta-tomcat-3.3a?
Outra coisa é que eu preciso fazer um servlet que simula parcialmente um e-commerce, porém sem mexer com cartão de crédito nem bd, somente com session. Não sei se posso fazer utilizando apenas o J2EE, preciso do tomcat para isso?
Voce esta no Linux ( ou algum outro Unix ), certo? Caso contrario, precisa executar o .bat . O teu tomcat ja eh muito antigo, atualize para o 4.x, que alem de ser BEM mais atulizado, eh ate mais simples de iniciar ( eh so dar um tomcat4 start ).
[quote=“samantha”]
Outra coisa é que eu preciso fazer um servlet que simula parcialmente um e-commerce, porém sem mexer com cartão de crédito nem bd, somente com session. Não sei se posso fazer utilizando apenas o J2EE, preciso do tomcat para isso?[/quote]
Voce precisa do tomcat para executar o servlet apenas, mas o codigo eh direto em java. Voce pode usar cookies ou sessions normais para fazer isso.
na verdade eu só estou tentando configurar o tomcat até agora, então eu clicko em startup.bat no tomcat-bin e ele dá varios erros. Então gostaria de saber como tenho e quais variaveis ambiente que devo configurar!
Como deve ficar a:
ClassPath
Path
Tomcat_Home
etc…
Primeiro quero testar se o servidor esta rodando normalmente qdo digito:
http:\localhost:8080
Bem! Para fazer funcionar aqui eu fiz o seguinte:
Após a instalação suponha que a pasta de instalação de seu TOMCAT seja C:Tomcat x
Então, no autoexec.bat faça
SET TOMCAT=C:Tomcat x
SET TOMCAT_HOME=C:Tomcat x
utilize o tomcat 4.1.x, que voce precisa mexer MUITO POUCO em variaveis de ambiente e coisas do tipo, alias, se o java estiver funcionando no seu micro, nao precisa mexer me nada…
agora me parece que o erro que esta dando ai, fala que nao tem memoria RAM suficiente para o SO!
Esse problema na verdade eh que toda a memoria reservada pelo seu sistema para variaveis de ambiente estah ocupada, entao qdo os scripts de inicializacao do tomcat tentam criar algumas variaveis de ambiente dah esse erro. Eu tive esse problema aqui… tenho quase certeza que soh acontece com Windows 98 ou anterior…
Um jeito que eu usei para contornar isso foi adicionando a seguinte linha no config.sys para aumentar a memoria usada pelo shell para armazenar as variáveis de ambiente:
SHELL=C:\COMMAND.COM C:\ /P /E:2048
*** Atencao ***: Editando pq antes nao tinha aparecido as barras no “c:\command.com” e no “c:”. Se alguem tentou fazer isso e nao funcionou verifica que nao faltou as barras…