Configurar placa de rede?

4 respostas
A

Alguém me ajuda, não tenho a menor idéia de como fazer isto. Estu precisando através de um sistema configurar a placa de rede com IP, DNS, Gateway e o MASK address, mas não sei como obter e nem mudar a configuração através do aplicativo, e o pior de tudo é que se for diferente no Windows 98 e no Windows XP preciso efetuar a verificação…

Alguém tem como dar um help, valew…

4 Respostas

danieldestro

Você já viu algum aplicativo (fora o do próprio SO) fazer isso?
Então pq você o faria?

T

zopo:
Alguém me ajuda, não tenho a menor idéia de como fazer isto. Estu precisando através de um sistema configurar a placa de rede com IP, DNS, Gateway e o MASK address, mas não sei como obter e nem mudar a configuração através do aplicativo, e o pior de tudo é que se for diferente no Windows 98 e no Windows XP preciso efetuar a verificação…

Alguém tem como dar um help, valew…

Arranje uma cópia do software “Windows 2000 Resource Kit” (embora seja 2000, muito desse software funciona para Windows XP e 2003).
Instale-o
Existem vários programas *.vbs que lêem configurações do sistema (e alguns até alteram configurações), veja se existe algum que lhe interessa.

Como são vbscript, dá para entender sem muitos problemas.

A documentação dos objetos WBEM, que esses programas VBScript usam, pode ser arranjada em msdn.microsoft.com (ou melhor ainda, arranje os 3 CDs do MSDN para não ter de ficar amarrado na busca da Microsoft, que é muito lenta.)

Luca

Olá

Não é possível fazer tudo isto com Java. Mas é possível chamar a aplicação que mostra a configuração da rede e o próprio usuário fazer esta alteração:

Win Pokemon (Windows 95/98/ME):
RunDLL32.EXE shell32.dll,Control_RunDLL netcpl.cpl

Windows NT/2000/XP
No Windows NT 4, mostra o Network Properties control panel. No Windows 2000 / XP, mostra Network and Dial Up Connections folder.

No Windows NT 4, o comando pode ser chamado com ou sem um número de identificação (substitua a marca # no segundo examplo). A tabela abaixo lista o efeito do número especificado:

# 	Description
0 	Identification
1 	Services
2 	Protocols
3 	Adapters
4 	Bindings
RunDLL32.EXE shell32.dll,Control_RunDLL ncpa.cpl
ou
RunDLL32.EXE shell32.dll,Control_RunDLL ncpa.cpl,,#

É claro que o cara precisa ser administrador da máquina para conseguir fazer isto no Win NT/2000/XP

[]s
Luca

T

Ou seja, se você queria ficar sentadinho na sua máquina, querendo configurar remotamente a interface de rede de todo mundo, saiba que não dá sem usar um Terminal Services ou um VNC, ou um PCAnywhere - algum software de controle remoto. (E de qualquer jeito se você está configurando a interface de rede, como é que dá para se conectar com essa máquina? Provavelmente a máquina nem consegue se conectar à rede antes de você configurar a interface…)

Criado 2 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 2 de fev. de 2005
Respostas 4
Participantes 4