Configurar RichFaces

Iai

pessual to com um problema chato de resolver. Estou tentando configurar o richfaces na minha aplicação porem está bem complicado de fazer funcionar.
Eu baixei a versão richfaces-ui-3.2.0.SR1, coloquei os jars no classpath e nda. Estou usando netbeans 6.0, ou seja as API’s do jsf são as que existem no netbeans. tambem estou usando tomcat 6.

Alguem poderia me ajudar, pode ser que esteja fatando alguns jar’s, ou alguma configuração no xml que esteja faltando. Se alguem puder me descrever a configuração básica ficarei muito grato.

PS: ja tentei a configuração do user guide do rich-faces, ja fiz algumas do google e tb ja dei uma pesquisada aki no guj.

obrigado

Tu tah colocando as libs:

• commons-beanutils.jar
  • commons-collections-3.2.jar
  • commons-digester.jar
  • commons-lang-2.4.jar
  • commons-logging.jar
    • libs do RichFaces + libs JSF
      (…)

No web.xml

<filter>
  <display-name>RichFaces Filter</display-name>
  <filter-name>richfaces</filter-name>
  <filter-class>org.ajax4jsf.Filter</filter-class>
 </filter>
 <filter-mapping>
  <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
  <dispatcher>REQUEST</dispatcher>
  <dispatcher>FORWARD</dispatcher>
  <dispatcher>INCLUDE</dispatcher>
 </filter-mapping>

Coloca os erros aqui.

vlw pela resposta…quando eu crio um projeto web pelo netbeans 6 usando jsf, o netbeans ja adiciona essas API’s ai…será que pode ser a versão das API’s que o netbeans coloca que não está deixando funcionar…

vou fazer um teste com essas apis ai e retorno a resposta

obrigado

Desculpem reabrir um topico antigo, mais estou precisando de ajuda!

Pessoal estou com muita dificuldade em configurar o RichFaces no meu eclipse.

Uso o Eclipse 3.4 (Ganymede) e o Tomcat 6.0.14.

Já tentei muitos tutoriais e varias soluções propostas em post deste e de outros forums. Acredito que esteja errando em algo bem simples, so que ainda não vi onde… Já beira o desespero… hehehehe

Bom vamos ao que eu fiz:

Baixei o RichFaces 3.2 do site da JBoss.
Baixei o BeanUtils, Collections, Digester, Logging e Lang da Commons do Apache.org
Baixei o JSF do site da sun (1.2)
Peguei a JSTL do Tomcat, que ja vem com ele.

Coloquei essas bibliotecas em varios lugares. Por exemplo, o WEB-INF/lib, na JSF Librarys e vinculei no projeto, no diretorio lib do Tomcat, enfim em varios lugares.

Criei um projeto basico, somente para testar:

Por fim, meu web.xml

[code]<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

Test

index.html
index.htm
index.jsp
default.html
default.htm
default.jsp

Faces Servlet
javax.faces.webapp.FacesServlet
1

Faces Servlet
/faces/*

<context-param>
	<param-name>org.richfaces.SKIN</param-name>
	<param-value>blueSky</param-value>
</context-param>
<filter>
	<display-name>RichFaces Filter</display-name>
	<filter-class>org.ajax4jsf.Filter</filter-class>
</filter>
<filter-mapping>
	<servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
	<dispatcher>REQUEST</dispatcher>
	<dispatcher>FORWARD</dispatcher>
	<dispatcher>INCLUDE</dispatcher>
</filter-mapping>

[/code]

E o meu index.jsp

[code]<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=iso-8859-1”%>
<%@ taglib uri=“http://java.sun.com/jsf/html” prefix=“h”%>
<%@ taglib uri=“http://java.sun.com/jsf/core” prefix=“f”%>

<%@ taglib uri=“http://richfaces.org/a4j” prefix=“a4j”%>
<%@ taglib uri=“http://richfaces.org/rich” prefix=“rich”%>

SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica [/code]

Apos executar, ocorre um erro de 404. Porem, na hora da chamada da pagina não da erro.

O log ao inicar o tomcat aponta o seguinte:

05/08/2008 09:16:41 org.apache.catalina.core.AprLifecycleListener init INFO: The Apache Tomcat Native library which allows optimal performance in production environments was not found on the java.library.path: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_06\bin;.;C:\WINDOWS\Sun\Java\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:/Arquivos de programas/Java/jre1.6.0_06/bin/client;C:/Arquivos de programas/Java/jre1.6.0_06/bin;D:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Bin;D:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Projects\Bpl\;D:\Arquivos de programas\Borland\CBUILD~1\Projects\Bpl;D:\Arquivos de programas\Borland\CBUILD~1\Bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;;C:\Tools\Tomcat\bin;D:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_06\bin;d:\Arquivos de programas\Subversion\bin;;D:\Developer\Java\Classpath\JSF\lib; 05/08/2008 09:16:41 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol init INFO: Initializing Coyote HTTP/1.1 on http-8080 05/08/2008 09:16:41 org.apache.catalina.startup.Catalina load INFO: Initialization processed in 789 ms 05/08/2008 09:16:41 org.apache.catalina.core.StandardService start INFO: Starting service Catalina 05/08/2008 09:16:41 org.apache.catalina.core.StandardEngine start INFO: Starting Servlet Engine: Apache Tomcat/6.0.14 05/08/2008 09:16:42 com.sun.faces.config.ConfigureListener$WebXmlProcessor scanForFacesServlet WARNING: Unable to process deployment descriptor for context '/SimpleWeb' 05/08/2008 09:16:42 com.sun.faces.config.ConfigureListener contextInitialized INFO: Initializing Mojarra (1.2_08-b06-FCS) for context '/SimpleWeb' 05/08/2008 09:16:43 org.apache.catalina.core.StandardContext filterStart SEVERE: Exception starting filter richfaces java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/FacesException at org.ajax4jsf.webapp.BaseFilter.init(BaseFilter.java:179) at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.getFilter(ApplicationFilterConfig.java:275) at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.setFilterDef(ApplicationFilterConfig.java:397) at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.<init>(ApplicationFilterConfig.java:108) at org.apache.catalina.core.StandardContext.filterStart(StandardContext.java:3696) at org.apache.catalina.core.StandardContext.start(StandardContext.java:4343) at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:1045) at org.apache.catalina.core.StandardHost.start(StandardHost.java:719) at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:1045) at org.apache.catalina.core.StandardEngine.start(StandardEngine.java:443) at org.apache.catalina.core.StandardService.start(StandardService.java:516) at org.apache.catalina.core.StandardServer.start(StandardServer.java:710) at org.apache.catalina.startup.Catalina.start(Catalina.java:566) at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method) at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source) at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source) at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source) at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.start(Bootstrap.java:288) at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:413) Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: javax.faces.FacesException at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1358) at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1204) at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source) ... 19 more 05/08/2008 09:16:43 org.apache.catalina.core.StandardContext start SEVERE: Error filterStart 05/08/2008 09:16:43 org.apache.catalina.core.StandardContext start SEVERE: Context [/Test] startup failed due to previous errors 05/08/2008 09:16:43 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol start INFO: Starting Coyote HTTP/1.1 on http-8080 05/08/2008 09:16:44 org.apache.jk.common.ChannelSocket init INFO: JK: ajp13 listening on /0.0.0.0:8009 05/08/2008 09:16:44 org.apache.jk.server.JkMain start INFO: Jk running ID=0 time=0/47 config=null 05/08/2008 09:16:44 org.apache.catalina.startup.Catalina start INFO: Server startup in 2515 ms

Desde já, agredeço a ajuda.

O arquivo jsf-api.jar esta no WEB-INF/lib?

Rafael

Sim, esta sim…

Tem boi na linha. Se voce abrir este jar, encontrara la o arquivo que esta sendo acusado de erro.

Tente refazer tudo do zero: tire os jars do jsf e afins do tomcat, do classpath normal e etc, e deixe apenas em WEB-INF/lib. Crie um projeto do zero, se for o caso (recomendado).

Ai faca um hello world e veja se funciona. Se rolar, utilize o resto das bibliotecas, assim vc vai isolando o erro, caso ele apareca ainda.

Rafael

Beleza cara, acho que uma das bibliotecas realmente estava com problemas…

Baixei todas novamente, e passou a funcionar…

Valeu ai pela ajuda.