Confirmação de cadastro

6 respostas
Don
Boa tarde,

Gostaria que alguém tirasse uma dúvida...o usuário cadastra e eu envio um email para ele...nesse email tem um link para a confirmação do cadastro...enquanto o usuário não acessar o referido link sua conta fica bloqueada aguardando confirmação...a dúvida é como posso gerar esse link?

6 Respostas

andre_qjo

Ja fiz algo bem parecido… no email enviado eu gerei o link normal, de um action, no meu caso do struts. Por exemplo

http://192.168.16.3:8080/projeto/ConfirmarCadastro.do?idUser=1236456

Daí na classe voce recupera esse id do request e faz os calculos necessário.
Ajudou?

Don

valeu cara…e você fez algum controle caso o usuário tentasse acessar o sistema sem confirmar?

andre_qjo

Eu fiz o seguinte, quando o usuario é criado, eu crio ele com um status = 0 (bloqueio), assim toda fez que um usuario bloqueado tentava acessar o sistema, emitia mensagem e não permitia.
A partir do momento que ele clicava no link do email, a classe acessada colocava 1 neste status, e usuarios com status 1 tem o direito de acesso.

Ah e no email, para o usuário não visualizar o link, eu coloquei um html, para ao inves de aparecer link, aparecer um Clique Aqui , fica um email muito mais limpo.

yorgan

Eu fiz algo bem semelhante ao que o andre_qjo fez.
No meu caso eu tenho duas colunas na tabela de usuário para lidar com isso.
Na primeira -ds_chave_confirmacao- eu armazeno uma chave gerada aleatoriamente. É ela que eu passo na URL enviada no exemplo do nosso amigo.
Depois eu tenho a coluna ic_situacao que inicialmente está com valor 0.
Então quando o usuário clica na URL o sistema pega essa chave e atibui o valor 1 na coluna ic_situacao para o usuário que tiver aquele código.

E na tela de login eu sempre verifico se além do login e senha estarem corretos o usuário está com situação 1 (Ativa).

Com isso além de gerenciar o cadastro você pode bloquear usuários ao invés de remove-los do sistema.

[]´s

Daniel

yorgan

Acho que postamos a explicação ao mesmo tempo.
Ao menos assim não ficam dúvidas…hehehe

[]´s

Daniel

andre_qjo

O que o yorgan é legal, porque após um tempo que um usuário está cadastrado, sua chave pode se ligar a várias outras tabelas, e caso um dia solicitem que apague este usuário, esta tarefa acaba ficando complicada.
Com este status, voce não exclui o usuário do banco, apenas o bloqueia, assim ele continua la, mas ninguem mais consegue utilizá-lo.

Criado 13 de agosto de 2009
Ultima resposta 13 de ago. de 2009
Respostas 6
Participantes 3