meu problema não é exclusivo de java, mas vocês como desenvolvedores talvez já tenha passado por situação semelhante.
Temos um sistema na intranet que irá enviar e-mail para parceiros(internet). Precisamos ter a confirmação de que o e-mail foi recebido pelo servidor de Mail do parceiro. Nosso servidor é Lotus Notes e se o servidor de Mail do parceiro for Notes ou Exchange temos a certeza que se configurarmos no e-mail a opção de confirmação da entrega receberemos esta confirmação. Contudo o servidor de Mail do parceiro pode não ter esta funcionalidade ou a mesma pode estar desabilitada, daí não conseguiremos obter a confirmação de entrega do e-mail. Alguém sabe alguma forma de contornar este problema.
meu problema não é exclusivo de java, mas vocês como desenvolvedores talvez já tenha passado por situação semelhante.
Temos um sistema na intranet que irá enviar e-mail para parceiros(internet). Precisamos ter a confirmação de que o e-mail foi recebido pelo servidor de Mail do parceiro. Nosso servidor é Lotus Notes e se o servidor de Mail do parceiro for Notes ou Exchange temos a certeza que se configurarmos no e-mail a opção de confirmação da entrega receberemos esta confirmação. Contudo o servidor de Mail do parceiro pode não ter esta funcionalidade ou a mesma pode estar desabilitada, daí não conseguiremos obter a confirmação de entrega do e-mail. Alguém sabe alguma forma de contornar este problema.
Agradeço desde já por qualquer ajuda.[/quote]
Voce quer saber se a mensagem foi entregue foi sucesso ou se o destinatario recebeu a mensagem e leu?
No primeiro caso, acho que nao tem solucao - se o servidor nao tem esse recurso, ele nao pode fazer o que voce quer. Claro, em teoria se a mensagem nao conseguir ser entregue ela deve retornar ao emissor… entao voce saberia que a mensagem foi entregue com sucesso caso ela NAO volte… mas isso nao eh regra. O servidor pode ficar por dias tentando entregar a mensagem antes de concluir que nao eh possivel e devolve-la ao emissor. Alem disso nada garante que a mensagem sera devolvida, mesmo que nao seja entregue com sucesso.
No segundo caso (verificar se o destinatario recebeu e leu a mensagem), voce pode enviar um e-mail em HTML com uma imagem que seja acionada no servidor atraves de uma URL que registre quem foi o cara que solicitou a imagem e em seguida envie-a. Mas IMHO, isso eh meio que “anti-etico” vamos dizer assim.
Essas tecnicas em geral sao utilizadas por spammers. Se voce esta utilizando isso para uma aplicacao seria, recomendo que peca a confirmacao manualmente ou tente outra solucao.
No caso de confirmacao de leitura, ha um header que da para mandar junto com a mensagem. Uma vez eu postei qual era o nome do header, mas nao sei em qual mensagem foi.
Mas eh facil pegar: abra o teu programa de email, mande uma menasgem para voce mesmo, marcando a opcao para solicitar a confirmacao de leitura. Entao, qdo vc receber a mensagem, abra o cabecalho da mensagem e pegue o nome da tag.
Rafael
ps: achei o header. Eh o Disposition-Notification-To: endereco@email
[quote=“kuchma”]Mas IMHO, isso eh meio que “anti-etico” vamos dizer assim.
Essas tecnicas em geral sao utilizadas por spammers. Se voce esta utilizando isso para uma aplicacao seria, recomendo que peca a confirmacao manualmente ou tente outra solucao.[/quote]
Nem sempre, uma vez tive que fazer isso num e-mail interno para gerentes de departamento de uma empresa. A organizaçãod e uma determinada promoção queria saber quantos receberam o e-mail e mesmo assim não tinham feito o download de um regulamento.
A tática da imagem funciona bem, melhor ainda se colocar no e-mail um link parametrizado, tipo:
href="pagina?codigousuario=121"
Daí você recebe o click, computa o usuário que acessou a página e redireciona o browser para onde deveria ter ido.
Eh que utilizar esse mecanismo para verificar com precisao alguma coisa parece (em geral ;)) gambiarra. Mas nao vou dizer que nunca aconteca. Nesse caso acho que o cabecalho no e-mail pedindo a notificacao eh mais “cavalheiresco”. Se o cara quiser, ele confirma e a notificacao eh enviada. Eu sempre nego esse tipo de notificacao (claro, soh recebo isso de spammers tambem).