"Conflitos de um programador iniciante"

Boa noite comunidade do GUJ

Venho aqui por meio de "desabafo’, vou chamar de “Conflitos de um Programador Iniciante”.

Comecei a programar com C# no curso técnico que esta no seu final, porem drasticamente a um mês atras faltando pouco tempo para acabar o curso foi mudado para PHP.

Eu sempre tive em mente meus objetivos como, que faculdade fazer, plataformas(áreas), linguagens, etc, pois sei que o curso técnico é apenas a ponta do “iceberg”.

Não tenho nada contra WEB e com quem programa para ela, reconheço todo mérito dela para estar onde ela esta hoje, mas eu não curto programação para WEB.

Desde então me vejo muito confuso e me perdendo do meu foco, pois fiquei bem desmotivado e desanimado na troca de plataformas. Me deparo perdido em pensamentos que acabam atrasando minha caminhada e principalmente animo, me deixando “estacionado”.

Estou aprendendo WEB, porque mesmo que não siga, ter um básico sobre faz bastante diferença.

Escuto tanto que WEB e o futuro de tudo, que isso e aquilo, que o futuro é somente WEB, que tudo gira em torno de WEB, como se todo o resto ou a trajetória que existiu antes mesmo de chegar na importância que web esta hoje ficasse no esquecimento e isso me deixa muito chateado, não me agrada, mesmo não sendo um programador experiente.

Sei que é bem pessoal, mas gostaria de uma visão de alguém mais experiente, trocar uma ideia

1 curtida

Cara, falar de web com hoje, particularmente de angular e node, que você tem paradigmas nunca vistos antes é sensacional.
Hoje mesmo quem conhece de web, desenvolve como nunca pra mobile tranquilamente.
Toda base que você aprende, você usa pra web, se você não gosta de web, estude oq goste.

Não se mantém no mercado de T.I quem sabe mais ou quem trabalha com apenas uma coisa mas sim quem se adapta melhor. Tecnologias vem e vão e se você não está preparado para isso tem grandes chances fracassar.

2 curtidas

Na realidade as tecnologias evoluem , e todos procuram portabilidade . Não adianta cria nada novo que rode somente em desktop . Ninguem vai andar com pc pra cima e pra baixo. PORTABILIDADE este é o grande motivo que a web cresce e evoluí a cada dia ,é a realidade nao tem como questionar , voce esta no mercado de TI se adapte as mudanças…

2 curtidas

Tem muito mercado fora de web também, porém o mínimo é necessário, pois de vez em quando vai precisar. IoT está crescendo muito, só que de vez em quando vai precisar criar um servidorzinho web pra acessar remotamente, mobile está crescendo bastante também, tanto de mercado quanto de tecnologias.
Estude o que tem vontade, porém termine o curso antes

Cara você que é iniciante eu recomendo estudar WEB, as maiorias das vagas são para desenvolvedor web ainda mais para quem está começando, no .NET se você usar asp.net mvc vai misturar HTML,CSS, JS junto com C#, acho que é muito dificil conseguir uma vaga sem conhecer web.Depois que pegar experiência é mais facíl para ir para area que deseja.

1 curtida

Agradeço a resposta de todos, @igomes, @Julio_Murta, @TEC.ER, @igor_ks e @lucasvvasconcelos

Realmente eu compreendo tudo isso, talvez o que me deixa “frustrado” por achar que WEB me distancia daquilo que eu almejo, como se eu não tivesse tempo de estudar/buscar aquilo que quero.

Pois enquanto estou estudando WEB fico pensando em “quando” conseguirei estudar aquilo que eu quero ou fazer aquilo que realmente quero, isso acaba atrapalhando tudo e não surge progresso.

Já pensei em reversar o estudo de 2 a 3 coisas juntas, mas acredito que só vai sobrecarregar.

Bom nos meus planos atuais são focados em fazer Aprender C++(futuramente), fazer CC e seguir na área de games(programação).

Mas ate chegar la preciso lapidar vários pontos como web, como o @lucasvvasconcelos disse sobre experiencia, ate eu chegar onde eu quero vou precisar me sustentar em “web” ou outra plataforma ate chegar ao meu objetivo.

E afinal um bom programador é aquele que saberá se adequar a qualquer área ou qualquer linguagem.

Vou considerar cada plataforma como um degrau(etapa) é aos poucos chegar aonde eu quero, conhecimento nunca é muito…

Cara, eu não acho muita coisa estudar os dois ao mesmo tempo não… Estude web para seu curso técnico e estude programacao para jogos por fora, ja que esse é seu gosto. Eu trabalho full time com Java backend, mas a noite estudo web services (para a certificacao) e estudo AngularJS tb, por curiosidade. É mais ou menos 1 hora com WS e 30min ~ 1hr com Angular por dia. Tudo vai de esforco, vontade e tempo.

Quando a gente tem vontade aprender alguma coisa, a motivação é outra. Aproveite essa sua motivação para desenvolver um joguinho. Esse esforço não vai ser jogado fora. Arranje um tempinho, nem que for 30min por dia, e assiste uma video aula sobre isso, deve ter várias no youtube, ou leia um livro se é sua preferencia.

1 curtida

Isso não significa que você não pode fazer algo mais orientado ao seu objetivo. Por exemplo, é possível fazer jogos com Html5 usando canvas, nisso você aprenderá as principais tecnologias front-end (html, css e javascript) e ainda aprenderá a criar um jogo. Se quiser aprender C# ou Java pegue alguma engine como o Unity ou JMonkeyEngine e vá xeretando.

Compreendo, estou criando um cronograma de estudos, unico obstaculo que sinto é que eu realmente quero me dedicar a games e c++, para realmente ficar muito bom, mas durante esse processo não conseguir emprego, por isso vou revesar ate um ponto esteja em um nivel que eu possa focar somente em uma delas.

Obrigado a todos.

Fala Guilherme!

Talvez até por sua pouca experiência, você está deixando passar algo importante no desenvolvimento de software: toda interface web precisa de um back-end!

Desenvolvo há 4 anos, e desse tempo, 3 anos e meio desenvolvendo pra “web”, mas a jogada é que mesmo sempre desenvolvendo pra web, o meu forte (e é oque eu vendo nas entrevistas) é o back-end. Uma interface web é realmente só a ponta do iceberg, pois posso afirmar com segurança que em minhas experiências, dediquei apenas 15 ou 20% do meu tempo desenvolvendo o front-end de minhas aplicações, o resto do tempo, foi todo no back-end, que IMO, é onde o bicho pega, pois é lá que estarão suas regras de negócios, é lá que você vai ter que pensar em desempenho, reuso, coesão, padrões de projeto, e tudo que vem na bagagem de uma boa orientação a objetos.
Um exemplo disso é um projeto que desenvolvi para assinatura digital de arquivos utilizando um HSM (hardware de alto nível de segurança para chaves), gastei pouco mais de 1 mês para integrar e desenvolver os algoritmos que atendessem ao negócio, e no final, algumas horas para expor um serviço REST que possibilitasse o cliente de utilizar tudo que fiz.

Acho interessante você se acostumar com algo importante na nossa área: colocar os prós e os contras na balança, nem tudo é mil maravilhas e você certamente não conseguirá dedicar todo seu tempo apenas ao que gosta de fazer, senão isso seria chamado de hobby e não de profissão, mas uma coisa é certa, quando você amadurecer essa ideia e conseguir equilibrar as coisas, essa área pode ser muito gratificante.

E não se estresse com a faculdade, de minhas horas de estudo úteis no dia a dia, minha graduação em Ciência da Computação não tem uma fatia de sequer 5%, e isso tende a diminuir à medida que eu estudo.

Boa sorte na sua carreira =]

4 curtidas

Obrigado pelo feedback @Bruno_M_Gasparotto, eu sempre tive meu foco da area que almejo, mas sempre tive esse problema do que realmente focar, se devia estudar apenas uma plataforma por vez, porque sempre ouvi que duas ou mais iria atrapalhar todas as outras… Mas agora vou revesar os estudos e equilibrar os dois lados.

Sacanagem tudo girar em torno da web agora que tenho milhares de usuários na App Store que usam meus apps nativos diariamente, inclusive jogos. :cry:

Provavelmente teria gasto 1 semana se tivesse feito usando uma linguagem funcional.

Isso foi um sarcasmo ou você falou serio ? hue’

1 curtida

Não sei quanto ao futuro mas no presente, as pesquisas apontam que apps nativas são muito mais usadas que a web, pelo menos em mobile.

Realmente sobre mobile eu concordo é se fosse criar um aplicativo para multi-plataformas eu focaria no xamarin, ainda mais agora que foi comprado pela microsoft, opinião comparando com a segunda opção que seria por exemplo o phonegap ou outros.

Mas em questão é entre as demais plataformas, web não é muito de meu agrado, queria bastante poder investir em algumas linguagens e plataformas sem precisar focar em web para conseguir vaga no mercado de trabalho rapido e não passar fome, porque boa parte das plataformas que quero focar não parece estar em grande foco como web ou que seria “precoce” apesar que ate para web os cara pedem uma lista enorme para um salario não tão valorizado.

Te digo uma coisa eu tambem pensava assim , porem depois que asssitir uma palestra do isidro aqui na minha faculdade, e uma no youtube do anderson frota, e eles deixa bem claro, que as empresas as vezes pede aquele monte de coisa , mas voce nao precisa domina tudo que a empresa pede, voce precisa saber o que cada coisa faz, e muitas vezes a empresa faz uma jogada, se voce nao sabe um deve saber outro. acho que é impossivel o candidato atender todos os requisitos em conhecimento que a empresa pede…

1 curtida

Se poder me disponibilizar a palestra do Anderson Frota, aqui as buscas so caem em coisas do “Alexandre Frota”…

Nunca vi uma vaga de emprego pedindo conhecimento de xamarin ou phonegap. Geralmente eles pedem conhecimento de iOS e/ou Android. A aquisição por parte da MS não vai mudar muita coisa em relação a isso.

Acho que o primeiro passo seria você decidir qual plataforma seria essa que quer tanto focar. Se não é web e mobile, então imagino que seja desktop?

Sobre pedir uma lista enorme de conhecimentos, é uma tática usada por recrutadores pra vaga ser incluída nos mecanismos de busca dos sites de emprego, óbvio que não precisa saber tudo que está listado.