Confusão de frameworks!

Fala pessoal,

Faz uma semana que eu decidi aprender sobre Java para Web e estava gostando até agora. Eu já aprendi sobre JSP, JSTL (apesar de não ter conseguido usar a versão 1.2 com o Tomcat 6 - usei a 1.1), EL, Servlets e JDBC. Chegou a hora de começar a usar os famosos frameworks que auxiliam no desenvolvimento, sem que eu precise ficar escrevendo todas as etapas. Eu estava seguindo a apostila da Caelum e, quando ela chega nos capítulos de Struts e Hibernate não consigo entender pois ela não explica direito como fazer pra instalar os frameworks em um projeto começado do zero (ela diz que é pra eu pegar um arquivo Zip no desktop do meu PC… na Caleum…). Comecei a buscar mais informações mais acabei me embananando e surgiram muitas dúvidas:

1. Tanto o Struts, o Spring e o JSF são frameworks MVC ? Como faço para instala-los ?
  2. Quais JARs eu preciso pra começar a usar o Hibernate ? É só botar no diretório WEB-INF/lib ?

Obrigado desde já. :smiley:

Strtus e JSF são frameworks mvc o spring tem vários módulos um deles é o spring MVC para desenvolvimento web.

Tais usando o eclipse WTP?

baixa em cada site os jars dos projetos e copia para o WEB-INF/lib.

executa o tomcat e roda que se der erro vai aparecer no console caso faltar alguma classe.

dica 1: se for usar o jsf tem que baixa o jar da taglibs, normalmente os frameworks web exigem esta biblioteca, mas não vem junto no pacote.

link da taglib http://jakarta.apache.org/site/downloads/downloads_taglibs-standard.cgi

dica 2: para funcionar o taglib ou EL tem que criar o arquivo WEB-INF/web.xml corretamente com a declaração do xml certinho.

ex:

[code]

[/code]

instalar o jsf baixa os jar no site http://myfaces.apache.org/download.html pega os jar do taglib e coloca tudo no web-inf/lib o hibernate faz o mesmo e só testar :slight_smile:

abs

Olás davivcgarcia,

1 - Eles são frameworks MVC sim. Em relação ao Spring, que é bem mais que um framework MVC, a extensão dele que trata o MVC é o SpringMVC. Como disse antes, eles são frameworks MVC, no entanto cada um com suas peculiaridades. O JSF é bem componetizado e prega aquela idéia de desktop na web, tipo o WinForms do .net. Já o Struts, que particularmente não recomendo, é voltado em acões e mais web, vamos dizer assim. Particularmente também, como você está iniciando, recomendo que dê uma olhada no vraptor3 (http://vraptor.caelum.com.br), que é um framework MVC bem programático e também trabalha sob os conceitos de rest, além de uma boa documentação.

Em relação a instalação desses frameworks, é isso mesmo que você disse, são basicamente jars que você precisa add na sua aplicação.

Atés

Fala pessoal,

Primeiro, gostaria de agradecer as respostas e, repondendo a pergunta, estou usando sim o Eclipse Galileo pra Java EE. Segundo, vamos a mais dúvidas… :lol:

1) Eu gostaria de aprender sobre o JSF, pois entendi que ele na verdade é uma especificação de um framework MVC. Procurei uma implementação pela internet e encontrei algumas coisas com nome Faces mas não soube ao certo o que eu estava pegando. O RichFaces, MyFaces e o ICEFaces são a mesma coisa ? E a implementação oficial da Sun ? Afinal, o que é Facelets !?

2) Existe algum bom tutorial (não precisa ser em português) sobre JSF ? Existe alguma vantagem em usar o JSF ao Struts ?

Obrigado desde já ! :smiley: