Fala galera, sou novo aqui no fórum mas ja consumi varios artigos antes de criar a conta, porém resolvi cria-la pois estou com uma certa confusão na questão da minha carreira e gostaria da ajuda de vocês que já possuem certa experiência no ramo para me guiar (se ficar textão favor considerar haha)
Bom, resumidamente me formei em Ciência da Computação em uma faculdade privada (logo as oportunidades de emprego geralmente são ínfimas), consegui com muita sorte e esforço estagiar em uma multinacional aqui da minha cidade (interior de SP) por 2 anos, e bem, como veio esses tempos macabros ficou dificil de arrumar emprego então comecei fazer bicos que já fazia antes na questão de suporte técnico e afins (formatar pc/montar pc/etc), esse começo de ano arrumei um emprego de assistente de suporte jr (toda essa nomenclatura pra pagar menos que um analista mas td bem), pensei que poderia aproveitar pra aprender mais ja que a facul querendo ou não é só uma base e o estágio também é de certa forma.
Ok, comecei a trabalhar e percebi que estou ficando limitado a somente suporte e é isso, ja pedi para o cara que supervisiona se eu posso mexer com alguma programação ou se eu posso aprender algo mas estou sendo toda hora limitado com a frase: você foi contratado pra exercer x função (no caso, suporte técnico) então nao tem pra que aprender isso ai, e eu to vendo que vai ficar nisso mesmo.
Meu problema é:
Suporte técnico é legal, eu gosto também mas eu gosto de aprender coisas novas, eu não sei programar nada (nunca fiz um projeto e nem trabalhei em algo relacionado) e o que eu sei foi da facul (sisteminhas academicos de fazer calculadora/um banquinho de dados relacional basico e etc, nada de projeto ou usar frameworks por exemplo), mas eu queria não ficar estagnado em ficar arrumando pc pro resto da vida.
Da minha parte eu to estudando por fora e tal, mas vejo que no tempo que eu estou no trabalho não vou poder desenvolver nada, criar nada, somente ficar lá arrumando máquina quando dá pau, a questão é que 90% do meu tempo eu não faço NADA, pois não é uma empresa gigantesca cheia de serviços, eu tenho 1~2 chamados de suporte no dia e da pra resolver tudo antes do meio dia, então eu tenho um tempo ocioso gigante que eu poderia fazer algo mais util talvez.
Gostaria da opinião de vocês sobre o que eu poderia fazer ou se eu to errado em algum ponto, que no caso é fazer o que eu fui contratado e ficar quieto, ou se talvez procurar algo melhor, seila estou meio confuso do que eu posso seguir e percebi que o fórum é bem tranquilo para essas discussões, no mais muito obrigado por ler até aqui!
Nao adianta pedir, muda de empresa. Se quer trabalhar com desenvolvimento de sistemas, foque em oportunidades para isso. Carreira de suporte de infra nao tem nada haver com desenvolvimento de sistemas.
Concordo que são áreas totalmente diferentes, porém trabalhar com suporte/infra pelo que eu vejo é onde geralmente o pessoal inicia a carreira assim como eu, e a mudança pra trabalhar com desenvolvimento ou até mesmo outras profissoes como DBA, Data Science etc é algo que vem conforme as especializações/tempo/estudo, ou eu estaria errado nesta questão?
Minha duvida é a questão de que na empresa que trabalho não há sistema de chamados, não tem intranet, e eu gostaria de desenvolver isso (até pra aprender, nem que seja algo simples), mas sou limitado a trabalhar pelo que fui contratado, mesmo com tempo ocioso e disposição eu não posso fazer cursos ou algo relacionado durante o trabalho, então eu tenho que ficar parado esperando alguma ocorrencia surgir, seria a melhor opção sair?
É uma opção, mas uma perda de tempo. O ideal era aproveitar o tempo da faculdade pra fazer estágio na profissão que deseja, que é a forma mais fácil de iniciar uma profissão no mercado.
Eu sempre detestei todo tipo de infra, seja hardware ou até mesmo infra de aplicação. Então desde o início da faculdade, independente do que ensinavam, me preparava pra o que pediam nas vagas de estágio já na profissão que eu queria trabalhar. E no meu tempo tinha que sair de casa pra ficar plantado no CIEE e MUDES.
Usa o celular pra fazer cursos. Sai depois que conseguir a oportunidade que deseja.
Cara a melhor forma de você trabalhar como dev é procurar um estágio pra desenvolvedor, mas você vai ter que estar preparado, ter que estudar bastante a base de programação e depois escolher uma linguagem pra poder aplicar pra uma vaga de estágio, acho que o caminho que você esta tomando é muito mais longo pro objetivo que quer alcançar.
Meu exemplo: eu no segundo semestre de faculdade(ADS) consegui um estagio como desenvolvedor web python, em uma das etapas da seletiva era desenvolver um sistema de complexibilidade média.
Não é impossível entrar como desenvolvedor no primeiro trabalho no mercado de TI, mas você tem que estudar bastante e quando te chamarem pra uma entrevista, você mostrar que tem as habilidades necessárias para a função
No meu caso o estágio envolvia somente suporte/infra tambem já que interior é dificil vaga de programaçao por nao ter muitas empresas, a maioria é freela e/ou remoto.
Migrar do suporte pra programaçao parece um caminho natural, iniciar uma carreira de dev seria melhor criando meus proprios projetos e aos poucos ir melhorando, somente gostaria de ter a liberdade pra estudar durante o tempo ocioso, mas pelo visto como o javaflex falou, aguentar ate arrumar algo parece ser a opcao mais plausivel.
@Hyuu tudo joia? Então área de suporte é algo que muitos só pensam que vai ficar em manutenção de hardware e redes (quase nunca), porém para você avançar na área de suporte em nosso pais é algo que tem que ser bem auto didata, aprenda sobre configuração e manutenção em servidores Windows (Muitas empresas pequenas usam), servidores Linux. Redes em como Sniffar a rede, montar firewall, regras… e por ai vai.
Formação de Dev Ops na Alura, 4Linux com diversos cursos.
Não sou suporte mas tenho amigos que são focadas em suporte e Devops.
Questão do serviço na visão empresarial estão certíssimo pois não deve haver desvio de função pois você é suporte e não dev.
Se você quer ser Dev. faça cursos estude e tente achar um trampo de estagio em dev.
Muito obrigado pelas recomendaçoes @Vin4h,
apesar do forum ser mais para area de desenvolvimento eu vejo bem pouco sobre assuntos relacionados a infra/redes, sobre a questao do desvio da funçao concordo contigo e bem, caso precise eu vejo outras oportunidades, eu so nao gosto de ficar ocioso no trabalho ou fazendo tarefas altamente repetitivas, gostaria de entrar em contato com alguem que trabalha a mais tempo na area pra pegar um “caminho” (nao que haja algo pré-definido), vou ir atras de aprender sobre coisas relacionadas a funçao, pelo menos o chefe nao tera do que reclamar (espero).