Conhecer engenharia de software pode ser um diferencial?

7 respostas
Mendigo_do_Futuro

Boa noite

Estou cursando Análise de Sistemas e venho estudando Java a alguns meses e na faculdade nós estudamos engenharia de software, porém tudo muito por cima.
A minha dúvida é se conhecer engenharia de software pode me ajudar a conseguir meu primeiro emprego na área? (seja como analista ou como programador).

Obrigado pela atenção

7 Respostas

Hebert_Coelho

Eu vejo que não.

Para uma vaga como estagiário/trainee/júnior eu não creio que seja necessário.

rafael_jesus

Não tem como ter engenharia sem tem sólidos conhecimentos em programação

Backend (JAVA e seus frameworks ou C# ou Ruby, etc…)
Frontend (JavaScript e suas bibliotecas, CSS)

O problema é que pra eles é mais fácil ensinar matérias de negócios, ética e responsabilidade social, planejamento de carreira, empreededorismo, logística, estatistica do que linguagens de programação…

Ai quando vc chega no mercado, visita sites como INFOQ, visita projetos no Github tem vontade de ter um suicídio…

Eu passei por isso e percebi que gastei tempo e dinheiro em uma faculdade…

Antes que os caras comecem a falar criticando o meu ponto de vista, eu te digo que essa é a minha opinião!!

Abrcsss

gqferreira

rafael_jesus:

O problema é que pra eles é mais fácil ensinar matérias de negócios, ética e responsabilidade social, planejamento de carreira, empreededorismo, logística, estatistica do que linguagens de programação…

Ai quando vc chega no mercado, visita sites como INFOQ, visita projetos no Github tem vontade de ter um suicídio…

Antes que os caras comecem a falar criticando o meu ponto de vista, eu te digo que essa é a minha opinião!!

Abrcsss

E a minha também :lol:

Tem horas que bate uma revolta com isso…

feharaujo

rafael_jesus:

Abrcsss

+1 para o time KKKKKKK

Acho que você ter uma base de engenharia de software é bom, mas muitooo da carga necessária para vc atuar profissionalmente somente nessa area de analise, só com o tempo, vivenciando experiencias mesmo. Acredito que a maioria começa programando.

perdeu

diferencial é :
x anos de experiencie e inglês fluente.

Y

Acho curioso isso tudo. Primeiro o termo: Engenharia de Software. Qual é a definição mais nova disso? Confesso que já ouvi tantas que nem sei se existe uma “mais aceita”.

Segundo wikipedia:

Ou seja, não diz bulhufas. Mas, mesmo assim, vamos considerar esta definição. Tudo que está nessa frase é fazer software. Então Engenharia de Software seria o ato de fazer software. Então como se espera arrumar emprego na área se nao se estuda “fazer software”?

feharaujo:

Acho que você ter uma base de engenharia de software é bom, mas muitooo da carga necessária para vc atuar profissionalmente somente nessa area de analise, só com o tempo, vivenciando experiencias mesmo. Acredito que a maioria começa programando.

Sim, eis aqui uma saida. A tal área de analise. Se voce não sabe programar, não aprender a programar e não quiser programar, procure outra área. Se voce ficar, sem programar, na parte técnica da área de software vai ser frustrado pro resto da vida. Vai estar fadado a “projetar” sistemas que não funcionam e não vai ter a menor capacidade de arrumá-los, estará sempre dependente de um programador e trabalhando sempre em empresas que não valorizam programador (pois as que valorizam não o colocam subordinado a um analista que não sabe programar). Resumindo: Estará sempre dependente de programador ruim e ainda assim incapaz de substitui-lo.

Analistas de sistemas que não programam são aberrações que as faculdades insistem e atirar no mercado todos os anos, só porque pagaram as mensalidades em dia até o fim.

Se voce quer trabalhar com software mas não quer programar, então vire analista de negócios. Escolha uma área (contabilidade, por exemplo), estude muito sobre ela, domine os detalhes e trabalhe em parceria com um analista de sistemas, mas nunca se meta na parte técnica. Voce diz a regra, ele implementa.

Se voce gosta de codificar, então bem vindo, voce vai se dar bem. Software é código, software não é ideia na cabeça, não é tabela no banco de dados, não é diagrama de caso de uso, nem lista de requisitos. Software é código. Todo o resto te auxilia, mas no fim o código é o que importa, ele é o que determina o sucesso.

Logo, se voce sabe escrever código, sempre haverá um lugar pra voce.

rmendes08

é, isso eu concordo que é blábláblá

Cara, a situação do mercado tá tão feia que se você souber programar em Java já dá pra conseguir a primeira vaga.

Na empresa em que eu trabalhava o pessoal não consegue arrumar nem quem saiba if, for e OO.

Criado 18 de outubro de 2012
Ultima resposta 19 de out. de 2012
Respostas 7
Participantes 8