Conhecer mais de uma linguagem, alguma vantagem nisso?Qual?

Bom; toh na avenida das “dúvidas”! Quero entrar na área de programação portanto sou absolutamente leigo no assunto. Possivelmete entre em um curso superior (Tecnólogo) na área voltada para desenvolvimento de software, mas quero fazer alguns cursos extras (é que tenho pressa pra começar a ganhar algum troco). Na minha cidade o curso de formação em Java só terá nova turma aberta para o segundo semestre do ano que vem (2008). Mais vai abrir uma de Delphi intermediário agora em Dezembro e logo após uma de Delphi avançado. Penso em entrar em ambas para não perder tempo e depois de terminá-las (coincidir com a nova turma de formação em Java) e depois entrar na área de Java. Estarei perdendo tempo e dinheiro com esse pensamento ou isso pode me trazer alguma(as) vantagem(ens)? Qual(is) seria(m) então? Bom pessoal dêem umas dicas, acredito que será muito útil. Aproveitem e recomentem alguns livros para as duas linguagens! Fico grato desde já.

Oi Danúzio, tudo bem?
O aprendizado de qualquer linguagem de programação é um processo gradual, ou seja, requer tempo e dedicação. Aconcelho iniciar o aprendizado em Java e C#, pelo fato de terem uma sintaxe muito similar.

IMHO deixe o curso superior de tecnologo de lado. Apreda lógica de programação, depois pegue tutoriais tanto de java quanto delphi.
Curso superior (novamente, IMHO) vale se você fizer algo do tipo Matemática, Engenharia, Economia, etc.

Esse curso pode ser legal pra você conhecer um pouco mais do mundo da programação. Conhecer pessoas da área, etc. Com certeza vale a pena vale a pena conhecer Delphi sim. Tem problemas/sistemas que fazem muito mais sentido serem feitos com Delphi. O que vale é saber programar, não se prender a uma liguagem.

Discordo em relação ao Delphi. Pense em um futuro próximo, com mais opotunidades de trabalho. Vale apena investir em uma formação em Java, já que as melhores oportunidades e remuneração estão assossiadas a esta tecnologia.
Em relação ao Delphi, na minha opinião não vale apena investir tempo e dinheiro em aprender uma lingugem que beira o ostracismo. Em vez disso, aconcelho aprender támbem o C# por ter uma sintaxe muito parecida com o Java.

Sob ponto de vista criativo, conhecer linguagens e paradigmas novos estimula o seu cérebro.

Por exemplo, dizem que vc não sabe o que é programar OO até programar em Smalltalk. De qualquer forma, um bom ponto de partida é o livro do Robert Sebesta “Conceitos de Linguagem de Programação”.

No pouco que tenho lido a respeito estou chegando a conclusão que; no que diz respeito a linguagem de programação, a mesma não difere me muito de futebol! Ou seja; cada qual tem uma preferência, e obviamente motivos para isto. Na verdade quero ter uma base sólida, e para isso entendo que não devo queimar
etapas, isto é; devo começar do mais básico possível. Li em outro fórum alguém indicando que aspirantes a programadores deveriam começar com livros de algorítmo e pseudo linguagem. Na verdade é isto que estou procurando, conhecer a respeito de programação para depois formar opinião a respeito das linguagens e assim escolher aquela(s) que irei adotar para estudá-las de forma analítica. Não sei se me expliquei de forma devida, mas se alguém entendeu e puder me indicar livros a respeito me ajudaria bastante.

[quote]O aprendizado de qualquer linguagem de programação é um processo gradual, ou seja, requer tempo e dedicação. Aconcelho iniciar o aprendizado em Java e C#, pelo fato de terem uma sintaxe muito similar.

Discordo em relação ao Delphi. Pense em um futuro próximo, com mais opotunidades de trabalho. Vale apena investir em uma formação em Java, já que as melhores oportunidades e remuneração estão assossiadas a esta tecnologia.
Em relação ao Delphi, na minha opinião não vale apena investir tempo e dinheiro em aprender uma lingugem que beira o ostracismo. Em vez disso, aconcelho aprender támbem o C# por ter uma sintaxe muito parecida com o Java. [/quote]

Então Márcio,
Estou pensando no curso de Delphi prq no momento não existe oportunidade para fazer uma outra linguagem, e como disse tenho pressa. Entranto não quero pular etapas. Mas existe um algo a mais, ou seja; muitos estão focando na linguagem Java e mesmo que o mercado para o mesmo seja amplo isto não pode saturar o mercado nessa área e valoriazar profissionais que conheçam/dominem outra linguagem? Mais uma vez agradeço.

[quote]IMHO deixe o curso superior de tecnologo de lado. Apreda lógica de programação, depois pegue tutoriais tanto de java quanto delphi.
Curso superior (novamente, IMHO) vale se você fizer algo do tipo Matemática, Engenharia, Economia, etc. [/quote]

Blz Anderson?
Vlw pelas dicas.

Talvez até entenda o teu conceito a respeito da falta de necessidade de um curso superio na área. Já li/ouvi pessoas falando que os melhores programadores não possuem curso superior. Entretanto andei olhando algumas vagas oferecidas no mercado de trabalho e a maioria delas (principalmente em empresas de grande porte) tem como requisito o estar cursando ou ter cursado um nível superior na área de TI. Tem alguam opinião? Vlw.

.NET tem um mercado amplo, portanto é sempre bom ficar de olho nessa tecnologia, acho que nos próximos anos e até agora mesmo como ta ocorrendo, teremos 3 grandes blocos, o .NET, Java e quem sabe o RoR e afins.

[quote=andersonlfl]
IMHO deixe o curso superior de tecnologo de lado. Apreda lógica de programação, depois pegue tutoriais tanto de java quanto delphi.
Curso superior (novamente, IMHO) vale se você fizer algo do tipo Matemática, Engenharia, Economia, etc.[/quote]

Eu discordo radicalmente dessa opinião. Se for uma boa faculdade, o curso será bom, seja ele tecnologo, ciência da computação, matemática ou engenharia. Para uma faculdade séria, um curso de tecnologia nada mais é do que um curso superior sem o enfoque de pesquisa. Mas cuidado, faculdades de segunda linha vão ter péssimos cursos, seja de tecnologia ou não.

Eu acho que vale muito mais a pena investir numa boa faculdade do que nesses cursinhos. Embora o investimento pareça mais alto, se você for contar a carga horária e a qualidade do aprendizado, vai notar que está pagando barato. Ah sim, e nem precisa dizer que sua dedicação contribui com 70% do seu processo de aprendizado. Se você realmente for as aulas, fazer os exerícios e quebrar a cabeça sozinho, certamente vai aprender e se dar bem.

Quanto a sua pergunta. Eu acho muito legal conhecer várias linguagens. Entretanto, se você ainda não está na área, comece mesmo estudando lógica de programação, estruturas de dados, teoria de banco de dados, ou seja, aprenda primeiro a entender como um programa funciona, para depois resolver ir para uma linguagem de programação específica.

PS: Everything said In My Humble Opinion too.
(tudo dito em minha humilde opinião também) :lol:

Pode até parecer empolgação de iniciante, mas para ser sério é pura necessidade mesmo!
Alguém indica aí! Desses aqui compro qual(is)? Minha necessidade primária é algorítmos, lógica de programação, sublinguagem. Não dá p comprar todos não rsrs, mas uns dois ou três dá pra fazer um sacrifício de final de ano (sem beca nova hehehe) e aduirir os mesmos. Se alguém puder não; prq sei que tem muita gente qualificada aqui. Mas se quiser ajudar vou ficar muito agradecido mesmo. Vlw. Ps: Agradeço a todos que já deram opiniões e sugestões, toh maturando/remoendo devagar cada uma delas.

Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores Cód. do Produto: 128762
JAYR F.DE OLIVEIRA JOSE AUGUSTO NAVARRO GARCIA MANZANO

Lógica de Programação Cód. do Produto: 154533
GLEY FABIANO CARDOSO XAVIER

Projeto de Algoritmos com Implementações em Java e C++ Cód. do Produto: 1793328
NIVIO ZIVIANI

Estudo Dirigido de Algoritmos Cód. do Produto: 27202
JAYR FIGUEIREDO DE OLIVEIRA JOSE AUGUSTO NAVARRO GARCIA MANZANO

Algoritmos: Programação para Iniciantes Cód. do Produto: 239193
GILVAN VILARIM

Perl: Como Programar Cód. do Produto: 172326
PAUL J. DEITEL DAVID C. MCPHIE HARVEY M. DEITEL

Algorítmos: Teoria e Prática em VB.NET Cód. do Produto: 1953199
ARIOVALDO DIAS DE OLIVEIRA

Conceitos de Linguagens de Programação Cód. do Produto: 198485
ROBERT W. SEBESTA

Algoritmos Cód. do Produto: 4614
DIRCEU DOUGLAS SALVETTI LISBETE MADSEN BARBOSA

Estrutura de Dados e Algoritmos Usando C: Fundamentos e Aplicações Cód. do Produto: 1976496
OSMAR QUIRINO DA SILVA

Estruturas de Dados e Algoritmos em Java Cód. do Produto: 280922
ROBERT LAFORE

Estruturas de Dados e Algoritmos Cód. do Produto: 159847
BRUNO R. PREISS

para seu intelecto, vale a pena…

agora pro mercado, dependendo do lugar complica… suponha que vc trabalhe com java tem 1 ano e com desenvolvimento tem 2 anos… sendo que no outro ano vc trabalhou com delphi, vb, asp, etc…

na entrevista, se for para java, pouquissimos vao valorizar este outro ano, e vao querer te pagar como se vc tivesse apenas 1 ano de experiencia… ou seja… por mais que tenha sido valioso para ti conhecer outros paradigmas, o mercado não está nem aí… :wink:

Aprenda Ruby para aprender a pensar um pouco diferente.

Aprenda C/C++ para ver como as coisas realmente funcionam.

Acho que você só pode ser considerado um desenvolvedor de verdade quando conhece várias linguagens e não tem problemas em aprender novas.

Ser desenvolvedor e conhecer apenas Java é como falar que é motorista e saber dirigir apenas um Corsa*

Analogia parecida que o Danilo Sato usou em sua paletra no CJ2007

PS: Na verdade, para um bom desenvolvedor, não importa a linguagem, mas ter ótimos fundamentos em lógica e algoritimos.

Amigo fuja do delphi esta maldita linguagem so vai te trazer vicios inuteis que por si só vão te fazer perder mto tempo qdo for aprender uma linguagem de verdade procure aprender c,c# … que vai te trazer mtos beneficios futuramemte
t+

Desisti da linguagem de delphi
Vou comprar livros e ficar estudando em casa enquanto começa o curso de java. Bom, ninguém deu opinião a respeito dos livros, mas vou tentar mais uma vez. Tenho duas opções.

1. *Use a cabeça: Java.
    *Core Java 2 vol.I
    *Conceitos de linguagem de programação (Robert W. Sebesta)
    *Algorítmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores ( Jair F. de Oliveira )

a segunda é trocar o “core java 2 vol. I” e o “use a cabeça Java” pelo “Java: como programar- Deitel.”

Alguém pode dar uma dica/opinião…Vlw.

Um conselho… se ainda não começou na area a tempo de desistir… faça outra coisa… tire programação da cabeça pq isso e coisa pra doido… eu sou doido… o pessoal aqui e doido… se vc for normal… esqueça a area da informatica… ate…

P ganhar dinheiro só não vale roubar, (principalmente de quem não tem), e tem doido por aí fazendo isso! Afinal das tantas existe doido pra tudo! P dirigir chapado, chreirar até sangrar o nariz, entrar no mar de Jaws…Por que não ser doido p estudar e ganhar a vida! Bom, acredito que se tudo que fiz na vida nunca pôde ser chamado de loucura/doideira etc, essa vai ser a primeira vez hehehe. Vlw o incentivo auhauhauhauhauh.

[quote=ViniGodoy][quote=andersonlfl]
Curso superior (novamente, IMHO) vale se você fizer algo do tipo Matemática, Engenharia, Economia, etc.[/quote]

Eu discordo radicalmente dessa opinião. Se for uma boa faculdade, o curso será bom, seja ele tecnologo, ciência da computação, matemática ou engenharia. Para uma faculdade séria, um curso de tecnologia nada mais é do que um curso superior sem o enfoque de pesquisa. Mas cuidado, faculdades de segunda linha vão ter péssimos cursos, seja de tecnologia ou não.

Eu acho que vale muito mais a pena investir numa boa faculdade do que nesses cursinhos. Embora o investimento pareça mais alto, se você for contar a carga horária e a qualidade do aprendizado, vai notar que está pagando barato. Ah sim, e nem precisa dizer que sua dedicação contribui com 70% do seu processo de aprendizado. Se você realmente for as aulas, fazer os exerícios e quebrar a cabeça sozinho, certamente vai aprender e se dar bem.

Quanto a sua pergunta. Eu acho muito legal conhecer várias linguagens. Entretanto, se você ainda não está na área, comece mesmo estudando lógica de programação, estruturas de dados, teoria de banco de dados, ou seja, aprenda primeiro a entender como um programa funciona, para depois resolver ir para uma linguagem de programação específica.

PS: Everything said In My Humble Opinion too.
(tudo dito em minha humilde opinião também) :lol:[/quote]

Ja ví professor de faculdade renomeada ensinar seus alunos a fazer umonte de POJO, separar dados de lógica e escrever Repositories achando
que ta escrevendo DAO.

Porém, mesmo eu não sendo graduado, defendo a necessidade de um curso superior e acho uma tremenda bobagem dizer pra deixar de lado.
Tanto que to correndo atras de pagar 1.

Compre o livro do Deitel, se vc conseguir ler tudo e saber aplicar seus conceitos na prática vc já pode se considerar um programador.

Saber bem uma linguagem de programação já é difícil, duas então…
Mas não há nada que determinação, paciência e um pouco de tempo não possa fazer. :wink:

Cara, eu sou iniciante também e vou te dizer como tem sido meus estudos.

Primeiro li vários tutoriais de algoritmo, lógica e enfim. Custo zero. Depois comprei o "Java: Como Programar - Deitel" e te falo que foi uma belíssima aquisição. Durante o processo de aprendizado, o livro introduz ao leitor teorias de algoritmo, lógica, UML, enfim. Essas teorias mesmo que levemente superficiais na abordagem do livro, são mais do que suficientes para que você consiga por a linguagem na prática sem assassinar a lógica. 
Tenho conseguido me virar bem nos aplicativos que me proponho a construir, e sinto que assim que terminar a leitura já estarei pronto pra uma abordagem mais profunda da linguagem. De toda forma é uma introdução de opulência majestosa. 

Comprar um monte de livros duma vez não vai te levar a lugar nenhum. Prefira comprar um por vez e estudá-lo com dedicação, fazer os exercícios propostos, etc. Além do que, os livros vão te entreter por um bom tempo, já que não são nada pequenos (apesar de no caso do Deitel, muito pragmático).

Abraço cara. Té mais.

Como o pessoal aqui disse, comece puxando apostilas de graça da Internet, pegue uns livros emprestados, baixe o Eclipse (para Java) ou o Visual Studio Express (para C#) e tente montar um programinha simples. Se tiver dificuldades, pergunte que a gente tenta responder.

Botar grana num curso de Delphi parece furada. Vale mais a pena gastar esse dinheiro pra fazer inglês, que é o melhor investimento que você pode fazer. Primeiro, porque tem uma quantidade absurda de informação na Internet que só está disponível em inglês, e segundo porque é um excelente diferencial na hora de procurar seu primeiro emprego numa IBM/EDS/Accenture da vida.