Conhecer mais de uma linguagem, alguma vantagem nisso?Qual?

Bom; toh na avenida das “dúvidas”! Quero entrar na área de programação portanto sou absolutamente leigo no assunto. Possivelmete entre em um curso superior (Tecnólogo) na área voltada para desenvolvimento de software, mas quero fazer alguns cursos extras (é que tenho pressa pra começar a ganhar algum troco). Na minha cidade o curso de formação em Java só terá nova turma aberta para o segundo semestre do ano que vem (2008). Mais vai abrir uma de Delphi intermediário agora em Dezembro e logo após uma de Delphi avançado. Penso em entrar em ambas para não perder tempo e depois de terminá-las (coincidir com a nova turma de formação em Java) e depois entrar na área de Java. Estarei perdendo tempo e dinheiro com esse pensamento ou isso pode me trazer alguma(as) vantagem(ens)? Qual(is) seria(m) então? Bom pessoal dêem umas dicas, acredito que será muito útil. Aproveitem e recomentem alguns livros para as duas linguagens! Fico grato desde já.

Oi Danúzio, tudo bem?
O aprendizado de qualquer linguagem de programação é um processo gradual, ou seja, requer tempo e dedicação. Aconcelho iniciar o aprendizado em Java e C#, pelo fato de terem uma sintaxe muito similar.

IMHO deixe o curso superior de tecnologo de lado. Apreda lógica de programação, depois pegue tutoriais tanto de java quanto delphi.
Curso superior (novamente, IMHO) vale se você fizer algo do tipo Matemática, Engenharia, Economia, etc.

Esse curso pode ser legal pra você conhecer um pouco mais do mundo da programação. Conhecer pessoas da área, etc. Com certeza vale a pena vale a pena conhecer Delphi sim. Tem problemas/sistemas que fazem muito mais sentido serem feitos com Delphi. O que vale é saber programar, não se prender a uma liguagem.