Conhecimento em outras linguagens

10 respostas
yschmitzz

to querendo aprender outras linguagens
to querendo nao >.<
vou >.<
queria aprender outras linguagens pra saber qual me identifico mais, e é bom saber mais de 1 para o mercado de trabalho
queria uma ajuda de vcs pq nao conheço as outrs linguagens, so java, e acredito que ter começado com java foi a melhor escolha
queria aprender c++ mas depois de pesquisar sobre ela, pessoa me falar sobre ela, ate mesmo ver livros sobre essa linguagem, vi que é realmente muito complexa
entao decidir deixar pra mais tarde
minha vontade é trabalhar com aplicativos pra desktop
VOU aprender:
C#.Net, Delphi, VB.Net
nao na mesma hora ¬¬
mas para pegar um conhecimento basico em cada
so que concerteza vcs conhecem essas linguagens mais que eu, queria o conselho de vcs, pra saber por onde começar nessa longa jornada o
xD
pq as vezes a linguagem é facil, mas nao é uma linguagem boa, nem reconhecida no mercado
vlw galera
c der pra da uns conselhos, manda ai xD

10 Respostas

viniciusfaleiro

Não tente aprender todas… Escolhe uma só e tente ser o melhor nela… ai sim vc vai se dar bem com o mercado de trabalho… Escolher uma??? Ai sei lá cara… depende mto do que vc quer fazer… Eu não programo em outra linguagem… comecei com java… vi um pouco de c… PHP… más nada… não vi arquitetura igual…

Cosmolense

C# é razoavelmente parecida com Java. E as bibliotecas do C# são as mesmas do VB, então de uma para outra vc basicamente só precisa aprender a sintaxe.

Dessas ai que vc listou, recomendo estudar o C#

peczenyj

O ideal é vc aprender linguagens que façam uso de outros paradigmas.

Por exemplo, uma ‘puramente’ OO como Ruby, uma procedural e “close to metal” como ANSI C, uma funcional como Haskell, etc. Javascript é OO mas não possui ‘classes’ e sim protótipos, o que é algo bem interessante e diferente.

Eder_Peixoto

Olá yschmitzz,

Conhecer várias linguagens, sempre é bom, e permite que você possa ter uma ideia da área de trabalho que lhe agrada mais. Mas o tipo de ambiente em que você for trabalhar, também influenciará muito, e deverá determinar as linguagens que você terá que conhecer mais ou menos.

Para web, por exemplo, conhecer PHP, JSP, JavaScript, dentre outras, será muito bom. Já para aplicações multiplataforma, Java é muito bem vindo. Mas se o foco é aplicações para Windows, C# é indicado. Caso o assunto seja Plataforma Alta (Mainframes), aí te indico Cobol (isso mesmo, o sexagenário Cobol) e JCL. Se a necessidade for alta performance (normalmente para games e aplicações críticas em ambiente Batch), pode ser necessário apelar para C/C++ e Assembler.

Mas sempre tente, conforme as nossas possibilidades e necessidades, fazer algo que te agrade e que vá te satisfazer profissionalmente.

E, conhecimento, nunca é demais!

Andre_Rosa

Olha rapaz…

Se quer realmente programar, aprenda C ou C++, ou até mesmo uma linguagem de máquina, como o Assembly.

[]'s

Abdon

Siga o conselho do peczenyj.
Ruby e Erlang são boas Escolhas.

Rafael_Marques1

eu sou fan de C.

mas uma das minhas metas é dar uma estudada em ruby.

recomendaria as 2 acho…

xymor

C, Smalltalk, Haskell, Prolog, Erlang.

Depois Java, C#, php, ruby, python.

Nessa ordem.

peczenyj

ANSI C, na minha opinião, tem um aprendizado prazeiroso sob um sistema operacional unix-like como o linux pois não apenas existe muito software feito em C como vc se habitua a compilar programas a partir do codigo fonte e tem tudo ali para aprender e desenvolver. Se vc estudar o sistema operacional também vai compreender como um esta intimamente ligado ao outro, afinal o Unix e o C tem uma história conjunta a partir do Bell Labs com o Dennis Ritchie & cia. Desse ponto de vista pode ser interessante aprender Perl depois pois vc tera usado muita linha de comando e não vera mal algum e preceder uma variavel de $ – e perl possui boa integração com sistemas POSIX como na parte de sinais, por exemplo.

ManoJava

Bom dia!

Independente da linguagem que vc escolher, seja bom primeiro em lógica de programação que vai ser a base para que vc aprenda outras linguagens, o paradigma muda, porém a lógica não.

Att.

Criado 21 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 23 de fev. de 2010
Respostas 10
Participantes 10