Senhores,
Gostaria de saber q conhecimentos(de java ou nao),eu tenho q ter pra desenvolver um framework como o vraptor por exemplo.
Um abraço.
Senhores,
Gostaria de saber q conhecimentos(de java ou nao),eu tenho q ter pra desenvolver um framework como o vraptor por exemplo.
Um abraço.
Saber definir um framework já é um bom começo.
HEueHEU saber a definição realmente ajuda.
Mas tirando isso, é preciso saber bem os patterns (pra desktop, web, web-service, etc…).
Mas tirando isso, é preciso saber bem os patterns (pra desktop, web, web-service, etc…).
Não necessariamente. É preciso saber programar BEM e isso envolve muito mais coisas do que apenas “saber bem os patterns”.
Que tal “saber o suficiente pra nao reinventar frameworks”?
As vezes quando se é estudante vale a pena reinventar um framework para aprender, vai ver esse é o caso oras. Fazer isso em um projeto é maluquice…mas na universidade não!
Se for pensar assim…pra que se aprender Estrutura de Dados e construir lista na mão na faculdade se jah tem tudo implementado no Java. Pra que fazer um compilador se jah existe vários…e por aí vai…
quem derá se mais programadores tivessem a iniciativa do nosso amigo aí. A maioria dos programadores Java hj se tornaram meros “usúarios” de framework, e muitos usam o Struts por exemplo mas não sabem nem o que é um servlet. Tem gente que acha que framework é pra isso mesmo, eu não acho, acho que devemos sim usar frameworks…mas primeiro entender o que está acontecendo.
Amigo, se você quer implementar um framework…vai fundo! Mas como foi dito, precisa de bastante experiência com programação e jah ter dado diversas cabeças para entender o “por que” de se usar um framework.
Abraços
Esse realmente eh o espírito.
Nao que eu queira competir com struts e cia(ainda), soh quero aprender mesmo…
Obrigado pela força.
[quote=lavh]
Se for pensar assim…pra que se aprender Estrutura de Dados e construir lista na mão na faculdade se jah tem tudo implementado no Java. Pra que fazer um compilador se jah existe vários…e por aí vai…
perfeito
E por isso que a maioria dos formandos detêm conhecimentos muito importantes pra construção de aplicações e mesmo assim não faz a menor idéia de como construir uma aplicação no mundo real. Não dá pra construir nada decente sem ter usado e vivenciado o problema externamente.
Traduzindo pra questão, pra construir um framework você precisa usar e entender pra que servem. Pra construir um framework web, você deve fazer uma aplicação de tamanho razoável no braço, reescrevê-la com uns três frameworks web com abordagens distintas, examinar como os frameworks lhe trouxeram benefícios, seu design, suas falhas e aí construir o seu.
Talvez aí realmente você faça algo que vai enriquecer sua experiência, porque você não vai achar que sabe porque conhece os fundamentos e sim porque você fez algo conhecendo o problema, as soluções e as limitações delas.