Olá pessoal
gostaria de saber de vocês sobre quais conhecimentos mínimos um profissional de ti deve ter para arrumar um bom emprego? sei que Orientação a Objeto, Padrões de Projetos, SQL, é obrigatório, mas digo Frameworks como
spring?
JSF?
Struts?
Hibernate?
o que é mais utilizado para desenvolvimento java e exigido pelo mercado?
vlw.
Normalmente é bom saber Hibernate, Spring e JSF; dependendo de onde você for arranjar emprego (por exemplo, para fazer manutenção ou então código novo em sistemas mais antigos), você precisa saber o Struts 1.X (não o Struts 2, que é pouco usado).
Mas é claro que pode haver coisas fora da curva, mas acho que você é esperto suficiente para aprender as outras coisas que porventura venham a aparecer.
Por exemplo, um grande projeto que está rodando aqui na empresa onde trabalho exige Spring e iBatis (não me pergunte porquê). Se você arranjar serviço em uma empresa que faça Internet Banking no Bradesco, você precisará saber JSF (ou se for fazer manutenção, Struts 1.X), mas o IB da Caixa acho que ainda usam Struts 1.X e EJB 2.1. E assim por diante.
Na verdade… Hibernate é o único que você vai usar em 99,999% dos locais onde vai trabalhar…
Os projetos podem ter JSF ou Spring… ou os dois… Então… pelo menos entender mais ou menos como funciona, é interessante… é bom fazer no mínimo um hello world, talvez um crud… só pra pelo menos falar que vc já brincou com os dois…
Struts pra mim é um projeto defasado… eu nem perderia tempo em estudar… se alguma empresa que voce for trabalhar exigir struts… aí vc aprende… ou vc pode fazer o hello world tb…
Mas no geral, emprego é questao de QI (Quem Indica) isso é um fato… se alguém puder te indicar melhor…
O mais importante de tudo… é ter força de vontade e determinação para aprender… mais importante inclusive do que já saber mil frameworks…
Se vc nao tem experiencia … nao adianta falar que sabe mil… pq o salario nao vai ser o mesmo de alguém já experiente… entao… o que vai importar mesmo é a determinaçao…
Seja um fuçador …
Até mais… boa sorte!