Conhecimentos necessários para vaga de desenvolvedor em Java

Olá pessoal!

Estou concorrendo para uma vaga de desenvolvimento em Java. Quais requisitos vocês consideram como necessários saber para conseguir ter uma boa base para iniciar nisso?

Já trabalho com sistemas fazem alguns anos, porém, nunca trabalhei com desenvolvimento. Apenas programei na faculdade e em alguns projetos em casa mesmo, mas, coisa bem básica.

Conto com a ajuda de vocês!

Vaga para Estagio ou Jr?

Vaga para Jr mesmo. Não é necessário ter tanto conhecimento, pois, eles ajudarão. Mas, são necessários alguns conhecimentos e tal.

O essencial é você conhecer bem a base de lógica de programação, orientação a objetos, estruturas de dados e banco de dados. Trazendo para o mundo Java, isso se traduz em:

  • declarar variáveis, comandos de fluxo ( if, for, etc.)
  • classes, classes abstratas, interfaces, herança x composição
  • API de Collections: Collection, Map, Set, List, etc.

Conta pontos também:

  • API de I/O, bloqueante e não-bloqueante
  • Threads

Por fim, saber fazer um CRUD sempre é bom, mas para quem está começando não vale a pena gastar muito tempo com frameworks.

2 curtidas

Os requisitos nao estao na vaga?

Pior que não. Apenas diz: conhecimento em Java, porém, não entraram em detalhes nem nada.

Conforme conversei com eles, não é necessário taaaanto conhecimento pois eles vão ensinar algumas coisas, mas, é necessário uma base. Porém, qual base?! hehehe

Não é possível você enviar um e-mail, ligar talvez, pedindo detalhes dessa “base”?

1 curtida

É por ai mesmo, tem que procurar saber o que a aplicação usa.

Entrei em contato e eles disseram que irão passar maiores informações nas próximas semanas, pois ainda estão concluindo algumas entrevistas e tal. Porém, eu gostaria de ter uma base antes disso em caso de ocorrer algum teste técnico.