ConnectionFactory e Servlet

4 respostas
O

Pessoal,

Uma dúvida conceitual(?)

Tenho as seguintes classes: Aluno, AlunoDAO, ConnectionFactory (conexão ao MySQL), uma página AdicionaAluno.jsp e um arquivo de properties dbConn.properties onde coloco os parâmetros da conexão com o banco e devidamente mapeado como recurso no web.xml da aplicação ().

Minha dúvida é: Como faço para o ConnectionFactory pegar o nome do arquivo de configuração que está dentro do web.xml da aplicação? Eu preciso estender esta factory com o HttpServlet também?

Certamente estou cometendo erros conceituais e peço ajuda a Vocês

Um grande abraço a todos

4 Respostas

Emeyer

Olá Osvaldo,

Pelo que eu entendo, você pode colocar no web.xml como parâmetros de contexto sim, mas o problema vai ser sua classe factory capturar este parâmetro, ja que sua classe Factory não extende HttpServlet (o que ficaria anormal e estranho se estender do HttpServlet).

Seria recomendado a utilização de um arquivo .properties (do qual você já fez ) ou fazer um arquivo xml que tenha as descrição de acesso a dados (connection string) e então carregar esse .properties/xml pro seu projeto.

Um modo mais rápido é utilizar o Hibernate, que é muito prático para desenvolvimento com BD.
Abraços.

O

Muito obrigado Emeyer.

Pelo que entendi da sua explicação o correto seria deixar a classe de conexão dentro do projeto mas fora do ambiente web e então de alguma forma passar esta conexão para dentro da aplicação web. É uma opção e certamente melhor mesmo seria a utilização do Hibernate como Você falou. Vou começar a estudar o Hibernate pois sei que vale a pena.

De qualquer modo veja este link (http://www.servlets.com/archive/servlet/ReadMsg?msgId=80589&listName=tomcat-user) pois ele apresenta uma boa alterantiva para a conexão e que resolve o que eu postei.

Mais uma vez obrigado

Oswaldo Castro

Emeyer

Olá Osvaldo,

O link é muito interessante!!! Realmente sana todo o seu problema/dúvidas.
Bom, até mais! :wink:

O

Valeu pelo interesse Emeyer

Se descobrir mais novidades neste tipo de arquitetura eu te aviso ok?

Abraços

Oswaldo Castro

Criado 11 de janeiro de 2008
Ultima resposta 11 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 2