Tenho as seguintes classes: Aluno, AlunoDAO, ConnectionFactory (conexão ao MySQL), uma página AdicionaAluno.jsp e um arquivo de properties dbConn.properties onde coloco os parâmetros da conexão com o banco e devidamente mapeado como recurso no web.xml da aplicação ().
Minha dúvida é: Como faço para o ConnectionFactory pegar o nome do arquivo de configuração que está dentro do web.xml da aplicação? Eu preciso estender esta factory com o HttpServlet também?
Certamente estou cometendo erros conceituais e peço ajuda a Vocês
Pelo que eu entendo, você pode colocar no web.xml como parâmetros de contexto sim, mas o problema vai ser sua classe factory capturar este parâmetro, ja que sua classe Factory não extende HttpServlet (o que ficaria anormal e estranho se estender do HttpServlet).
Seria recomendado a utilização de um arquivo .properties (do qual você já fez ) ou fazer um arquivo xml que tenha as descrição de acesso a dados (connection string) e então carregar esse .properties/xml pro seu projeto.
Um modo mais rápido é utilizar o Hibernate, que é muito prático para desenvolvimento com BD.
Abraços.
O
oswaldo
Muito obrigado Emeyer.
Pelo que entendi da sua explicação o correto seria deixar a classe de conexão dentro do projeto mas fora do ambiente web e então de alguma forma passar esta conexão para dentro da aplicação web. É uma opção e certamente melhor mesmo seria a utilização do Hibernate como Você falou. Vou começar a estudar o Hibernate pois sei que vale a pena.