Conseguir um estágio na área de desenvolvimento WEB - JAVA

Bom dia pessoal!
Bom, primeiramente sou novo aqui no Fórum e gostaria de compartilhar alguma das minhas experiência com informática em geral e também sanar algumas dúvidas.
Como mencionado no tópico, gostaria de saber a respeito de “como conseguir aquele primeiro estágio na área de desenvolvimento”.
Bem…todo mundo sabe aquela expectativa ou até mesmo ansiedade, digamos assim, em conseguir seu primeiro e “suado” estágio.
Quero saber de vcs (os que estão tentando e os que já passaram por isso) alguma dica para facilitar na hora de conseguir um!

Um passo que fiz foi me escrever nos centros de estágios da minha cidade, pois várias empresas recorrem a esses centros na hora de contratar um estagiário.
Um dia a moça do centro me ligou dizendo que surgiu uma vaga e perguntou se o meu “JAVA era avançado?” […]
Galera…sinceramente não soube responder…eu disse a ela que tinha experiência no JAVA (Conceitos de O.O. como polimorfismo, herança, encapsulamento) e nos frameworks (JSF, Hibernate(JPA), JSP, PrimeFaces, RichFaces).

Não tenho experiência nenhuma no mercado de trabalho como vou responder uma pergunta dessas? O que seria JAVA avançado pra vcs!? :shock:
Sinceramente, qual o significado de estágio?

"O estágio é a oportunidade dada ao estudante para que ele complemente e aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir do momento em que começa a lidar com situações concretas da prática profissional. "

[…]

Resumidamente, galera…digam as suas experiências sobre como conseguir (ou os que já conseguiram) estágio na área de desenvolvimento - JAVA!

Muito legal sua dúvida cara, sempre tive essa duvida sobre o que é Avançado, o que é intermediário e o que é básico

Nunca trabalhei na área de desenvolvimento, estou estagiando na área de infra, mas acredito que seja normal em uma entrevista uma pessoa querer que você seja avançado, até mesmo se a pessoa que esta te entrevistando não seja da área de TI

PRA MIM, a diferença de básico, intermediário e avançado seria
Básico: Sabe a sintaxe, tem um pouco de noção somente na linguagem, não tem conhecimento em frameworks, caso tenha, é pouco
Intermediário: O cara que consegue atuar no desenvolvimento e ja tem conhecimentos em alguns frameworks, mas ainda precisa bastante do auxilio do google, de outros profissionais, e faz algumas gambiarras :stuck_out_tongue:
Avançado: Desenvolve com pouco auxilio do google, tem bastante conhecimento em frameworks, e claro, de vez em quando com alguma ajuda de outros profissionais, afinal, ninguém sabe tudo

como disse, esses sao os MEUS critérios, não sei como são para vocês desenvolvedores :stuck_out_tongue:
mas para algumas empresas acredito que ouvir intermediário, parece que você é básico mas ta enchendo um pouco sua bola, ouvir que você é avançado, ou se diz quase isso, você tem conhecimento suficiente e se garante para trabalhar na área, se você se diz assim, com certeza você não é básico, porque tem que ser muito corajoso pra se dizer avançado sem saber o suficiente

fiquei curioso também, sempre pesquisei isso no google, e nunca encontrei, estou curioso para ler os posts da galera

Básico pra mim , sabe fazer o CRUD apenas.

Tem dificuldade em fazer as atividades , leva muito tempo pesquisando e consertando bugs.

(Muito provável que não saiba montar o ambiente do zero).

Não entende o software como um todo, recebe uma parte e implementa.(pedi muita ajuda).

Leva mais de uma semana para fazer coisas simples.

Intermediário

Consegui montar a ambiente com pouca dificuldade, acha bugs com mais facilidade
Possuí uma lógica mais apurada e tende a seguir as boas práticas, realiza querys mais elaboradas.

Pode até fazer apenas uma parte mas sabe muito bem o pq ta fazendo.(se vira bem , mas pedi ajuda as vezes).

Pode desenvolver projetos pequenos de menos importância

Avançado:monta projetos inteiro sozinhos, presta suporte e costuma ser uma fonte de conhecimento
para seus colegas ,faz código enxuto e dentro dos padrões,se preocupa com aspectos de arquitetura e
com qualidade do software. Realiza testes , rastreia e resolve problemas em minutos.

Recebe projetos realmente cabeludos, normalmente faz implantação,integração e homologação com cliente.(Participa dos projetos ou recebe maior informação sobre eles).

Não chega a ser um arquiteto mas participa de todas as fases do desenvolvimento

[quote=Rocklee6544]Avançado:monta projetos inteiro sozinhos, presta suporte e costuma ser uma fonte de conhecimento
para seus colegas ,faz código enxuto e dentro dos padrões,se preocupa com aspectos de arquitetura e
com qualidade do software. Realiza testes , rastreia e resolve problemas em minutos.
[/quote]

Existem programadores que ja atuam na área como jr que não se preocupa com a qualidade do código do software, e no entanto são avançados
certo ou não?