Conselho , como ganhar dinheiro na TI?

Parece uma pergunta meio boba , mais enfim vai me ajudar muito.

Resumir um pouco da minha estoria , vim de outra area profissional , Ed fisica … tenho 26 anos e trabalhei boa parte do tempo com professor , em escola e academia aqui cidades .Depois de algum tempo eu percebi que talvez tivesse cometido um erro na escolha da profissão , confundi meu hobby com trabalho.

Pois bem em 2013.1 iniciei um curso de ADS aqui da minha cidade , a intenção era com ecar em uma área que tivesse boas oportunidades , e consequentemente melhores salários.Entrei na area sem saber nada de programação , minha intenção era gerencia de projetos… , mais tive uma grata surpresa , me identifiquei com programação , e tudo que aprendi foi indo atras de forum , video aula , tutorial , apostila , guj… , venho estudando em ritmo bastante intenso , desde agosto do ano passado .
Mas mesmo conhecendo bastante coisa de java web(aqui tb entra frameworks e tecnologias relacionada) nao consigo entrar na area de jeito nenhum , e agora começou o desespero , o dinheiro que tinha guardado para aguentar essa transição acabou , e começo a ver as coisas apertando.
Antes achava que o fator idade era que atrapalhava para estagio , mais ja tirei isso da cabeça , agora pergunto para voces que ja conhecem bem o mercado , o que eu posso fazer para ganhar ? Que tipo de projeto daria para eu fazer sozinho , e que seja rentável?Como nao tenho nenhuma experiencia profissional na area complica bastante para pensar em algo.

Desculpem pela pergunta , sei que e muito boba , mais estou bem perdido.

Em qual cidade você está?

O principal não falei , Fortaleza-CE.

O ideal é você procurar um estágio ou tentar vaga de JR na área, mesmo que a vaga esteja exigindo conhecimentos que você ainda não tem não custa enviar um currículo, e se te chamarem para a entrevista deixar claro que está disposto a aprender, pode ser até que você consiga uma vaga de Trainee(te contratam com um valor um pouco menor mas você fica aprendendo por um tempo).
Eu quando estava cursando faculdade tive dificuldades de achar uma vaga de estágio pra desenvolvimento, acabei pegando uma vaga CLT para Testes numa empresa de desenvolvimento, fiquei só 2 meses na equipe de Testes e migrei para a equipe de desenvolvimento, claro que eu esperava entrar direto em desenvolvimento mas no aperto fiz essa decisão e deu certo.

Uma coisa que pode atrapalhar muito na hora de conseguir uma oportunidade está na sua localização (às vezes até mais que seu conhecimento técnico). São Paulo, Campinas e o sul do Brasil são lugares relativamente fáceis de se arrumar um emprego em TI.

Eu vivo na Grande São Paulo e também passo por esse problema. Na cidade em que vivo (Guarulhos) quase não existem boas oportunidades para programadores, o que força a maioria daqui a procurar algo no centro da cidade de São Paulo ou em Alphaville (o que dá uma média de 20km~40km de distancia de casa para o trabalho).

Que tal vender sites ou pequenos sistemas para pequenas empresas enquanto está na faculdade? Acredito que o dinheiro não será muito no início, mas valerá como experiência profissional (mesmo que informal). Quando concluir a faculdade vá para algum pólo de TI, como São Paulo ou Campinas por exemplo. Após um bom de tempo de experiência você estará apto para abrir sua própria consultoria.

Mas, principalmente, não se iluda com a propaganda “salários em TI estão na faixa de x000 reais” ou “estão faltando profissionais em TI” e blá blá blá. É possível sim ganhar muito dinheiro, mas isso demanda tempo, investimento, riscos e estudo. O mercado está cheio de pessoas que fazem o arroz com feijão, cabe a você se qualificar e se destacar diante da maioria.

Boa sorte.

[quote=azin]Parece uma pergunta meio boba , mais enfim vai me ajudar muito.

Resumir um pouco da minha estoria , vim de outra area profissional , Ed fisica … tenho 26 anos e trabalhei boa parte do tempo com professor , em escola e academia aqui cidades .Depois de algum tempo eu percebi que talvez tivesse cometido um erro na escolha da profissão , confundi meu hobby com trabalho.

Pois bem em 2013.1 iniciei um curso de ADS aqui da minha cidade , a intenção era com ecar em uma área que tivesse boas oportunidades , e consequentemente melhores salários.Entrei na area sem saber nada de programação , minha intenção era gerencia de projetos… , mais tive uma grata surpresa , me identifiquei com programação , e tudo que aprendi foi indo atras de forum , video aula , tutorial , apostila , guj… , venho estudando em ritmo bastante intenso , desde agosto do ano passado .
Mas mesmo conhecendo bastante coisa de java web(aqui tb entra frameworks e tecnologias relacionada) nao consigo entrar na area de jeito nenhum , e agora começou o desespero , o dinheiro que tinha guardado para aguentar essa transição acabou , e começo a ver as coisas apertando.
Antes achava que o fator idade era que atrapalhava para estagio , mais ja tirei isso da cabeça , agora pergunto para voces que ja conhecem bem o mercado , o que eu posso fazer para ganhar ? Que tipo de projeto daria para eu fazer sozinho , e que seja rentável?Como nao tenho nenhuma experiencia profissional na area complica bastante para pensar em algo.

Desculpem pela pergunta , sei que e muito boba , mais estou bem perdido.

[/quote]

Entrar na área é um pouco complicado sim, porque as empresas querem, mesmo para estagiarios alguem que ja chegue sabendo.

Infelizmente não tem segredo, você vai ter que ficar batendo de porta em porta até achar alguma coisa. Fortaleza é grande, então não é esse o seu problema. O que você precisa fazer é estudar muito. Participe de sistemas open source, crie aplicativos que você acha que seriam interessantes. Crie um portfólio ou algo do gênero, pois tudo isso te ajudará na hora de uma entrevista.

O caminho é via estágio.
Também, via concurso.
Quanto falta para terminar ADS?

[quote=A H Gusukuma]O caminho é via estágio.
Também, via concurso.
[/quote]

3 semestre agora , mais nao me deixei me levar pelo curso , estudei por fora mesmo , esse ano estou fazendo dois cursos gratuitos de java , um diario , e outro aos sabados.Mais ja estudei frameworks component e action based , espeficicaçoes do java e mais algumas outras coisas como , botstrap , comecei com jquery, mais ainda falta muito para dominar , e nessas ultimas semanas estou estudando php , para aumentar as possibilidades de estagio.

[quote=azin][quote=A H Gusukuma]O caminho é via estágio.
Também, via concurso.
[/quote]

3 semestre agora , mais nao me deixei me levar pelo curso , estudei por fora mesmo , esse ano estou fazendo dois cursos gratuitos de java , um diario , e outro aos sabados.Mais ja estudei frameworks component e action based , espeficicaçoes do java e mais algumas outras coisas como , botstrap , comecei com jquery, mais ainda falta muito para dominar , e nessas ultimas semanas estou estudando php , para aumentar as possibilidades de estagio.[/quote]

Não adianta estudar mil frameworks e linguagens. Você precisa se focar nos conceitos gerais que são válidos para todas as linguagens (lógica e orientação a objetos, por exemplo).

Ao meu ver, uma empresa pode pedir que um estagiário “conheça” linguagem ou framework tal, mas exigir domínio disso é errado. Coisa da típica empresa que contrata estagiário pra pagar menos. tome cuidado para não entrar nessas furadas.

[quote=Júlio Murta][quote=azin][quote=A H Gusukuma]O caminho é via estágio.
Também, via concurso.
[/quote]

3 semestre agora , mais nao me deixei me levar pelo curso , estudei por fora mesmo , esse ano estou fazendo dois cursos gratuitos de java , um diario , e outro aos sabados.Mais ja estudei frameworks component e action based , espeficicaçoes do java e mais algumas outras coisas como , botstrap , comecei com jquery, mais ainda falta muito para dominar , e nessas ultimas semanas estou estudando php , para aumentar as possibilidades de estagio.[/quote]

Não adianta estudar mil frameworks e linguagens. Você precisa se focar nos conceitos gerais que são válidos para todas as linguagens (lógica e orientação a objetos, por exemplo).

Ao meu ver, uma empresa pode pedir que um estagiário “conheça” linguagem ou framework tal, mas exigir domínio disso é errado. Coisa da típica empresa que contrata estagiário pra pagar menos. tome cuidado para não entrar nessas furadas.[/quote]

Concordo ,

Escutei isso de um professor , ele disse para tentar abstrair melhor os conceitos… por que depois e mais facil ate migrar de linguagem, e nao ficar tao preso a linguagem x , por que tudo nessa area muda …
Mas infelizmente a realidade e outra , e so da uma passada rapida em site de vagas que e facil de pegar vagas de estagios que a empresa exigi uma porrada de frameworks , ai acaba que vc fica sem saber para onde ir , ir pelo caminho correto , ou seguir de acordo com a realidade.Um primeiro passo que eu dei foi parar de estudar java por esse mes ,ver outra liguagem , e em paraleloa isso melhorar OO , padroes de projetos …evoluir os conceitos.

Já que vc é esforçado e estuda bastante, foque em certificações. Com certeza, se vc tiver a de programmer (OCPJP) e de web component (OCEJWCD) vc vai ter um diferencial enorme, que poderá até conseguir uma vaga direto como Junior

(desenterrando ^^)

Cara, sou de Fortaleza/CE

Como você “montou” seu CV? Colocou sua formação de Educação Física? Está tentando estágio ou vagas profissionais?

Ao meu ver, não há nenhum problema em contratar um profissional não-adolescente para iniciar em vagas de tecnologia, desde que para vagas de estágio, ou algo parecido.

Não dá é para contar com experiência de educação física para entrar na área de Desenvolvimento de Software; realmente isso não vai rolar.

No seu lugar, eu montaria um CV só com informações relevantes à área de desenvolvimento de software, tentaria vagas de estágio e traine, estudava para certificações da área, e me formar com o máximo de proveito possível.

Vlw

[quote=xdraculax](desenterrando ^^)

Cara, sou de Fortaleza/CE

Como você “montou” seu CV? Colocou sua formação de Educação Física? Está tentando estágio ou vagas profissionais?

Ao meu ver, não há nenhum problema em contratar um profissional não-adolescente para iniciar em vagas de tecnologia, desde que para vagas de estágio, ou algo parecido.

Não dá é para contar com experiência de educação física para entrar na área de Desenvolvimento de Software; realmente isso não vai rolar.

No seu lugar, eu montaria um CV só com informações relevantes à área de desenvolvimento de software, tentaria vagas de estágio e traine, estudava para certificações da área, e me formar com o máximo de proveito possível.

Vlw[/quote]

O meu currículo ta bem simples , não contem referencia a nenhuma experiencia profissional , coloquei somente os cursos que fiz na área , os presenciais e os da alura , e uma breve apresentação .
Sobre certificação … to sem grana para tentar , mais assim que conseguir um estagio corro para tirar.