Conselho dos mais Experientes para um Novato

18 respostas
R

Bom Pessoal gostaria de um conselho e de um parecer de vocês que já estão no mercado de trabalho e trabalham com Java.

Resolvi me dedicar mesmo a aprender Java, ou seja, buscar certificações e tal…

A pergunta é a seguinte: Tem como eu conseguir um emprego legal e ganhar uma grana boa mesmo não tendo Faculdade , mas tendo sim as certificações Java ??

Estou Cursando Ciência da Computação mas gostaria de trabalhar logo …claro começando com projetos pequenos pegar experiência e alcançar minhas certificações !
Me sinto um pouco sem motivação já que na faculdade os professores dão muita ênfase para área acadêmica e não é o que eu quero! Por isso minha idéia é investir um bom tempo em Java e claro conquistar as certificações e com tempo acabar a minha graduação.

Obrigado a todos do fórum ! ÓTIMO Fórum e pessoas dispostas a Ajudar !

18 Respostas

Rubem_Azenha

Cara, dá tranquilo. Se você não tem experiência, vai ficar difícil conseguir um bom salário até adquirir uns 2-3 anos de experiência, mesmo tendo certificações Java.

Eu mesmo, não tenho faculdade (nem certificações, hehehe) e não tive dificuldades de conseguir uma boa oportunidade, depois outra melhor e depois outra, e outra… etc…

Mas eu já perdi algumas oportunidades bem legais por não ter faculdade… Oportunidades bem legais mesmo :frowning:

R

Rubem Azenha
19/05/2010 01:42:24 Assunto: Conselho dos mais Experientes para um Novato
Cara, dá tranquilo. Se você não tem experiência, vai ficar difícil conseguir um bom salário até adquirir uns 2-3 anos de experiência, mesmo tendo certificações Java.

Eu mesmo, não tenho faculdade (nem certificações, hehehe) e não tive dificuldades de conseguir uma boa oportunidade, depois outra melhor e depois outra, e outra… etc…

Mas eu já perdi algumas oportunidades bem legais por não ter faculdade… Oportunidades bem legais mesmo

Sim sim … Mas a minha idéia não é abandonar a faculdade ! Mas sim Começar a trabalhar e tentar conciliar! Talvez mudar para uma faculdade privada! Que aí é possível estudar a noite … Algo do tipo !

D

Jamais abandone a escola antes de realmente se sentir preparado. Conheço pessoas que tem o mundo sem faculdade, mas elas são diferentes em muitos sentidos e, duvido muito que se encaixariam em uma faculdade. Existem pessoas que ganharam muito do que sabem, em uma faculdade. Quero dizer que cada pessoa tem um individual que diz o que dá e o que não dá. Também tem um terceiro grupo que estuda sempre, a vida toda, milhares de pós e coisas assim. Como disse desde o início, sentir-se preparado é o que faz você ir adiante.
Mas não esquente, se não desistir e não quiser o mundo logo de início, conseguirá a experiencia e também o salário melhor.

lina

Oi,

Comece a estudar na faculdade, arrume um estagio envolvendo programação Java.

Boa sorte.

Tchauzin!

josenaldo

Pense na sua carreira como um RPG: quanto mais xp, mais grana. Faculdade, certficação, trabalho, cursos… Tudo isso dá XP. E quanto mais voce faz e qt mais opções combina, mais xp ganha.

Leozin

Na real eu acho que certificação, cursos etc são só skills e xp == xp. Quanto mais xp, maior o teu level e quanto maior o teu level, mais potentes as tuas skills ficam.

Ah propósito, bom dia pra todo vocês. (começar o dia falando de RPG é dose rs)

josenaldo

Não é bem por aí. Faculdade, pós, cursos, leitura. Quanto mais você se educa, mais cresce. Quem acha que só com trabalho vai crescer, cresce sim, mas muito mias lentamente. Depois não entende como é que aquele cara que não trabalhou tanto quanto você virou seu chefe.

thokk

Gostei, sou fanático por RPG.

jjose

Se o que conta é grana, é possivel mas, ñ é facil pq todos tem facul, qualquer um estaria na sua frente

Vc não vai entrar em uma empresa de porte com um cargo legal sem faculdade, é o minimo.

Certificação ñ chega nem perto de uma faculdade

Em um RPG eu colocaria esse ganho em XP

100 - Faculdade
80 - Idioma
60 - Certificacao
40 - Curso

josenaldo

Peguo o espírito da coisa, jjose.

Pro cara 'conseguir alguma coisa que preste se terminar graduação, tem qyue ralar muuuuito. Ela sozinha não te coloca no topo. Nenhum desses fatores coloca. Mas que ajuda muito, ajuda.

R

lina:
Oi,

Comece a estudar na faculdade, arrume um estagio envolvendo programação Java.

Boa sorte.

Tchauzin!

Mas isso que é o problema ! Aqui os estágios disponíveis são todos para Iniciação Científica ! E não pode ter mais de 2 reprovações ! Mas o cara pra fazer Ciência da computação e não reprovar 2 vezes tem que ser bom ! Não é o meu caso Não sou o tipo “Gênio” sou esforçado ! Mas vou procurar com os professores mesmo assim ,algum estágio não remunerado ou algo do tipo.

Andre_Brito

Na real eu acho que certificação, cursos etc são só skills e xp == xp.
Eu também acho isso. Com xp você consegue juntar muita coisa, podendo deixar uns cursos no chinelo.

É possível sim. Onde estudei era assim também, e acabei indo pro lado da pesquisa. Mas vi muita gente adquirindo uma experiência interessante. Não necessariamente desenvolvendo, mas fazendo um comparativo entre os tipos e frameworks de bancos de dados. Se for uma pesquisa a fundo e você entender do que fala, até pode dar uma commitadinha nos projetos =) Isso conta, e muito, pra um currículo.

rmendes08

Assim cara, você pode estagiar fora da faculdade também. A única exigência que existe para uma empresa contratar estagiários é que você esteja matriculado, mas não há necessidade alguma de autorização ou coisa parecida por parte da instituição de ensino .

L

Eu não tenho graduação (na área de TI), e não tive problemas. Só algumas opurtunidades, realmente, exigiam Faculdade na área, mas nesse caso, acho que foi frescura.

oddy.silva

XP é essencial.

Quando você conseguir um trabalho, não pare por aí. Um amigo disse, alguns posts acima deste, que os skills adquiridos no trabalho crescem numa curva lenta. Eu concordo com o que ele disse.
Logo, mesmo que você trabalhe nume hiper-master-blaster-Jedi-Legal Empresa do Futuro que lhe pague tão bem quanto você esperava, não deixe de estudar por fora: seja Java, Ruby, Django, .NET, enfim, continue estudando por fora e se dedicando a você, exclusivamente a aprimorar seus Skills. Entre para um projeto Open Source, pense no seu próprio projeto. Acima de tudo, acredite
e saiba exatamente em qual patamar você está :smiley:

Outro conselho que te dou é para não baixar a cabeça quando tentarem te colocar pra baixo. O que mais tem em nossa área é pessoa arrogante. Não sei qual o motivo disso, mas tem muita pessoa arrogante em T.I. As vezes, você vai estar certo, mas um cara mais velho pode tentar te colocar pra baixo. Não se torne uma pessoa arrogante por causa disso também. Aprenda com quem manja realmente. Tem alguns caras que manjam demais, mas são legais pacas também. Tem uns caras que a gente vê trabalhando e se sente pequeninho, de tanto que o cara sabe. Aprenda com essas pessoas, vai lhe ser útil.

Espero tê-lo ajudado :slight_smile:

T

Exatamente, eu estou fazendo engenharia de produção porém até o momento eu não queria trabalhar na frente de um computador a vida toda, logo gostaria de fugir da area de TI deixaria programar mais por hobby ou uma possível profissão caso a coisa ficasse feia com engenharia. necessariamente você adquire o conhecimento da faculdade. necessariamente você adquire o conhecimento da faculdade. Porém eu quero trabalhar e ganhar dinheiro, logo vou trabalhar com programação que não exige faculdade imidiato, e que eu possa consilhar os dois. Mas caso exija uma faculdade na area, depois que eu terminar o meu curso eu entro numa de engenharia de software ou da computação.

O conselho que eu vejo todo mundo dando, é que tem que estagiar, pegar experiência, se possível sempre se atualizar.

sergiotaborda

Estes são os melhores conselhos que vi por aqui… fazer faculdade não é importante em si mesmo. O que é importante é saber das cosias e ter como comprovar isso. A faculdade é uma das formas de fazer isso ( a mais popular) , mas não é a única. O que vc aprende na faculdade vc pode aprender diretamente dos livros e conversando com pessoas da área. Muitas vezes isso é até melhor porque vc le livro atualizados e conversa com pessoas de “hoje”. normalmente os professores têm uma visão desatualizada. Ora, como vc conversa com pessoas da área ? Vc pode usar um forum como este, ler blogs, etc… mas a mellhor forma é trabalhar junto com essas pessoas.

infelizmente trabalhar com outras pessoas é um desafio bastante grande que nenhuma faculdade irá preparar vc para. Por isso que é importante vc achar um trabalho com pessoas que estão dispostas a ensinar ( mesmo que elas saibam pouco , sabem mais que vc neste momento). O salário é secundário neste momento. Vc precisa descobrir qual é o seu talento para depois o explorar economicamente. Na segunda fase , quando vc já conhece o ambiente vc parte para procurar um trabalho que o remunere à altura. Como oddy.silva falou, não fique sentado à espera. Sempre se atualize.
No principio isso é bem fácil. Vai ficando mais dificil conforme o tempo passa e a sua experiência aumenta ( o acumulo de xp não é linear, é exponencial, a cada passo é mais difícil dar o próximo).

Cursar a faculdade é importante porque lhe dá um “certificado universal”, mas não pense que isso é suficiente. Isso é apenas o mínimo. Tb não espere que a faculdade o prepare para a prática. É só teoria mesmo. Mas não seja ingênuo de pensar que vc será bom na prática sem uma boa base teorica.
Sobretudo em software, pensar bem é mais importante que “praticar” bem. Ou , dito de outra forma, em software a prática do dia-a-dia é mental mais do que física. força bruta não funciona em software…

ViniGodoy

Sim, para um iniciante. Mas não espere uma grande progressão de carreira se você não tiver uma faculdade.

Além de ser mais difícil conseguir um emprego sem faculdade, é mais difícil também ser promovido. Fora que você fecha completamente as portas para um possível ingresso na área acadêmica no futuro.

Criado 19 de maio de 2010
Ultima resposta 20 de mai. de 2010
Respostas 18
Participantes 15