Conselho para software de automação comercial

6 respostas
falvesti

Boa tarde pessoal,

Estou trabalhando em um projeto que envolve o desenvolvimento de uma aplicação de automação de restaurantes. Essa é apenas uma pequena parte do projeto, mas muito importante.

Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria a melhor ferramenta a se utilizar para esta aplicação hoje em dia.

Seria melhor desenvolver para desktop? Se sim, oque é mais aconselhável hoje em dia? Awt, Swt, Swing, Flex?..

Ou seria melhor desenvolver essa aplicação para WEB? JSF, Struts, Play? …

Estou com bastante dificuldade de tomar essa decisão…

Obrigado,

Fernando

6 Respostas

JoaoBluSCBR

Interessante o uso dessa expressão Automação.

Ela virou mania no nosso meio e não tenho certeza se todos sabem o que significa:

Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) , é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.

Ou seja, automação é sempre sem a interferência humana.

Acho que o termo vem sendo mal usado.

Aqui na empresa onde trabalho mesmo temos um software de automação de força de vendas. kkkkk

Bem, o que nós temos aqui é um software em dispositivo móvel usado por vendedores para colher pedidos in loco e transmitir as empresas. Bem, o sistema controla os pedidos para ver se estão dentro dos limites de desconto e se o cliente não está devendo demais para que vendam para ele. No mais…

Agora como um sistema de restaurante pretende se auto-controlar, verificando se a cozinha já não está com pedidos demais e bloqueando novos pedidos. Se há ingredientes suficientes para todos os pedidos já recebidos.

Brincadeiras a parte, você quer fazer um aplicativo para administração de restaurante.

Ele terá de ser acessado de vários lugares do empreendimento? Precisa de processos cliente para os garçons e anotadores de pedidos?

Ferramentas todas tem seu potencial, e alguns requisitos dos clientes vão te direcionar especificamente para uma ou outra.

Então trate de definir a estrutura do projeto, o que teu software terá de ter e daí a implementação será direcionada para a ferramente que puder fazer isso tudo. Talvez até um conjunto de ferramentas.

dreampeppers99

falvesti:
Boa tarde pessoal,
Estou trabalhando em um projeto que envolve o desenvolvimento de uma aplicação de automação de restaurantes. Essa é apenas uma pequena parte do projeto, mas muito importante.
Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria a melhor ferramenta a se utilizar para esta aplicação hoje em dia.
Seria melhor desenvolver para desktop? Se sim, oque é mais aconselhável hoje em dia? Awt, Swt, Swing, Flex?..
Obrigado,
Fernando

Entao tais opinoes serao complicadas de dar assim. Mas uma analise breve, parece que serao restaurantes no plural, talvez vc opte por um mix. Com parte web e parte desktop, eu por desconhecimento e preguica faria tudo em web.
Quantos as tecnologias, tem muito haver com sua experiencia, tem framework brazuca bom (vraptor), tem o jsf que tem muitos conhecedores e usuarios pelo mundao a fora. Voce ja tem um time para desenvolvimento ou e voce o time de desenvolvimento? Se for qual seu nivel de experiencia com Java web?

FernandoFranzini

O que define quais serão os tipos das camada de apresentação existentes dentro uma solução são os requisitos da mesma e não opiniões pessoais ou etc…
Se vc esta com duvida é pq vc não levantou esses requisitos…
Agora, genericamente falando camada web “thin-client” baseado em HTML é o mais indicado por uma serie de motivos…

TheKill

Eu diria que trabalhar através de Java Desktop é uma boa solução. utilizando de Swing.

Na empresa onde trabalho desenvolvemos um sistema para Restaurante também, homologado no PAF-ECF. enfim, vai do seu ponto de vista.

Qual tecnologia usar? A que mais lhe agrada, OU que mais agrade o CLIENTE. Ele é sua renda. Nunca se esqueça disso!

marvinla

É provável que você chegue na ideia do colega dreampeppers99: parte web, parte desktop. Toda parte de retaguarda pode ser feita como web (a não ser que vocẽ levante algum requisito que impeça). A parte de vendas, controle de mesas, emissão de cupom fiscal, etc eu faria desktop, até por questões do PAF-ECF, como mencionado pelo colega TheKill.

Faça o seguinte: dois protótipos de uma ou duas rotinas do sistema, um Web e outro Desktop. Avalie com sua equipe as dificuldades de desenvolvimento, vantagens e desvantagens de cada abordagem, como ficaria a usabilidade de cada abordagem para o tipo de cliente que vai usar seu sistema e dai chegue a uma conclusão.

Quando tomar uma decisão, compartilhe conosco!
Abraços

x111

falvesti:
Boa tarde pessoal,

Obrigado,

Fernando

Sistemas de restaurante basicamente tem 2 modulos um de frente de caixa e outro de retaguarda.
O frente de caixa, para evitar dores de cabeça maiores, faria em desktop, usando swing por exemplo.

A retaguarda faria para web.

O problema é q as vezes o cliente quer tudo em em um, principalmente os relatórios. Então te aconselho a usar MVC.

Criado 6 de julho de 2011
Ultima resposta 6 de jul. de 2011
Respostas 6
Participantes 7