vou tentar explicar o que eu acho que aconteceu com nossa área…para que possamos discutir o que seria melhor…
bem vou citar meu exemplo,
sempre pensei em ganhar “bem e rápido, queria ter dinheiro antes de ficar velho”, fui um ótimo aluno na escola e quiz escolher uma área que nao valorizasse o “trabalho” e sim o “conhecimento”,
então aos 12 anos, comecei a estudar pascal, depois html, depois php…eu queria vencer logoo, tinha me sacrificar…os salários que eu via na época eram 4k ~ 5k para programador delphi, nem precisava experiencia, só curso técnico (no maximo)…
ainda nao tinha ocorrido o estouro das faculdades…e muitos eram contratatos por “dominarem o conhecimento”
nessa época ninguem gostava de TI, programar era algo do tipo “ninguem consegue, ninguem faz, é dificil…, é monstro…etc…”
ok, enquanto as outras áreas cresciam por tempo de casa, maturidade…etc…TI se consagrava por pagar altos valores para quem dominasse o conhecimento…não era exigido experiencia…as pessoas simplesmente se sacrificavam ao maximo e entravam na área…até area de infra era muito valorizada… era o tal “Super Auto-Didata”
o profissional de TI nessa época era considerado muito inteligênte e muito bem pago, poucas pessoas entravam no antigo “CPD”…o cara era um monstro…
as pessoas diziam, você trabalha com computadores ? mesmo que o cara só soubesse instalar o windows, ele era fodaa…
Explosão na Area de Infra:
Tempos mudaram, houve explosão de faculdades e barateamento dos computadores…o conhecimento foi dispersado na internet, nasceram vários fóruns, a indexação do google melhorou…as pequenas empresas tinham necessidade de informatizar seus processos, nasce ai o técnico de informatica junior,
empresas pequenas: Não podemos pagar muito, e também não podemos te ensinar…mas você estará na área de TI “Nasce ai o técnico de microinfomática, com salário razoavel só que faltava o conceito, mas que supria as necessidades da empresa”.
- nesta fase todos querem TI, milhares de vagas, muitas pessoas me diziam, “eu escolho onde quero trabalhar”, dupliquei/tripliquei meu salario blablabla… TI ficou conhecida como “Você Escolhe quanto quer ganhar”…
nessa época em que a área sofreu uma grande expansão…TI ja não era mais esotérico, nos misturamos com as outras áreas. e começamos a seguir as mesmas regras dos outros funcionarios, o profissional ja não era mais, um “Talento”, era mais um profissional de manutenção…hidraulica, elétrica…etc…“ele ja não tinha super poderes rs”
só que infelizmente, um profissional de TI, não valoriza o trabalho…valoriza o conhecimento o rápido crescimento, ele quer crescer…mas não por tempo de casa…
Explosão de técnologias, muitas técnologias, as empresas não entendem que não da pra saber tudo, é uma enchorrada, impossivel.
eles se cansaram e quizeram trabalhar por conta…nasceram as consultorias e prestadoras de serviço em TI, dai pra frente a coisa só piorou…profissionais de péssima qualidade que realmente não tinham culpa, por que o mercado os levaram a isso, iniciantes que jamais foram bom profissionais, por que infelizmente para aprender tudo que que existe em TI até 2005 ja é um absurdo de coisas, ainda mais as que vão aparecendo.
virou uma verdadeira guerra Governo x Empresas x Terceirada x Quarteirizada x Funcionario…
as empresas naturalmente entraram em um consenso: "não sei o que você faz, mais o mercado esta pagando x, não importa o que você sabe, vou pagar o que o mercado esta pagando, mesmo sabendo que é pouco, mais é o valor que você tem no mercado.
simplesmente, como mudar de empresa se você vai ganhar o mesmo valor em outra ? e esse Cartel de Salários WTF ??
o texto foi grande, mas podemos chegar num “consenso” um Cartel também rs, a diferença é que trabalhamos para “viver”, e as empresas funcionam para “lucrar”, nesse jogo jamais teremos o Royal Flush