Conselho para TI

29 respostas
O

Assim como há um conselho que preze pelos direitos do profissional formado em Engenharia, ou Medicina, Administração ou até mesmo Educação Física, me questiono por que não há um para a área de Tecnologia da Informação.

Vejo que as pessoas não valorizam o profissional formado, e isso é um tanto quanto ruim, tendo em vista que nós nos formamos, passamos por todo o stress e não temos ao menos um Conselho que estabeleça melhorias para nós.

Enfim, queria saber a opinião de vocês. Claro que esse assunto é um tanto subjetivo, mas achei bem interessante trazer isso para discutir.

Abraços.

29 Respostas

jeroqueiroz

Cara,

Um conselho é importante, mas há tempo que existe o projeto de regulamentação do a Área / Profissional de TI é até hoje ainda nada.

Veja que tem muitos tópicos e noticias sobre o assunto, na net: LINK

Luiz_Augusto_Prado

oliva:
Assim como há um conselho que preze pelos direitos do profissional formado em Engenharia, ou Medicina, Administração ou até mesmo Educação Física, me questiono por que não há um para a área de Tecnologia da Informação.

Vejo que as pessoas não valorizam o profissional formado, e isso é um tanto quanto ruim, tendo em vista que nós nos formamos, passamos por todo o stress e não temos ao menos um Conselho que estabeleça melhorias para nós.

Enfim, queria saber a opinião de vocês. Claro que esse assunto é um tanto subjetivo, mas achei bem interessante trazer isso para discutir.

Abraços.

Tantas coisa que eu penso sobre isso…

Se regulamentarem isso dou uma previsão:
O numero de chupacabras nos caixas eletronicos vão subir absurdamente.
Os traficantes vão poder contrar com os softeares mais modernos de criptografia, vigilancia e até mesmo automação.
O numero de raquers atacando sites vai disparar.

Tem gente no Brasil fazendo das tripas o coração, se tirarem a tripas, quem é que vai segurar a onda disso tudo?

s4nchez

Existem varios topicos sobre o assunto no forum, mas vou repetir minha opiniao.

Cabe a cada profissional saber se valorizar e melhorar a imagem da profissao. Se o cara precisa de um Conselho pra fazer isso por ele, provavelmente eh um profissional no maximo mediocre. E neste caso nada mais justo do que o mercado julgar seu valor.

juceliohv

Vocês vêem pressão política sobre o governo para que isso ocorra?

Vocês vêem o setor se organizar e se mobilizar para isso?

Será que é vantagem? Para os advogados existe a OAB, paga-se uma taxa anual mas não garante o carater do mesmo. Para os contadores existe o CRC, paga-se uma taxa anual mas não garante a idoniedade ddo mesmo profissional.

Acho que o foi dito pelo s4nchez é muito válido.

O profissional deve se impor. Pense em você não como um empregado, mas como um prestador de serviço. Dê um preço justo ao seu serviço ou produto e cobre.

maior_abandonado

s4nchez:
oliva:

Cabe a cada profissional saber se valorizar e melhorar a imagem da profissao. Se o cara precisa de um Conselho pra fazer isso por ele, provavelmente eh um profissional no maximo mediocre. E neste caso nada mais justo do que o mercado julgar seu valor.

é muito fácil dizer isso depois que já é pleno ou sênior… o problema é que o conselho teoricamente defenderia os direitos de todos os profissionais realmente, e não é só profissional ruim que depende disso, iniciante também. Tem muito lugar ai com estagiário/júnior tocando mais de um projeto, se mantendo na empresa para pegar experiência, necessária por que dependem disso no curriculum… já reparou que de vez em quando aparecem uns tópicos aqui no forum de gente com certa participação, que responde dúvidas que tendo dificuldade pra entrar na área? É meio difícil de começar também na nossa área, as vagas pra quem está começando costumam pedir um absurdo de coisas…

o buraco é bem mais embaixo…

perdeu
s4nchez

maior_abandonado:
s4nchez:
oliva:

é muito fácil dizer isso depois que já é pleno ou sênior… o problema é que o conselho teoricamente defenderia os direitos de todos os profissionais realmente, e não é só profissional ruim que depende disso, iniciante também. Tem muito lugar ai com estagiário/júnior tocando mais de um projeto, se mantendo na empresa para pegar experiência, necessária por que dependem disso no curriculum… já reparou que de vez em quando aparecem uns tópicos aqui no forum de gente com certa participação, que responde dúvidas que tendo dificuldade pra entrar na área? É meio difícil de começar também na nossa área, as vagas pra quem está começando costumam pedir um absurdo de coisas…

E no que um conselho ajudaria neste caso? Uma ideia seria proibir empresas de pedirem certas tecnologias para pessoas com menos experiencia, mas eu soh vejo isso causando mais problema do que resolvendo. Voce poderia elaborar um pouco mais qual seria o papel do conselho pra quem esta comecando?

Z

oliva:

Abraços.

Acho que criar conselho pra valorizar a profissão não tem nada ver. Quem não se sente valorizado precisa de psicólogo ou orientação profissional.
A Sociedade Brasileira de Computação é contra a criação de conselho.
Pra quem reclama de falta de valorização pode falar com o sindicato, em Sao Paulo é Sindpd.

é isso ai.
abraços.

maior_abandonado

s4nchez:
maior_abandonado:
s4nchez:
oliva:

E no que um conselho ajudaria neste caso? Uma ideia seria proibir empresas de pedirem certas tecnologias para pessoas com menos experiencia, mas eu soh vejo isso causando mais problema do que resolvendo. Voce poderia elaborar um pouco mais qual seria o papel do conselho pra quem esta comecando?

um começo seria deixar bem definidos os papeis de cada um… estagiário não poderia ser responsável pro projeto, uma mesma pessoa supostamente não poderia desenvolver e testar, poderia-se exigir que exista o papel de analista, de desenvolvedor, de arquiteto, até poderia ser a mesma pessoa mas teria-se que dificultar a pratica do “pega um recém formado ai, jogasse projetos (no plural) no colo do individuo e mande-o se virar para a entrega no dia x”. Acredito que o sindicato também precisa ter seu papel, veja ai como exemplo a quantidade de lugar que faz terrorismo pro funcionário fazer um absurdo de horas extras e não tem nem banco de horas referente a isso (quanto mais pagamento). Sei que o sindicato na nossa área é fraco (assim como muitos outros sindicatos), mas parcela de culpa também é nossa por que de uma forma geral falta união e profissionalismo, ano passado por exemplo o sindpd procurou fazer greve mas a verdade é que pouca gente aderiu, aqui onde eu estou ninguém, inclusive ouvi que tem empresa ai recorrendo da decisão por que não quer pagar PLR que foi acordada, agente também precisa fazer a nossa parte.

Sei que isso que eu falei como ideia ainda poderia amadurecer bastante, poderiam haver outras formas melhores de organizar isso (não sou eu quem tem que pensar nisso, ao menos não só eu), mas o fato é que de uma forma geral abusos ocorrem em muitos lugares com o pessoal que está começando, e estes justamente são os que tem menos como se defender disso, acredito que um profissional ruim com mais de 3 anos de experiência por exemplo (que não deveria precisar dessa proteção) tem mais como se defender disso, mais facilidade de pular pra outro emprego do que um profissional bom mas em inicio de carreira (devido as exigencias que andam sendo cobradas de estagiários, profissionais de nível júnior e pleno).

editando…

s4nchez:

eu acredito que um conselho deva ser mais operante mesmo com medidas que evitem os abusos que acontecem com o pessoal mais que ta começando… nesse caso exigir um monte de coisa para uma vaga de alguém que esteja começando vai resultar em não encontrar essa pessoa mesmo, é muito raro alguém que está começando conhecer tanta coisa…

O

Eu acho que se pensarmos que “não precisamos de um conselho pra X” é meio nivelar por baixo.

De fato precisamos? Creio que não. Mas há VÁRIOS fatores que melhorariam.

Seria de uma certa forma, algo pra zelar o nosso trabalho. Fazendo com que nossas profissões sejam prestigiadas (e por favor, não me falem que nossas profissões já são prestigiadas) e com conceitos bons. Além disso, ia atrair várias pessoas para a área.

Ou não me digam que o clichê “Quem forma em engenharia não pode ganhar menos de 10 salários mínimos, como o CREA impõe” não é atrativo?

Mas meu ponto não é tanto o salário, e sim a valorização de nossas profissões.

s4nchez

Ja eu acredito que muita da inovacao na nossa area surge exatamente por nao haverem papeis bem definidos. Desenvolvedores colaborando com atividades de testes, analistas ajudando em decisoes que afetam o negocio etc. Uma area tem muito a ganhar quando uma pessoa de outra resolve “meter a colher”. Quanto a carga de trabalho nao vejo como um problema que seja especifico a nossa area. Vai de cada empresa/profissional buscar uma relacao saudavel ou um novo empregado/emprego.

As leis no Brasil ja defendem bastante o empregado. No caso que voce descreveu nao seria mais simples a pessoa simplesmente recorrer a justica do trabalho ao inves de esperar que o sindicato intervenha?

maior_abandonado:

eu acredito que um conselho deva ser mais operante mesmo com medidas que evitem os abusos que acontecem com o pessoal mais que ta começando… nesse caso exigir um monte de coisa para uma vaga de alguém que esteja começando vai resultar em não encontrar essa pessoa mesmo, é muito raro alguém que está começando conhecer tanta coisa…

Se tal cobranca fosse proibida, o que mudaria na pratica para quem esta comecando? Se uma empresa nesse caso fosse obrigada a contratar profissionais mais experientes, isso apenas diminuiria ainda mais as chances de um iniciante. Ou, na melhor das hipoteses, eles exigiriam menos, porem o numero de vagas e candidatos dificilmente seria afetada por isso, nao?

Concordo que um conselho pode lutar contra essas “injusticas”, porem acho mais facil eles criarem novas situacoes injustas do que realmente soluciona-las. Afinal, na pratica ainda seria o mercado que ditaria quem eh contratado, o quanto se paga etc etc.

S

Primeiramente o pessoal tem que ser menos passivo e valorizar mais o seu trabalho.
Este seria ‘o conselho’!

s4nchez

squallse:
Primeiramente o pessoal tem que ser menos passivo e valorizar mais o seu trabalho.
Este seria ‘o conselho’!

Isso pra mim ja seria suficiente.

O problema eh que o “Conselho de TI” que normalmente se sugere eh muito mais do que isso. Eh uma organizacao que na pratica possui autoridade de regulamentar a profissao ditando regras tanto para profissionais quanto o mercado. E eh esta organizacao que tenho dificuldade de entender o valor, tanto para bons profissionais quanto como a area como um todo.

douglaskd

vou tentar explicar o que eu acho que aconteceu com nossa área…para que possamos discutir o que seria melhor…

bem vou citar meu exemplo,

sempre pensei em ganhar “bem e rápido, queria ter dinheiro antes de ficar velho”, fui um ótimo aluno na escola e quiz escolher uma área que nao valorizasse o “trabalho” e sim o “conhecimento”,

então aos 12 anos, comecei a estudar pascal, depois html, depois php…eu queria vencer logoo, tinha me sacrificar…os salários que eu via na época eram 4k ~ 5k para programador delphi, nem precisava experiencia, só curso técnico (no maximo)…

ainda nao tinha ocorrido o estouro das faculdades…e muitos eram contratatos por “dominarem o conhecimento”

nessa época ninguem gostava de TI, programar era algo do tipo “ninguem consegue, ninguem faz, é dificil…, é monstro…etc…”

ok, enquanto as outras áreas cresciam por tempo de casa, maturidade…etc…TI se consagrava por pagar altos valores para quem dominasse o conhecimento…não era exigido experiencia…as pessoas simplesmente se sacrificavam ao maximo e entravam na área…até area de infra era muito valorizada… era o tal “Super Auto-Didata”

o profissional de TI nessa época era considerado muito inteligênte e muito bem pago, poucas pessoas entravam no antigo “CPD”…o cara era um monstro…

as pessoas diziam, você trabalha com computadores ? mesmo que o cara só soubesse instalar o windows, ele era fodaa…

Explosão na Area de Infra:

Tempos mudaram, houve explosão de faculdades e barateamento dos computadores…o conhecimento foi dispersado na internet, nasceram vários fóruns, a indexação do google melhorou…as pequenas empresas tinham necessidade de informatizar seus processos, nasce ai o técnico de informatica junior,

empresas pequenas: Não podemos pagar muito, e também não podemos te ensinar…mas você estará na área de TI “Nasce ai o técnico de microinfomática, com salário razoavel só que faltava o conceito, mas que supria as necessidades da empresa”.

• nesta fase todos querem TI, milhares de vagas, muitas pessoas me diziam, “eu escolho onde quero trabalhar”, dupliquei/tripliquei meu salario blablabla… TI ficou conhecida como “Você Escolhe quanto quer ganhar”…

nessa época em que a área sofreu uma grande expansão…TI ja não era mais esotérico, nos misturamos com as outras áreas. e começamos a seguir as mesmas regras dos outros funcionarios, o profissional ja não era mais, um “Talento”, era mais um profissional de manutenção…hidraulica, elétrica…etc…“ele ja não tinha super poderes rs”

só que infelizmente, um profissional de TI, não valoriza o trabalho…valoriza o conhecimento o rápido crescimento, ele quer crescer…mas não por tempo de casa…

Explosão de técnologias, muitas técnologias, as empresas não entendem que não da pra saber tudo, é uma enchorrada, impossivel.

eles se cansaram e quizeram trabalhar por conta…nasceram as consultorias e prestadoras de serviço em TI, dai pra frente a coisa só piorou…profissionais de péssima qualidade que realmente não tinham culpa, por que o mercado os levaram a isso, iniciantes que jamais foram bom profissionais, por que infelizmente para aprender tudo que que existe em TI até 2005 ja é um absurdo de coisas, ainda mais as que vão aparecendo.

virou uma verdadeira guerra Governo x Empresas x Terceirada x Quarteirizada x Funcionario…

as empresas naturalmente entraram em um consenso: "não sei o que você faz, mais o mercado esta pagando x, não importa o que você sabe, vou pagar o que o mercado esta pagando, mesmo sabendo que é pouco, mais é o valor que você tem no mercado.

simplesmente, como mudar de empresa se você vai ganhar o mesmo valor em outra ? e esse Cartel de Salários WTF ??

o texto foi grande, mas podemos chegar num “consenso” um Cartel também rs, a diferença é que trabalhamos para “viver”, e as empresas funcionam para “lucrar”, nesse jogo jamais teremos o Royal Flush

maior_abandonado

um meter a colher e ajudar o outro não é maléfico e ter os papéis bem definidos não impede isso, a idéia é impedir que um só faça tudo, algo que aqui estamos chamando de EUquipe… claro que isso foi só um exemplo mas a ideia da regulamentação seria justamente especificar como que a coisa tem que ser para evitar a bagunça que é hoje (o real problema em questão).

defendem de uma forma errada, defendem entre muitas aspas… isso que eu falei sobre o sindicato ter seu papel, sobre ele fazer greve, bom, achoque tenho que ser mais especifico, precisa ser mais atuante, isso por que temos muitas leis defendendo o empregado mas casos onde elas não são respeitadas são comuns, a exemplo disso lugar que faz esse terrorismo para o individuo fazer um absurdo de horas extras como citei, estes lugares que não pagam horas extras, nem com banco de horas… fora que esse terrorismo que citei na maioria dos casos se encaixa em assedio moral, adianta alguma coisa ter um monte de lei e não fazer-las valer ?

Quanto a recorrer a justiça para faze-las valer deveria fazer isso mesmo mas numa boa, com o que a pessoa tem a perder nestes casos muitas vezes não vale a pena (e isso não é só da nossa área), ja vi acontecer por exemplo e mais de uma vez a empresa dispensar o funcionário, não pagar todos os direitos e falarem na cara de pau pra pessoa que se ela quiser o que faltou ela entra na justiça cobrando, ai a pessoa estando no outro emprego não vai querer ficar saindo no horário de expediente, horário comercial, para cobrar esse valor, muitas vezes nem é la tão alto assim, pega mal pra ele na empresa nova (como disse, já vi isso com pessoas de outras áreas também). Isso fora o fato de que a pessoa não deveria “precisar” cobrar isso na justiça, é um direito dela, um sindicato que a proteja também é um direito dela, é uma pessoa em particular contra uma empresa, que certas vezes tem até um time de advogados, as empresas fazem isso justamente por que sabem que na maioria dos casos pro funcionário ou ex-funcionário não vale a pena correr atras dos direitos, processar a empresa e la na frente talvez até perder uma oportunidade por que a próxima empresa que ele vai tentar entrar viu que ele processou uma empresa anteriormente (prática comum). Por isso que não, não seria nem de longe mais simples a pessoa fazer isso ao invés do sindicato.

Como disse, a ideia é evitar certos abusos, alguns ja citei, a exemplo pegar pessoa contratada como estagiário e bota projeto no colo do individuo sozinho… teria que no minimo ter um responsável pelo projeto que fosse contratado como um profissional da área, esse teria que ser no mínimo junior, mas que ja fosse um profissional ja, por exemplo, não se pode colocar o estagiário de medicina para fazer operação, nem pode colocar o estagiário de direito la no tribunal para defender a empresa, nem pode mandar o estagiário de engenharia projetar um prédio, por que o estagiário de ti pode se virar com o projeto? Claro que as áreas são diferentes mas em todos os casos estamos falando de uma pessoa teoricamente inexperiente e com uma responsabilidade grande de sua respectiva área, o que obviamente está errado.

quanto ao que disse sobre mercado, sim contratariam mais plenos/seriores e menos juniores, mas isso devido ao fato que estão cobrando conhecimento de plenos dessas pessoas então se quer cobrar o individuo como um pleno, contrate-o como um pleno (e de preferência pague-o como tal), não como um júnior.

só editando para acrescentar aqui, se a pessoa tem que valorizar seu trabalho? obvio que sim, o problema é que muito comumente a empresa se aproveita de quem precisa do emprego desse emprego e por isso não pode se dar ao luxo de falar não para certos abusos… é muito fácil para quem não está nessa situação falar que se ninguém aceitasse as empresas parariam de fazer isso (coisa que aliás é meio questionável), mas pra quem tem mulher e filhos em casa e depende desse salário pra fazer a compra do mês a coisa fica bem mais complicada.

Luiz_Augusto_Prado

douglaskd:
vou tentar explicar o que eu acho que aconteceu com nossa área…para que possamos discutir o que seria melhor…

bem vou citar meu exemplo,

sempre pensei em ganhar “bem e rápido, queria ter dinheiro antes de ficar velho”, fui um ótimo aluno na escola e quiz escolher uma área que nao valorizasse o “trabalho” e sim o “conhecimento”,

então aos 12 anos, comecei a estudar pascal, depois html, depois php…eu queria vencer logoo, tinha me sacrificar…os salários que eu via na época eram 4k ~ 5k para programador delphi, nem precisava experiencia, só curso técnico (no maximo)…

ainda nao tinha ocorrido o estouro das faculdades…e muitos eram contratatos por “dominarem o conhecimento”

nessa época ninguem gostava de TI, programar era algo do tipo “ninguem consegue, ninguem faz, é dificil…, é monstro…etc…”

ok, enquanto as outras áreas cresciam por tempo de casa, maturidade…etc…TI se consagrava por pagar altos valores para quem dominasse o conhecimento…não era exigido experiencia…as pessoas simplesmente se sacrificavam ao maximo e entravam na área…até area de infra era muito valorizada… era o tal “Super Auto-Didata”

o profissional de TI nessa época era considerado muito inteligênte e muito bem pago, poucas pessoas entravam no antigo “CPD”…o cara era um monstro…

as pessoas diziam, você trabalha com computadores ? mesmo que o cara só soubesse instalar o windows, ele era fodaa…

Explosão na Area de Infra:

Tempos mudaram, houve explosão de faculdades e barateamento dos computadores…o conhecimento foi dispersado na internet, nasceram vários fóruns, a indexação do google melhorou…as pequenas empresas tinham necessidade de informatizar seus processos, nasce ai o técnico de informatica junior,

empresas pequenas: Não podemos pagar muito, e também não podemos te ensinar…mas você estará na área de TI “Nasce ai o técnico de microinfomática, com salário razoavel só que faltava o conceito, mas que supria as necessidades da empresa”.

• nesta fase todos querem TI, milhares de vagas, muitas pessoas me diziam, “eu escolho onde quero trabalhar”, dupliquei/tripliquei meu salario blablabla… TI ficou conhecida como “Você Escolhe quanto quer ganhar”…

nessa época em que a área sofreu uma grande expansão…TI ja não era mais esotérico, nos misturamos com as outras áreas. e começamos a seguir as mesmas regras dos outros funcionarios, o profissional ja não era mais, um “Talento”, era mais um profissional de manutenção…hidraulica, elétrica…etc…“ele ja não tinha super poderes rs”

só que infelizmente, um profissional de TI, não valoriza o trabalho…valoriza o conhecimento o rápido crescimento, ele quer crescer…mas não por tempo de casa…

Explosão de técnologias, muitas técnologias, as empresas não entendem que não da pra saber tudo, é uma enchorrada, impossivel.

eles se cansaram e quizeram trabalhar por conta…nasceram as consultorias e prestadoras de serviço em TI, dai pra frente a coisa só piorou…profissionais de péssima qualidade que realmente não tinham culpa, por que o mercado os levaram a isso, iniciantes que jamais foram bom profissionais, por que infelizmente para aprender tudo que que existe em TI até 2005 ja é um absurdo de coisas, ainda mais as que vão aparecendo.

virou uma verdadeira guerra Governo x Empresas x Terceirada x Quarteirizada x Funcionario…

as empresas naturalmente entraram em um consenso: "não sei o que você faz, mais o mercado esta pagando x, não importa o que você sabe, vou pagar o que o mercado esta pagando, mesmo sabendo que é pouco, mais é o valor que você tem no mercado.

simplesmente, como mudar de empresa se você vai ganhar o mesmo valor em outra ? e esse Cartel de Salários WTF ??

o texto foi grande, mas podemos chegar num “consenso” um Cartel também rs, a diferença é que trabalhamos para “viver”, e as empresas funcionam para “lucrar”, nesse jogo jamais teremos o Royal Flush

Os passos que vc trilhou lembram o meu. Acho que vc deve representar a maioria de nós.
Falou tudo.
Tanto é que existem varios frameworks que fazem a mesma coisa. Ou as vezes pior…Como eu vi em um outro post… cópia:

Por isso que não acredito quando vejo noticias dizendo que faltam mão-de-obra capacitada no mercado.
Falta é empresa interessada em investir em funcionário.
Devemos pensar em uma forma de nos todos contornarmos essa situação sem precisarmos criar “reserva de mercado”.
“É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.” (Sócrates)

douglaskd

maior_abandonado,

concordo muito com você.!

técnico de segurança do trabalho o piso é R$2.300…o trabalho não é 7 cabeças

se chegasse um conselho e de uma hora pra disserem que o piso de qualquer profissão que categorize trabalho relacionado a área de TI, terá o piso reajustado para R$3.500

quais são as consequencias:

Ato 1: irá diminuir a quantidade de profissionais na área…para que o lucro seja mantido
Ato 2: haverá excesso de trabalho e provavelmente muitas demissões e pedidos de demissão e afastamentos
Ato 3: a necessidade será de especialistas, os cursos tecnologos teram alta.
Ato 4: Profissionais ruins provavalmente iram sair naturalmente
Ato 5: profissionais iniciantes não terão oportunidade de Aprender, teram que entrar lutando, só que com o ensino melhorado, as escolas teriam que se adaptar a isso…“é o mercado”, ja que a profissão é técnica, as matérias mais “esotéricas sem utilidade” seriam encurtadas…

mesmo que seja pior para vários profissionais, é melhor do que continuar como esta…eu acho…mudanças radicais são necessárias, com certeza tem muitas outras consequencias melhores/piores/imprevisiveis, mais muitos devem concordar comigo…“é melhor tentar do que ficar de braços cruzados”

eu voto sim para um Conselho…

Z

Bom, existe o PLS Nº 607 de 2007
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82918
sorte nossa, nesse caso, que nosso Legislativo é bastante lento, pois o projeto está tramitando há mais de 4 anos.

Na minha opinião, se o governo começasse a exigir melhoria nos cursos de graduação de todos cursos, não somente de TI, já seria suficiente. E também fechar cursos dessas Uni*** que existem aos montes por ai e não tem nenhuma qualidade.

Estava pesquisando sobre o assunto, achei o seguinte texto de um cara bastante reconhecido na comunidade java http://blog.fragmental.com.br/2008/03/21/ainda-bem-que-estou-aqui/.

Posição da SBC referente ao assunto:
http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=219&Itemid=163

Relações Profissionais
A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978.Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.A área deve ser Auto-Regulada.Os argumentos levantado junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que acompanha o PL 1561/2003, o qual é integralmente apoiado pela Sociedade de Computação.A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978.

Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:

1.Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.

2.Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.

3.A área deve ser Auto-Regulada.

Os argumentos levantado junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que acompanha o PL 1561/2003, o qual é integralmente apoiado pela Sociedade de Computação.

L

maior_abandonado:

Quanto a recorrer a justiça para faze-las valer deveria fazer isso mesmo mas numa boa, com o que a pessoa tem a perder nestes casos muitas vezes não vale a pena (e isso não é só da nossa área), ja vi acontecer por exemplo e mais de uma vez a empresa dispensar o funcionário, não pagar todos os direitos e falarem na cara de pau pra pessoa que se ela quiser o que faltou ela entra na justiça cobrando, ai a pessoa estando no outro emprego não vai querer ficar saindo no horário de expediente, horário comercial, para cobrar esse valor, muitas vezes nem é la tão alto assim, pega mal pra ele na empresa nova (como disse, já vi isso com pessoas de outras áreas também). Isso fora o fato de que a pessoa não deveria “precisar” cobrar isso na justiça, é um direito dela, um sindicato que a proteja também é um direito dela, é uma pessoa em particular contra uma empresa, que certas vezes tem até um time de advogados, as empresas fazem isso justamente por que sabem que na maioria dos casos pro funcionário ou ex-funcionário não vale a pena correr atras dos direitos, processar a empresa e la na frente talvez até perder uma oportunidade por que a próxima empresa que ele vai tentar entrar viu que ele processou uma empresa anteriormente (prática comum). Por isso que não, não seria nem de longe mais simples a pessoa fazer isso ao invés do sindicato.

Precisa ser muito ignorante para não correr atrás dessas coisas. É claro que vale a pena. Qual seria a alternativa, ficar sem receber nada?

Mesmo que seja necessário sair no horário do expediente, compensa essas horas depois. Não dêem mole para empregador sacana.

maior_abandonado

Longino:
maior_abandonado:

Precisa ser muito ignorante para não correr atrás dessas coisas. É claro que vale a pena. Qual seria a alternativa, ficar sem receber nada?

Mesmo que seja necessário sair no horário do expediente, compensa essas horas depois. Não dêem mole para empregador sacana.

claro né que em todas as empresas a pessoa vai ter a oportunidade de poder compensar depois ao invés de ter uma falta ou atraso registrado;

claro né que nenhuma empresa aqui no Brasil verifica se os candidatos as vagas de trabalho ja processaram alguma empresa antes;

claro que estes casos de projetos atrasadíssimos por motivos que não vou nem debater e gerentes retrógrados e ignorantes não vão se importar se você não estiver presente no horário comercial… isso não existe.

claro que sua imagem não vai ficar marcada por você sair no seu horário com uma certa constância, mesmo que você compense depois…

a verdade é que num mundo ideal esse é o tipo de coisa que você consegue manter sua produtividade mesmo buscando seus direitos desse jeito, aliás num mundo ideal você nem precisaria disso, mas na prática você tem uma certa grana a ganhar com isso e algumas possíveis coisas a perder, no qual nem todo mundo pode arriscar e por isso muitos tem medo de buscar os próprios direitos, aliás se é um direito da pessoa, ignorante ou não ela deveria ter.

sergiotaborda

O problema da TI não é a falta de Conselhos, é falta de respeito.

Esta falta de respeito se divide em duas partes. A falta de respeito das pessoas que trabalham com isto, e a falta de respeito de quem os contrada.
Quando um médico, engenheiro, advogado, ou até o mecânico da esquina lhe diz que não fará certa coisa porque é ruim para você , voce pode não acreditar. Pode pedir uma segunda opinião, mas nunca vc irá falta ao respeito e exigir que essa pessoas faça o que vc está pedindo mesmo contra a consciência da pessoa. Se a pessoa é profissional de verdade irá recusar a qualquer preço, porque não é uma questão de dinheiro, é uma questão de principio. Valor.

A pessoas que trabalham com TI seja qual for o seu "grau’ (junior, pleno, sênior, etc) não são profissionais. Ser profissional não se aprende na escola. Valores e princípios se têm ou não se têm. Não é um curso que lhe transmite os princípios. São outros profissionais.

Sabemos que existe um monte de sem vergonha que vem para a profissão para ganhar dinheiro fácil. E é fácil mesmo.Aliás, é mais fácil vc ganhar dinheiro sendo um mau profissional do que ao contrário. É por isto que assistimos aos problemas que assistimos. Como as pessoas não têm vergonha, e os profissionais não têm orgulho, o problema apenas cresce.

Antes de qualquer conselho, ou regras, o que faz falta é capacidade de ser profissional. Ter orgulho na profissão e vergonha quando vemos alguem cagar no que queremos construir. Existe a iniciativa do Software Craftmanship mas esta prega códigos mais bem feitos. Sim isso é necessário. Mas é mais do que isto. É uma atitude de constante vigília.

Não é a faculdade , e muito menos as pseudo-faculdades, que vão lhe ensinar o que vc precisa saber sobre o que é ser profissional de TI. Portanto, cursar uma faculdade, desde ponto de vista é inutil. Por outro lado, tentar ser um profissional de TI sem um treinamento científico é estúpido.

Para mim TI de infra é completamente diferente de TI de desenvolvimento de software e como tal as capacidades necessárias são diferentes. Em TI de infra não ha inovação, ha aprender a usar aquilo que o mercado tem. Em desenvolvimento ha que aprender a fazer o mercado.

O que assistimos são pessoas sem preparo intelectual para serem analista , para entrevistar pessoas. Conversar é muito importante em desenvolvimento de software e isso não lhe ensinam na faculdade. Ha a necessidade de uma melhor capacitação das pessoas que saem das faculdades pelos profissionais que já estão no mercado e não podemos esperar que as empresas pagem por isto. Temos que ser nós profissionais a ensinar quem chega agora. O problema é que tem muita gente se dizendo profissional e não sendo. E muita gente que chega agora sem o minimo de respeito.

A constante falta de respeito pelos profissionais torna-os ariscos e/ou isolados do problema da classe o que leva a classe para o buraco. E é por isso que muita gente falta de um conselho, ou seja, um orgão que castigue que é inutil e recompense quem se esforça. Mas isso só acontece nos contos de fadas. O castigo e a recompensa está em nossas mãos todos os dias.

Os empregadores e os clientes não têm qualquer noção do que software é. O clientes têm visões embecis achando que se pode criar um produto em 15 dias ou 1 mês. Isso é simplesmente ridiculo e alguem deveria dizer isso na cara deles. Mas os empregadores que pegam serviço desses clientes sabem menos ainda e só estão interessados em explorar a boa vontade dos desenvolvedores. Usando um processo PMI ultrapassado (afinal nenhuma regra é boa em todas as situações e um protocolo que funciona para eng civil não necessáriamente funciona para eng de software) querem nos fazer acreditar que o cliente tem sempre razão os os profissionais são uns imbecis preguiçosos que só querem é dinheiro mas não fazem nada para ajudar a causa. Quem quer ajudar causas perdidas ?

Fazer sempre o mesmo e esperar resultados diferentes é a definição de insanidade. Se você espera por um conselho que não chega , você é insano.
Se você espera que o seu colega mentecapto aprender a ser profissional , você é insano. Ele nunca aprenderá sozinho. Você tem que o ensinar.
Se você espera que os empregadores melhorem e nos respeitem , você é insano. Você tem que se dar ao respeito. E muitas vezes isso significa discutir e até se despedir.

Por outro lado, todo o desenvolvedor é prequiçoso. quantos de vocês que vivem sob o jugo de algum empregador mentcapto deixaria tudo amanhã para vir trabalhar num projeto onde ninguem lhe vai pagar nada até que o projeto faça a sua primeira venda ?

Pois é, é isso que nos mata. Falta de coragem e se contentar que o se tem. E sempre fazemos isso. Essa é a insanidade maior.

O problema em TI está em nós mesmos. Nós que nos achamos profissionais mas não moldamos a mente dos outros. E nós que queremos aprender mas somos muito preguiçosos para aprender do jeito certo.

Toda e qualquer gambiarra é uma vergonha. É um pecado. Mas você sente essa vergonha ? Se calhar nem sabe que aquilo que acabou de fazer é um gambiarra. Se calhar vc acha o máximo usar o padrão singleton sem saber que é maior cagada de sempre. Se calhar você acha que porque sabe spring vc domina java. Se enganar o tempo todo é insano.

Ou deixamos de ser insanos e começamos a fazer coisas diferentes e ter atitudes diferentes ou não vale a pena se queixar.

Quer mais qualidade ? Exija-a! Proveja-a! Não pode exigir o que vc não sabe fazer.

A culpa não é dos empregadores ou dos clientes ou do governo. eles não sabem melhor. E nunca saberão. Somos nós que temos que fazer por nós mesmos. As ordens profissionais dos médicos, advogados, etc… foram criados por eles mesmos. E tiveram a sua utilizada antes de se corromperem. hoje nada valem, já que ser da ordem não significa que vc é bom no que faz. Aliás “bom” é um conceito muito relativo.

Não precisamos de ordens ou de ajuda do governo. Precisamos é ter vergonha, aprender a ser profissionais e a invocar os nossos valores em todas as circunstâncias custe o que nos custar, quando nos custar , quanto nos custar. Ou isso, ou ficar em silêncio. Porque quem não se esforça, não pode ser queixar.

doravan

oliva:

Abraços.

Conselho não garante direitos do profissional de qualquer área que seja.
Existe uma grande diferença entre profissões “responsabilizáveis” (engenharia, medicina, odonto, advocacia) e “não responsabilizáveis” (desenvolvimento, jornalismo, redação, artes e ciências).

Nossa profissão é meramente experimental, uma falha de desenvolvimento pode ser corrigida facilmente. Pense agora em corrigir um prédio, ou uma cirurgia, ou um processo judicial que durou uma vida.

Ocorre que não há desvalorização do profissional de desenvolvimento, o que há é uma real separação de conhecimento, visto o caráter experimental da profissão.
Minha formação é Jurídica(Direito), mas trabalho como Analista de Sistemas, mas meu nível de conhecimento e experiência vai muito além do que a maioria dos profissionais formados, afinal, quando comecei a programar (Delphi) a maioria das faculdades sequer tinham curso de Ciência da Computação.

Tenho 31 anos de idade, 13 anos de experiência em desenvolvimento, e eu ficaria muito enfurecido se eu fosse rebaixado profissionalmente por conta da criação de um conselho que favoreça os “recém formados” em detrimento dos profissionais que já estão no mercado há décadas como eu. Por esta razão é que acho que ainda não criaram um conselho de informática.

Quando meu gestor quer selecionar um novo desenvolvedor para a equipe, ele me dá liberdade para elaborar um teste teórico e prático para os novos candidatos. O nível da ESMAGADORA MAIORIA dos formados é simplesmente deplorável em comparação aos que são auto-didatas. Penso que a maioria fez a faculdade pensando no salário que um programador ganha na minha região. Na minha equipe hoje não tem nenhum formado, e o único formado que passou aqui fez um trabalho simplesmente catastrófico e foi demitido por isso.

Claro que isso não é regra, existem bons profissionais formados. O fato é que, quando um desenvolvedor é selecionado, ele é avaliado pelo seu “jogo de cintura” e não pelo canudo que ele carrega no bolso.

Não que eu saiba tudo, mas sei o suficiente para desenrolar os sistemas nos quais trabalho, e também sei como criar novos sistemas, daí vou me lançar em uma nova faculdade só pra acabar fazendo aquilo o que já faço? O que vou ganhar com isso? Já perdi 6 anos da minha vida numa sala de aula de universidade, hoje me preocupo bem mais com certificações e leituras mais produtivas do que “filosofias de abobrinha” que são incluídas na grade curricular só pra encher linguiça, acumulada com mais umas 3 cadeiras de portugol, teoria de algoritmos e outras parafernalhas que já lido diariamente. É o famoso “quando você vinha com o milho, eu já voltava com a pamonha pronta”.

Conselho que deixo pra você: não pare e pense que faculdade é tudo nessa profissão, procure certificações e experiência… bons desenvolvedores ultrapassam os R$ 250.000,00 de rendimento por ano, e os melhores desenvolvedores são gestores ou donos dos seus próprios negócios.

Y

Concordo com o que o Doravan falou. Conselho nao garante nada. Eu sempre digo que apoiaria uma ideia de um conselho que fizesse uma prova como a da OAB que ao final lhe dissesse"Meu filho, voce ainda nao tem condicoes de entrar no mercado, continue estudando". Mas isso eh muito improvavel de ser feito com a seriedade necessaria.

Meu irmao eh contador, assim como varios outros amigos meus, e a opiniao deles eh unanime quanto a isso. O CRC so serve pra te tirar dinheiro, nao ajuda em nada, nao faz nada. E quem pensa que vai garantir piso esta enganado. Pode ate ser que tenha algo no estuto ou coisa parecida, mas de uma passeada pelos escritorios contabeis por ai e voce vai encontrar varios contadores formados ganhando R$ 800,00 , $1000,00 mes.

Agora o que eu achei estranho nesse topico foi a quantidade de gente preocupada com a qualidade dos produtos das empresas de terceiros. Ora, se o cara quer contratar um estagiario a 700/mes para desenvolver o produto carro-chefe da empresa dele, o problema eh dele, nao nosso. Pode apostar com isso que o produto vai ser ruim, os clientes ficarao insatisfeitos, a empresa vai perder para concorrentes. E depois ele vai ter que gastar um dinheiro bem maior para contratar alguem que consiga por ordem na casa. Eu ja visso acontecer muitas vezes.

E outra, o pessoal que é acusado de falar por ser senior, que assim fica facil e nao sei o que mais, tambem ja foi junior, depois pleno, depois senior. Entao a opiniao deles vale mais do que a da maioria, nao menos como foi dado a entender. Eles tem uma experiencia bem maior na area, ja viram bem mais coisas.

adriano_si

Minha experiência na área me mostra claramente tudo o que eu não quero na nossa área…

Quando estava na faculdade, era maluco pra que existisse um conselho… Não via a hora, achava um absurdo ainda não existir e tals…

Quando cheguei no mercado, percebi o grande erro de algo dessa natureza. Não há espaço para isso…

O Post do Philipe Calçado que foi colado lá na primeira página, deixa claro algo: “Outros já discutiram sobre isso em outras partes do mundo e a decisão foi unânime”

O problema é justamente o descrito pelo Doravan… Faculdades de MERDA formando profissionais de MERDA que inflarão ainda mais a área pela mesma ser regulamentada. O sérgio taborda foi bastante amplo no assunto pra mim e acho que faltou só uma conclusão, que a conclusão do preguiçoso.

Tem muito pouca gente afim de mudar, de fazer diferente, de fazer A diferença. A grande maioria é preguiçoso e não vê a hora de se esconder atrás de um órgão que dite as regras para as empresas, porque os mesmos não têm força e competência pra mudar… A maioria se prostitui… A maioria não sabe negociar salários… e a desculpa que tem boca pra alimentar e é difícil é uma das piores delas…

Também tenho 2 bocas pra alimentar e já passei 3 meses tentando começar uma Startup sem receber 1 centavo por isso… Deu errado, não tenho a menor vergonha de dizer, mas agora estou indo para a segunda tentativa…

Não espere alguém mudar o mundo pra você meu amigo… Vá lá e mude o seu próprio mundo e alguns perguntarão o que você tem de diferente… Não acredito e nunca acreditarei em sorte, e sim em competência e trabalho…

O triste é ver que brasileiro (pelo menos 80%) já nasce com esse instinto de proteção externa (governo, conselhos de classe, concurso público, etc…) no sangue.

O cara culpa o governo pela sua pobreza, culpa a falta de conselhos por causa do salário que recebe, quer porque quer passar em um concurso pra ter “estabilidade” e “segurança” financeira, mas nunca para pra pensar que quem faz o seu mundo é o próprio cara…

Aí criamos essa carrada de colegas que não conseguem enxergar o mundo de outra forma… Querem ser iguais aos grandes, mas não movem um músculo para isso…

Complicado meus amigos…

Como pediram há uns anos atrás “Brasil, mostra a tua cara”… Aí está, o Brasileiro é o retrato do seu país…

Confesso que um dia já fui assim :frowning: , e não me envergonho nem um pouco de dizer isso, pois fui capaz de me auto examinar e não precisar ninguém me dizer isso…

Abs []

rmendes08

Longino:
adriano_si:

Também tenho 2 bocas pra alimentar e já passei 3 meses tentando começar uma Startup sem receber 1 centavo por isso… Deu errado, não tenho a menor vergonha de dizer, mas agora estou indo para a segunda tentativa…

Acho que todo mundo deveria tentar isso algum dia na vida. Na pior das hipóteses acaba-se aprendendo muito.

Boa sorte da próxima vez.

Pois é, empreender é isso mesmo, tentativa e erro. Aqui no Brasil a maioria das pessoas pensa que empreender é só ter uma idéia legal e no dia seguinte você vai ter 100.000 em capital de risco para trabalhar. Até chegar nessa etapa tem que errar muito, suar muito até acertar. Boa sorte, espero daqui a algum tempo fazer minha 1a tentativa também.

adriano_si

rmendes08:
Longino:
adriano_si:

Acho que todo mundo deveria tentar isso algum dia na vida. Na pior das hipóteses acaba-se aprendendo muito.

Pois é, empreender é isso mesmo, tentativa e erro. Aqui no Brasil a maioria das pessoas pensa que empreender é só ter uma idéia legal e no dia seguinte você vai ter 100.000 em capital de risco para trabalhar. Até chegar nessa etapa tem que errar muito, suar muito até acertar. Boa sorte, espero daqui a algum tempo fazer minha 1a tentativa também.

É justamente pelos motivos que eu falei… 2 Principais:

1 - Todo mundo no Brasil é doutrinado a ser empregado de alguém.

2 - Preguiça e medo de arriscar. Arriscar a miséria das pequenas moedas dentro do pote de ouro, dá coceira na maioria da população.

O que mais me intriga, é que estamos em uma área bem propícia a isso e na maioria das vezes, conversando com pessoas de nível alto.

Tiro como exemplo o da Tacacazeira que morava perto da minha casa… A mulher abriu uma banca de Tacacá no meio da praça, totalmente sem instrução. Foi expulsa pela prefeitura por falta de alvará.

90% da população teria desistido aí… ela correu atrás do alvará e não conseguiu… Correu atrás de montar a banca no pátio da casa dela, que até aquele momento era um casebre com um murinho baixo… Em 10 anos a mulher construiu sua casa de 3 andares, tem um mini-prédio com 15 apartamentos que ela aluga como kit-net, anda em um Corola 2011, tem um ponto próprio de venda e 6 funcionários que trabalham legalmente pra ela.

Pode-se dizer de tudo dessa mulher, mas nunca, jamais, que ela teve sorte na vida… Um dia discutí foi com a minha mãe quando ela falou essa frase…

A mulher comeu o pão que o diabo amassou por um bom tempo, mas hoje está aí… Assim é a trajetória de todos os empreendedores… Bicho raro no nosso país (Infelizmente).

E pra quem não sabe, Tacacá é isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tacacá e http://www.comidaereceitas.com.br/crustaceos/tacaca-tipica-do-para.html

Abs []

AUser

adriano_si:
rmendes08:
Longino:
adriano_si:

2 - Preguiça e medo de arriscar. Arriscar a miséria das pequenas moedas dentro do pote de ouro, dá coceira na maioria da população.

O que mais me intriga, é que estamos em uma área bem propícia a isso e na maioria das vezes, conversando com pessoas de nível alto.

Tiro como exemplo o da Tacacazeira que morava perto da minha casa… A mulher abriu uma banca de Tacacá no meio da praça, totalmente sem instrução. Foi expulsa pela prefeitura por falta de alvará.

90% da população teria desistido aí… ela correu atrás do alvará e não conseguiu… Correu atrás de montar a banca no pátio da casa dela, que até aquele momento era um casebre com um murinho baixo… Em 10 anos a mulher construiu sua casa de 3 andares, tem um mini-prédio com 15 apartamentos que ela aluga como kit-net, anda em um Corola 2011, tem um ponto próprio de venda e 6 funcionários que trabalham legalmente pra ela.

Pode-se dizer de tudo dessa mulher, mas nunca, jamais, que ela teve sorte na vida… Um dia discutí foi com a minha mãe quando ela falou essa frase…

A mulher comeu o pão que o diabo amassou por um bom tempo, mas hoje está aí… Assim é a trajetória de todos os empreendedores… Bicho raro no nosso país (Infelizmente).

E pra quem não sabe, Tacacá é isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tacacá e http://www.comidaereceitas.com.br/crustaceos/tacaca-tipica-do-para.html

Abs []

Rapaz, eu acho que o caminho do empreendedorismo é o mais prazeroso que há. Hoje eu tava olhando o raking da Forbes 2011, e a coisa que realmente me chamou atenção foi o único nome brasileiro que tem lá: Eike Batista. E bem, o Brasil é uma terra RECHEADA de oportunidades, isso é bem contraditório com o Ranking, mas dá pra notar a influência cultural nisso daí. Como o Brasil, sendo a terra de oportunidades que é, só tem um bilionário na Forbes? Até agora ainda tô encucado com isso, mas a cultura é um ponto meio óbvio desse pseudo-enigma.

Bom, acredito que pra virar um empreendedor DE VERDADE, tem que estudar MUITO, MUITO mesmo. Ler biografias, ler livros sobre empreendedorismo, ter a ânsia em fornecer um padrão de qualidade e ver as coisas crescerem, ter boas bases de contabilidade, administração e economia. Esquecer aquelas palestrinhas do Sebrae e cair fundo nos livros mesmo, como O Investidor Inteligente, Startup lean, etc.

Muito boa sorte pra ti, ser empreendedor em uma terra que o empreendedorismo atual são pessoas que acham que o empreendedorismo é o “jeitinho brasileiro”, é algo muito difícil. E se quiser, me manda MP que te mando umas dicas muito boas de livros sobre empreendedorismo e principalmente sobre startups.

[]'s!

douglaskd

AUser:
adriano_si:
rmendes08:
Longino:
adriano_si:

Abs []

Rapaz, eu acho que o caminho do empreendedorismo é o mais prazeroso que há. Hoje eu tava olhando o raking da Forbes 2011, e a coisa que realmente me chamou atenção foi o único nome brasileiro que tem lá: Eike Batista. E bem, o Brasil é uma terra RECHEADA de oportunidades, isso é bem contraditório com o Ranking, mas dá pra notar a influência cultural nisso daí. Como o Brasil, sendo a terra de oportunidades que é, só tem um bilionário na Forbes? Até agora ainda tô encucado com isso, mas a cultura é um ponto meio óbvio desse pseudo-enigma.

Bom, acredito que pra virar um empreendedor DE VERDADE, tem que estudar MUITO, MUITO mesmo. Ler biografias, ler livros sobre empreendedorismo, ter a ânsia em fornecer um padrão de qualidade e ver as coisas crescerem, ter boas bases de contabilidade, administração e economia. Esquecer aquelas palestrinhas do Sebrae e cair fundo nos livros mesmo, como O Investidor Inteligente, Startup lean, etc.

Muito boa sorte pra ti, ser empreendedor em uma terra que o empreendedorismo atual são pessoas que acham que o empreendedorismo é o “jeitinho brasileiro”, é algo muito difícil. E se quiser, me manda MP que te mando umas dicas muito boas de livros sobre empreendedorismo e principalmente sobre startups.

[]'s!

“DE VERDADE, tem que estudar MUITO, MUITO mesmo.”

-O mercado de automoveis é ótimo… se eu estudar muito eu consigo ser dono de uma fabrica de automóveis ?

-O mercado de mineirais que o Eike começou, no qual o pai dele deu uma mina de ouro pra ele…, mesmo que eu estude muito eu não ganho uma mina assim…

Pense no que você gostaria de ter…seus desejos são o mercado…

Eu queria ter um carro show…(mercado de automóveis, transportes)
Eu tenho necessidades básicas (rede elétrica, supermercado, telefonia celular, agua)
Eu preciso curtir a vida (restaurantes, viagens, shopping, clubes)
Preciso comprar as coisas da minha casa (Casas Bahia hehehehe)
Adoro Jogar/Assistir Filmes (PC, Videogames,TV,Eletronicos em geral)
Adoro diversão (jogos/filmes mais não gasto com isso haha)

TI/Desenvolvimento/Startup vão atuar principalmente como “suporte” para essas empresas e não para o usuário final.

OK, mesmo atendendo as empresas e não o cliente final, continua sendo um excelente negócio.

sim, mas quantas empresas não tem sua própria área de ti, seus próprios softwares ?

OK, mas mesmo assim “RECHEADA de oportunidades como você disse”…sim tem, mas para conquistar esse pequeno mercado quem são seus concorrentes, quais as necessidades deles, onde eles estão ? o tempo de estudo deve ser gasto bem aqui, conhecimento de mercado, clientes, áreas de negócio… será que uma pessoa apenas é capaz de fazer isso ? acho bem dificil…o custo inicial para entrar no mercado é alto., você vai ter que ter dinheiro guardado para fazer essa aplicação realmente de risco.

é bem visível a dificuldade que é para se conquistar uma parte desse mercado na área de TI, não tanto quanto se tivesse dinheiro que trabalhasse para você, atingindo o desejo dos clientes finais.

o que eu quiz dizer…Quem tem Dinheiro faz Dinheiro.

se você esta começando a empreender e eu tenho tanto dinheiro que nao quero concorrentes…o que eu faço…gasto meu dinheiro fazendo o mesmo negócio que você cobrando bemmmm mais barato…perdendo dinheiro para “Quebrar a Concorrencia” e ganhando do outro lado…

por isso grandes empresas ganham tanto dinheiro…“Fazendo Qualquer Negócio” como dizem na TV…

AUser

douglaskd:
AUser:
adriano_si:
rmendes08:
Longino:
adriano_si:

Abs []

[]'s!

“DE VERDADE, tem que estudar MUITO, MUITO mesmo.”

-O mercado de automoveis é ótimo… se eu estudar muito eu consigo ser dono de uma fabrica de automóveis ?

-O mercado de mineirais que o Eike começou, no qual o pai dele deu uma mina de ouro pra ele…, mesmo que eu estude muito eu não ganho uma mina assim…

Pense no que você gostaria de ter…seus desejos são o mercado…

Eu queria ter um carro show…(mercado de automóveis, transportes)
Eu tenho necessidades básicas (rede elétrica, supermercado, telefonia celular, agua)
Eu preciso curtir a vida (restaurantes, viagens, shopping, clubes)
Preciso comprar as coisas da minha casa (Casas Bahia hehehehe)
Adoro Jogar/Assistir Filmes (PC, Videogames,TV,Eletronicos em geral)
Adoro diversão (jogos/filmes mais não gasto com isso haha)

TI/Desenvolvimento/Startup vão atuar principalmente como “suporte” para essas empresas e não para o usuário final.

OK, mesmo atendendo as empresas e não o cliente final, continua sendo um excelente negócio.

sim, mas quantas empresas não tem sua própria área de ti, seus próprios softwares ?

OK, mas mesmo assim “RECHEADA de oportunidades como você disse”…sim tem, mas para conquistar esse pequeno mercado quem são seus concorrentes, quais as necessidades deles, onde eles estão ? o tempo de estudo deve ser gasto bem aqui, conhecimento de mercado, clientes, áreas de negócio… será que uma pessoa apenas é capaz de fazer isso ? acho bem dificil…o custo inicial para entrar no mercado é alto., você vai ter que ter dinheiro guardado para fazer essa aplicação realmente de risco.

é bem visível a dificuldade que é para se conquistar uma parte desse mercado na área de TI, não tanto quanto se tivesse dinheiro que trabalhasse para você, atingindo o desejo dos clientes finais.

o que eu quiz dizer…Quem tem Dinheiro faz Dinheiro.

se você esta começando a empreender e eu tenho tanto dinheiro que nao quero concorrentes…o que eu faço…gasto meu dinheiro fazendo o mesmo negócio que você cobrando bemmmm mais barato…perdendo dinheiro para “Quebrar a Concorrencia” e ganhando do outro lado…

por isso grandes empresas ganham tanto dinheiro…“Fazendo Qualquer Negócio” como dizem na TV…

Estudar muito lhe ajuda a preservar o capital e ter imaginar novas formas para ganhar dinheiro e novos modelos de aproveitamento. Você vai conseguir ser dono de uma fábrica de automóveis se focar nisso, ter conhecidos, e tiver pelo menos algum mérito quanto a isso. Não adianta chegar e falar ?vou ser dono de uma fábrica de automóveis?.

Empreendedor é o cara que mais deve estudar sim, pois o estudo dele é diretamente ligado a preservação do seu capital. Não entendi o que você quis dizer da segunda metade do texto em diante, mas se tiver algo a ver com o dinheiro trabalhar para você, só há uma forma: bolsa de valores (lembrando que valores não são só ações, hein).

Existem váaaaaaarias formas de entrar no mercado. Existem vantagens em ser um iniciante ou startup, e por incrível que pareça, dá para definir o mercado como favorável a quem vai entrar nele, o problema é que as pessoas não estudam os concorrentes e o seu próprio ramo, e normalmente não tem know how de contabilidade e administração suficientemente básicos. Ou seja, o problema não é do sr. Mercado, mas sim das pessoas que não estudam.

As grandes empresas ganham bastante dinheiro porquê já tem um know how, uma estrutura que já passou por um stress, um organograma bem definido, contatos maiores, e normalmente tem um acesso a informações de maneira mais fácil.

Criado 14 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 23 de fev. de 2012
Respostas 29
Participantes 17