Pessoal, se aprovada essa lei, todos os profissionais de informática terão que se filiar ao Conselho Regional de Informática.
Dêem uma olhada neste artigo:
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=1953&cc=15
Até +
Pessoal, se aprovada essa lei, todos os profissionais de informática terão que se filiar ao Conselho Regional de Informática.
Dêem uma olhada neste artigo:
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=1953&cc=15
Até +
Q massa em irmao!!!
Valeu pela noticia!!
hmmm… interessante, mas o q essa lei muda p/ os profissionais de informática, além de agora terem q pagar a anuidade?
Ederson
Concordo com o Ederson… O q isso vai trazer de vantagem para nós… Pra mim, o problema não vai ser a necessidade de ter um curso superior, mas sim a obrigação de ter q pagar uma anuidade e eu não to vendo vantagens… Se alguém souber de alguma, me diga, por favor… Se for o caso de “diferencial” para arrumar emprego ou para eliminar os picaretas, não vejo nenhuma vantagem no CREI… Afinal, cada um tem sua competência e faz o seu nome no mercado… Será q eles caçariam a “carteirinha do CREI” de um cara q desenvolveu um sistema com bug??
Deixem a opnião de vcs…
Abraço para todos…
[quote=“Bautto”]Concordo com o Ederson… O q isso vai trazer de vantagem para nós… Pra mim, o problema não vai ser a necessidade de ter um curso superior, mas sim a obrigação de ter q pagar uma anuidade e eu não to vendo vantagens… Se alguém souber de alguma, me diga, por favor… Se for o caso de ?diferencial? para arrumar emprego ou para eliminar os picaretas, não vejo nenhuma vantagem no CREI… Afinal, cada um tem sua competência e faz o seu nome no mercado… Será q eles caçariam a ?carteirinha do CREI? de um cara q desenvolveu um sistema com bug??
Deixem a opnião de vcs…
Abraço para todos…[/quote]
Cara, concordo plenamente com o que vc falou. Isso pra mim naum vai ter vantagem alguma, alias, so desvantagem, pois alem de tudo vamos ter que estar pagando taxa.
Naum aguento mais pagar taxa pra tudo… :evil: :evil: :evil:
Vejo isso uma forma de organizar os profissionais em nosso país,o conselho não vem de forma a impor que vc pare de desenvolver por naum ter feito tal sistema com os devidos criterios seguidos pelo conselho,mas sim a dar uma qualidade a nossa profissão.
Tipo,quem nunca escutou essa frase:“Meu programa pifou! chama os meninos da informatica!!!”
axo que nossa profissão caiu de credibilidade durante os anos.
Como um professor meu da faculdade falou,antes na porta da sala de computação estava escrito:“CPD - Não entre sem autorização”,hoje a sala foi substituida por uma menor!!
Devemos tambem pensar que isso cai em uma questão social,pois muitas pessoas que vivem de informática acabaram parando suas atividades por não se adequarem ao conselho.
Não será facil criar esse conselho,me corrijam se eu estiver errado,me parece que nem nos Estados unidos existe um conselho parecido.
O pior não é nem o fato de ter que pagar uma taxa, desde que seja oferecida alguma vantagem nisso. O pior mesmo é que existem por aí profissionais muito bem capacitados com cursos e certificações muito melhores do que um simples diploma de curso superior. Eu mesmo nunca fiz nenhuma faculdade mas já dei aula pra muitos formados.
E uma pergunta: Que tipo de profissional vai avaliar o trabalho dos programadores? Ou eles vão ter um profissional para cada linguagem. E as novidades? As tecnologias recém criadas, quem vai fiscalizar? Para eles exigirem que nós programadores sejamos capacitados, eles devem ser muito mais capacitados para não atrapalharem nossos projetos.
Por outro lado, a concorrência desleal diminuiria. Seria bom do ponto de vista que só pq o cara fez um curso de informática não quer dizer que é um técnico, e não pode sair por aí fazendo caca e manchando a profissão de quem muito estuda pra ser respeitado no que faz.
É um caso pra se pensar…
Apoiado!!!
é polémico, pois informatica é muito ampla
ok, vc esta cadastrado no CREI, vc pode exercer a função… mas o que especificamente!!!
sem falar que no meu curso, metade é um bando de vagal q não sabe fazer uma linha de código e passa somente nas costas dos outros
eu acho injusto esses imbecis talvez serem vistos com melhor olhos do que alguem que não fez curso algum só que estou pra caramba e manja muito
conheço e ouvi falar de algumas pessoas que são auto-didatas, pegaram uma “biblia” e mandaram bala… essas pessoas não poderam exercer a profissão???
Cara, tem uma pessoa no meu trampo que é assim, rala sozinho nos estudos, naum tem superior e nada e é um puta Analista/Programador, tanto é que é o mais bem remunerado na empresa.
Agora, só pq uma pessoa naum tem superior eles naum podem considerar esta pessoa incapaz de trabalhar na área, por isso discordo deste CRI, ou CREI, sei lá. Além de achar absurdo mais uma taxa…
Abraços
Cara, tem uma pessoa no meu trampo que é assim, rala sozinho nos estudos, naum tem superior e nada e é um puta Analista/Programador, tanto é que é o mais bem remunerado na empresa.
Agora, só pq uma pessoa naum tem superior eles naum podem considerar esta pessoa incapaz de trabalhar na área, por isso discordo deste CRI, ou CREI, sei lá. Além de achar absurdo mais uma taxa…
Abraços[/quote]
Falo tudo Renan, eu so acho assim: N JULGE PRA N SERES JULGADO! :razz:
bem, lembrem-se q aqueles q jah exercem a profissaum a um tempo (5 anos para CC e 4 para técnicos) poderaum se cadastrar. O problema eh para os novos autodidatas.
Sinceramente, tenho minhas dúvidas quanto a esta lei. Pensem:
um sistema foi feito, deu pau, por culpa do programador.
Se o programador naum eh filiado ao Crei, o contratante do serviço ficou a ver navios.
mas, c eh filiado? Q acontece? O Crei devolve o dinheiro? Ou conserta o sistema? Ou apenas pune o programador?
Qdo ocorrem problemas com médicos e engenheiros, que geralmente mexem com a vida das pessoas, os Conselhos nada fazem senão punir o culpado, mas não se responsabilizam pelos atos de seu filhado. limitam-se a excluí-lo do conselho, mas não se importam com quem ele efetivamente prejudicou. Acho esses conselhos inúteis.
Realmente, como disse o microfilo, mtos q fazem cursos de info naum estaum mto ae p/ a coisa (sei disso pq faço Técnico em Informática no Cotil) . E outros q estaum, podem acabar naum passando e ficando proibidos de exercem aquilo q gostam e sabem?
Ederson
Eh o seguinte, SE essa filiação servir como uma “certificação” para o software ou para a empresa, quem sabe isso seja um diferencial… Por exmplo:
“Esse software foi desenvolvido por analistas filiados ao CREI… Isso garante a qualidade do produto… (será q garante mesmo???)”
Ou senão:
“Nessa empresa, todos os analistas são filiados ao CREI… Isso garante a qualidade do nossos serviços…(será???)”
Por outro lado:
Art.4º As atividades e atribuições dos profissionais de que trata esta lei consistem em:
VIII - estudos, análises avaliações, vistorias, pareceres, perícias e auditorias de projetos e sistemas de informação;
Me esclaraçam uma coisa… Isso quer dizer soh quem tiver registro no CREI pode planejar uma rede?? Ou desenvolver um sistema de locado??
pois no caso do CRM, soh o medico pode transcrever um medicamento…
No CREA, soh um engenheiro pode construir um predio…
e aih!!! Pra mim esse negocio de CREI ta muito confuso…
Eu tbem acho este negocio de CREI confuso… Mais eu acho que é valido seguindo alguns principios…
Bom c existe auto-didatas, possivelmente eles serão capazes de cursar uma boa faculdade…
Vcs podem terem certeza c não existisse concelhos regionais e federais teria milhares de Medicos, farmaceuticos, dentistas, engenheiros, enfermeiras, advogados, agronomos, auto-didatas… ja imaginaraum a bagunça q seria???
Vcs acham justo:
esta é minha opnião…
Inté +
acho injusto esse neogocio de obrigatoriamente ter curso superior, primeiro pq muita gente passa no curso nas costas dos outros, e segundo pq tem muita gente q eh auto-didata (inclusive eu), eu ateh concordaria, se a unica exigencia fosse passar em alguma prova ou sei lah, seria mais justo, pq dai o kra ia tar provando que sabe.
eu ainda estou no ensino medio, n faco nenhum curso, sou auto-didata, leio livros e tb leio bastante coisa na internet sobre java (alias, n soh java, tb estou aprendendo outras linguagens, pra falar a verdade, n estudo soh programacao na informatica, eu vou lendo sobre tudo que acho interecante), alem de que eu pratico bastante, fazendo alguns programas e jogos, mesmo que seja pra deletar depois q ficar pronto (apesar q a maioria eu acabo gardando eheheh), antes de tomar conhecimento desse projeto de lei (que espero que continue sendo apenas projeto), eu jah pretendia cursar ciencias da computacao APENAS PARA CONTAR NO CURRICULO, afinal, estou estudando pra chegar na faculdade e ensinar o professor ehhehehehe
dai as pessoas que fazem como eu, sao auto-didatas, mas por algum motivo nao podem, ou nao pretendem, fazer um curso superior, mesmo sendo capazes, nao poderam exercer o que gostam??? enquanto gente que mal sabe o que eh um computador vai poder trabalhar como analista de sistemas…
e tambem, esse negocio de ter q pagar uma anuidade, eh soh mais uma forma de roubar nosso dinheiro, se fosse apenas uma prova, ai sim poderia ser combrada uma taxa para fazer a prova, e depois de ter passado n precisace pagar mais nada…
Analisando tudo, parece q temos muito mais pontos negativos do q positivos caso seja aprovada a criacao do CREI. Eu tbm sou a favor de q o exercicio da profissao de informática deve ser livre, pois eh isso q gera essa dinamicidade na carreira, agora pro cara q ta preocupado com isso, ou prefere q computacao seja uma area naum tao dinamica, sinto muito, mas deve mudar de área.
Nao seria possivel 1 teste de conhecimentos especificos para cada area para ingressar no CREI…independente do interessado ter terceiro grau ou nao…ai tanto formados qto nao formados mostrariam seus conhecimentos e poderiam ingressar no CREI…
flwsss
BOA DOFAS!!!
Na mosca!!! :razz:
Bem…
Como seria dividido o grau de conhecimento do filiados ao CREI?
Pq será que um cara apto a dar manutenção em um micro, seria considerado igual a um cara apto a desenvolver um sistema complexo para WEB? Quais seriam as categorias para enquadrar os variados tipos de profissionais?
Como um cliente reagiria ao saber que um filiado ao CREI fez uma “cagada” e que um cara que ele conhece e que nem é auto-didata resolveu? (pq isso vai acontecer de montão)
Quanto à prova. Bem, seria impossível compilar em uma única prova os diversos tipos de linguagens.
Não sou contra fiscalização, mas quero saber quem vai fiscalizar e quais os critérios (tem que ser critérios muito bem pensados) para tal.
A Taxa de ser utilizada para incentivar a criação de novas tecnologias brasileiras, através de um centro de pesquisa onde os filiados tenham total acesso. (eu sei que parece um sonho, mas temos que reivindicar isso) Uma espécie de comunidade open-source, onde todos os filiados possam contribuir e usufruir dessas tecnologias desenvolvidas.
Pensem como seria bom. Uma tecnologia com documentação em português e com cara de Brasil.
Os profissionais brasileiros são muito bem recebidos nos exterior, por sua criatividade, porém isso pode ser melhor aproveitado se organizado aqui.
Mas aí vem outro problema. E a corrupção? Quem vai garantir que a taxa será usada em nosso benefício, e não para encher o bolso de alguém?
Pessoal nós (brasileiros da área de informática) devemos nos unir para criar um movimento em prol do nosso desenvolvimento (do brasil). Eu sei que é possível.
Bem, agora que parei de viajar, gostaria de saber mais opniões…
té+
Pô…eu axo q poderia se dividir por cargos…ou por especialidades…por exemplo: vc saca mto de redes e trabalhar com isso…ai o crei teria 1 prova pra admistrador de redes por exemplo…ai vc vai lah e faz a prova…ai vc se passar fica habilitado a trabalhar somente com isso…se quiser + alguma coisa…vai lah e faz a prova da outra coisa…tipow…axo q poderia se dividir como se divide na medicina…cada medico tem sua especialidade e so pode trabalhar naquilo…se quiser trabalhar com outra coisa…vai ter q mostrar q sabe…bom eh isso q eu axo =PPP
flws