André Fonseca:
Ola,
Entao, instalei o Groovy e o Grails no Netbeans 6.5, e comecei a brincar de fazer HelloWorld… rs
Já surgiu uma dúvida que eu acho que pode amadurecer mais quando eu começar a entender melhor que é a seguinte:
Caso eu queira fazer uma aplicacao web apenas usando o Grails eu posso? A minha necessidade é bem especifica, suponha que eu já tenha a logica de negocios toda em java ou em uma outra linguagem qualquer, eu gostaria de usar o Grails apenas para redesenhar um front-end usando toda essa lógica de uma forma facil, rápida que pudesse ser disponbilizada rapidamente na plataforma Java, ou seja, integracao com Hibernate, JDBC, JSP, etc, etc… é possivel??
:roll:
Bom vamos lá vou tentar responder à algumas dúvidas:
- Primeira está lá no topo, sobre a confiabilidade do Grails - O grails é na verdade é um gluecode feito em Groovy, embasado em projetos consolidados no mundo java. O MVC dele, nada mais é que o SpringMVC, assim como sua camada de persistência, onde no Rails é o framework ActiveRecord, no Grails fica à cargo do Hibernate. Há um roadmap para isso virar JPA e você poder escolher o seu provider.
A segurança com Grails é provida através do framework Acegi, que é comum ao mundo Spring e excelente por sinal. Ferramenta de buscas, compass juntamente com lucene e por aí, então o Grails na verdade é 15 à 20% configuração e o restante vem de projetos consagrados no meio java, por tal motivo acredito que não terão tantos problemas para se adaptar. Uma outra questão , Grails é threadsafe e Rails não, tanto que alguns começaram a migrar para o Merb por essa questão.
-
Quanto à dúvida do post, o Grails possui um esquema de HelperClass baseado no IoC - Spring, separando a camada de negócios da Action de forma física. Assim você pode injetar qualquer POJO, como EJB3 que encapsula seu negócio junto ao Grails.
-
Mais um ponto a ser levado em consideração é a modelagem de domínios das entidades, que em Grails você pode ficar aderente ao modelo DDD e rails está atrelado ao modelo relacional.
Agora um pouquinhos sobre Rails:
Há servidores, qualquer um do mundo java, já que você pode cobrir usando JRuby. Se quiser usar outra coisa, pode caminhar para o Phusion Passenger, que é o tão esperado mod para o servidor Apache ou o Ruby Enterprise.
Bom, no final das contas vai levar muito o gosto do programador. A linguagem Groovy vem evoluindo, hoje tem características de mop tão boas quanto Ruby, ainda adição de outras features como AOP, possibilidade de utilizar java misturado e uma sintaxe “java like”. Acho que esse é o maior motivo de eu “NÃO” utilizar groovy.
Na minha opinião, estão poluindo muito a linguagem, com a visão de abocanhar o mercado de script oriundo do java e isso torna o ganho de usar uma linguagem mais simples bastante menor. Outro ponto para se levar em consideração está no aprendizado de outro mundo, outros paradigmas e como este pode o tornar um programador melhor… 
FIM !