[quote=adriano_si][quote=leandronsp]Na maioria dos projetos de sucesso em que trabalhei, o foco era no produto, mantendo sempre o bom equilíbrio entre onde fazer algo escalável e onde fazer algo ali, simples, em poucas horas, com as ferramentas que tínhamos no momento.
Já projetos burocráricos, com separação de “analista” x “desenvolvedor” (wtf?), follow de práticas etc, bom…no meu caso não tiveram o sucesso que era esperado.
Na minha humilde experiência, o que aprendi sempre foi: pragmatismo dá dinheiro. O resto (técnicas arcaicas de requisitos, se prender a apenas um modelo de desenvolvimento, bibliotecas de boas práticas e whatever) é bullshit. Desculpem a sinceridade.[/quote]
Mas quem foi que disse que a opinião dos que aqui escreveram era a de que queríamos nos amarrar a um único processo?
Você leu o tópico todo? Se não, vou resumir:
Se leu o post entendeu o que o autor do link original quis dizer. O Yvga complementou dizendo que tem “medo” desse foco no produto, pois ele já viu muita cagada ir pra produção simplesmente com a desculpa de que o foco tem que ser no produto e que na opinião dele, se preocupar com a arquitetura é também focar no produto, tendo em vista que o tempo de manutenção ficará menor, facilitando a resposta à mudanças. E o Javaflex finalizou dizendo que pra ele, nem 8, nem 80, pois também todos já vimos projetos de Software morrerem tentando encontrar o processo ideal, sem desenvolver software.
O amigão aí tentou, porque tentou dizer que o “foco no produto” é tudo o que importa e não concordou com o equilíbrio que propomos à conversa. Pra corroborar sua tese, ele disse que trabalha com Games e que isso era suficiente pra provar que o que ele dizia era a verdade absoluta. Pedí o portfólio de games dele, ou da empresa onde ele trabalha… É pedir muito? Você acha que isso é pedir muito? Não tô enchendo o saco, tô querendo validar uma opinião de alguém que a colocou como verdade absoluta. Nada mais justo do que ele mostrar o resultado do foco no produto.
EU não defendi processos, eu defendi equilíbrio, pois código lixo não te ajuda a responder a mudanças e não interessa onde você está, se no mundo corporativo ou montando sua empresa, se seu software não é adaptável (garantido pela sua arquitetura), não existe o tal “foco no produto”.
Então sim, ainda estou esperando o portfólio, pois ele estufou o peito e gritou aos 4 cantos do fórum que ele trabalha com games e que isso era prova cabal de que estava certo. Quero ver. Posso?[/quote]
O mais importante, e que você convenientemente ignorou no seu resumo, é a resposta de quem tem medo, que nunca havia sido perguntado por exemplo como o algorítmo genético pra geração das grades horarias seria melhor para alunos e professores.
Ora… se você não sabe como uma funcionalidade afeta o usuário do software (ou “se por no lugar do usuário” como o autor do texto se refere), como pode dizer que isso é foco no produto?
LOL… não pode… mas pode distorcer os fatos…
boa sorte no seu projeto loser!