Boas colegas, abri este tópico porque estou com uma certa dificuldade em encontrar o conteúdo certo para estudar desenvolvimento web com Java para evitar perder tempo em estudar algo que não me ajudará no futuro. Já criei alguns sistemas com base em algumas video aulas com jsf e primefaces e um outro com spring. Mas não tenho domínio então decidi aprender a base o que certas video aulas não ensinam apenas mostram na pratica então pensei que o melhor para mim seria começar a estudar Java EE e depois estudar Spring… Muitas vagas em java pedem um ou outro…
Então a minha dúvida é onde encontrar um bom conteúdo que aborde sobre Java EE com hibernate etc? O que vocês aconcelham?
Se vc quer aprender a base do java web, entenda como funciona servlets, pois a maioria dos frameworks web o usam em sua base. Além da parte java, eh bom entender o que é e como funciona o HTTP (assim como conceitos de serviços web REST). Outra coisa que irá ajudar bastante é entender o que é e como funciona requisições AJAX (saber JS vai ser fundamental nessa parte).
Mercado Java sempre foi uma zona. Por nao ter nada produtivo oficialmente, apareciam infinitas ferramentas de terceiros, o que gera essas vagas onde cada um usa ferramenta diferente. Até hoje aparece coisa nova como um tal de micronaut.
Pelo menos de uns anos pra cá os projetos novos estão feitos de alguma forma usando o ecossistema Spring. Já legados vai encontrar em infinitas possibilidades mesmo.
Tenta ir pelo que pede a maioria. Se por exemplo for REST API usando o ecossistema Spring, este aqui é um bom exemplo de conteúdo a ser seguido: https://s3.amazonaws.com/algaworks-cafe.algaworks.com/wp-content/uploads/2020/05/Ementa-FSAS-Janeiro-2020.pdf