Conselhos

2 respostas
F

Bom dia turma!!!

A alguns dias, venho estudando nesse forum, bom perdi o medo e resolvi pedi um conselho, ajuda, ponta pé inicial, caminho das pedras… etc…

Fiz um curso em html, javascript, java, jsp, sql. Quando fazia o curso, tudo q o professor passava eu compreendia, resolvia, gerava resultados.
Agora estou sozinho, buscando por conta própria porque gosto muiiiiiiiittttttttoooo de fazer um computador me obedecer, “as vezes ele me bate pra caramba”, mas persistindo e com ajuda de amigos, vai.

Ao revirar livros e revista descobri que me ensinaram um pouco dessa maravilha de java e jsp, como se ela fosse uma mera linguagem de scripts, onde todos os meus códigos até hoje são tudo misturado, sql, javascript, jsp uma verdadeira “zona”.

Por aqui descobri que existe um padrão “MVC”. que existe “HIBERNATE”, “Structs”. Bem mais a coisa ainda tá meio confusa.
Tenho um projeta pra desenvolver e não sei por onde começar, não quero reinventar a roda, só reaprender sem vícios.

Preciso de indicações, exemplos, tutoriais, livros.
Preciso economizar grana e usar bem meu tempo.

Ah! pra começar, como configuar um ambiente de desenvolvimento em windows e linux.

Pô desculpa, ficou um jornal, mas quem tem boca e amigos vai a “ROMA” e conquista o mundo.

Conto com vocês.

2 Respostas

cv1

francinei, aqui vao meus toques pra nao se perder:

• comece por baixo. entenda o que tem por baixo de todas as tecnologias que vc quer usar - pq uma hora, por exemplo, se o Hibernate falha e nao entender como a JDBC funciona, vc vai ficar completamente perdido.

• leia muito codigo. se vc ja cansou de ler livros, leia codigo. Pegue o codigo de algum projeto interessante na SourceForge ou Java.Net e so pare quando vc entender os porquês todos.

• escreva muito codigo - mas menos do que voce le. enquanto vc estuda algum projeto opensource, aproveite pra escrever algum sistema que te interesse. Nao precisa ser nada muito grande, mas precisa ser algo util. Nao desista ate que o seu codigo soe como poesia pra voce - voce tem que sentir nojo daquela classezinha que vc escreveu em 5 minutos so pra resolver um outro problema, e ficou uma merda (todo mundo escreve uma classezinha que fica uma merda). Desenvolver um bom sentido de nojo pra codigo com certeza te ajuda a desenvolver melhor, e evitar muitos problemas.

• arrume alguem pra servir de gua, e tire suas duvidas! o guj quebra bem o galho aqui, mas de preferencia tenha alguem proximo pra conversar pessoalmente. eh bem melhor :smiley:

F

Valeu cv… Ah! Feliz aniversário!!!

Veio achar alguém aqui próximo, vai ser meio díficil, tô em palmas-TO, e a galera por aqui ainda tá engatinhado, as universidades migraram pra java agora e achar alguém tá meio díficil.

Você podia me dá uma força, que acha???

A principio tô tentando ter meu próprio ambiente de desenvolvimento, tanto em windows como em linux, da um rumo , algo mais passo a passo.

Se puder, desde já obrigado.

Valeu pelo conselho.

Criado 5 de dezembro de 2003
Ultima resposta 5 de dez. de 2003
Respostas 2
Participantes 2