Conselhos

Ola sou nova por aqui, e estou precisando de uma ajudinha…

Eu estou pra começar um projeto de desenvolvimento de uma aplicação grande que vai utilizar Swing na camada de apresentação (por enquanto é só isso que eu sei), então eu andei lendo alguns tópicos que falam que a lentidão do Swing é só questão de saber programar e é ai que eu preciso de ajuda, alguem sabe de algum livro, material, totorial ou exemplo que me mostre como desenvolver um software da maneira correta em Swing…
Só pra adiantar esse vai ser um software com bastante usuários concorrentes, e ai vem outra dúvida como eu posso fazer a camada de persistencia para esse sistema, novamente se alguem souber de algum livro tutorial, eu tinha pensado em implementar DAO utilizando JDBC mesmo se alguem puder me ajudar em como fazer isso eu fico muito agradecida…
Resumindo se alguem puder me passar alguma coisa que fale como desenvolver uma aplicação Swing em camadas e com qualidade

Muito obrigada pela ajuda,

AH só mais uma coisa como eu faço pra ganhar uma camiseta daquela do GUJ que eu vi vcs usando no Sun Tech Days :smiley:

Oi!!

Alguns livros da Manning!!!

Várias referências online da SUN:
http://java.sun.com/developer/onlineTraining/index.html

O livro do Deitel também tem 2 ótimos capítulos sobre swing!

Marina! Dizem que Swing é lento, mas isso comparado a linguagens e interfaces gráficas nativa. A persistência da sua aplicação se não for bém elaborado irá prejudicar o desempenho da sua aplicação muito mais do que Swing! Ou seja, uma aplicação com bom desempenho não depende apenas de uma interface gráfica, já que ela só se responsabiliza por exibir dados na tela! Mas a persitência sim é um fator crítico!

Se você precisa de desempenho… considere usar JDBC mesmo ou até Store Procedures. Mas o ideal mesmo era você dar uma olhada em Hibernate, além de ganhar portabilidade entre várias SGBD, os pessoal criou esse framework já pensaram em quais são as melhores formas de se criar querys com melhor desempenho. É claro que isso não te isenta de pensar em uma boa estrutura da base de dados… hehehe!!!

Abraços!
Thiago Senna

Já deu uma olhada no Thinlet? É uma boa solução ao Swing, se você não precisar de telas mirabolantes, além de ser bem mais leve.

Camisetas do GUJ? Uma delas era pra ser minha, mas “roubaram”.