Conselhos

6 respostas
S

para mim é claro :wink:

seguinte pessoal, eu tenho um trabalho para a disciplina de banco de dados pra entregar daqui a mais ou menos um mês(ou menos),
e o professor sugeriu fazer usando a web, o problema é que:
não sei qual linguagem usar pra web, eu tava lendo um livro de php, já li um bom pedaço até agora e não gostei muito da linguagem, pode ser fácil como dizem, tal tal… Pensei em ver o servlet e/ou jsp, pq simplesmente gosto java :wink: mas nunca tinha ido muito além.
ok, então, meus conhecimentos são esses: eu sei entre Java Basico e Java Avançado, ou seja não é nenhum bixo de 7 cabeças, conheço html o suficiente pra construir uma pagina estatica…
putz é to pedindo um conselhão pra vcs!
o que eu deveria pegar? ficar no php mesmo ou da pra arriscar o jsp/servlet?
o que seria mais rapido pra aprender e tal.
Pessoal! por favor percam um tempinho pra me dizer!
lembrando o que mais importa é trabalhar com banco de dados,
a pagina em si nao é a questao da materia!

desculpa em postar aqui no Java Basico, mas fiquei na duvida e minha decisão foi pq Java Basico é mais frequentado!

brigagão, falow!

6 Respostas

Rafael_Steil

O forum inteiro eh bastante frequentado, nao tenha medo de postar :wink:

Bom, PHP eh incrivelmente simples de mexer, pois nao tem tipos de variaveis, nao tem controle de erro, nao precisa aprender toda uma api para sair usando, a maior parte dos servidores suporta, e eh facil de debugar/alterar.
Claro que a manutebilidade fica meio ruim, pois geralmente o pessoal nao faz separacao de camadas, ou seja, mistura tudo - sql, html, conexao com banco etc - no mesmo arquivo .php. Mas mesmo assim, eh uma linguagem legal.

Mexendo com java para web nao eh um bixo de sete-cabecas - ainda mais se usar jsp -, porem tem um nivel de complexidade maior em relacao ao php. Se voce nao conhece muito de programacao web em java, provavelmente nao deve ter ( muita ) experiencia com patterns como MVC, certo? caso positivo, o teu codigo em java acabaria saindo muito parecido com o de php, ou seja, tudo misturado.

Nessa situacao entra o fator que voce deve decidir: fazer um codigo “meia-boca” em php ou em java? Se voce quer aproveitar para aprender programacao web com java, esse trabalho seria um bom motivo, pois voce tem a motivacao ( ou obrigacao hehe ) de entregar o projeto, somado com o gosto pelo Java.

Agora, se o que mais te interessa eh apenas entregar o trabalho para o professor nao ficar enchendo o saco, e se voce ve alguma perspectiva se trabalhar em algum momento com php no futuro, seria bom dar uma tentada com ele tambem, talvez como primeira opcao.

Do meu ponto de vista de “defensor” do Java, eu aconselharia voce a usar Java :smiley: , ainda mais se o trabalho nao vou muito grande.

Do meu ponto de vista pessoal, eu aconselharia a fazer a solucao que melhor se encaixasse para voce - no caso, facilidade/tempo de aprendizagem.

Do ponto de vista geral: durante um dia, mexa somente com php… execute queries, construa formularios e coisas do tipo. No outro dia, faca o mesmo, mas dessa vez usando Java. Nao faca as duas coisas no mesmo dia, a ideia eh ficar focado em uma determinada solucao por um periodo de tepmo, afim de poder ter uma ideia melhor de como sera o resto do desenvolvimento.

Basicamente eh isso :wink:

Rafael

rigolin

um mês ou menos para entregar o trabalho…

bom a melhor opção é JSP/Servlets. Se vc conhece “Java for Desktop” é só instalar o Tomcat e começar a brincar…

a uns meses atrás eu não conhecia nada de JSP/Servlets e decidi implementar uma solução para o Simulado SQL proposto na SQL magazine (quarta edição) usando o FireBird levei 15 dias estudando em média 2 horas por dia… hehe!! não sou um programador brilhante, mas sou persistente…

por falar em persistência… (se vc tiver tempo de sobra) vc pode implementar uma versão do trabalho usando o Prevayler (www.prevayler.org) e mostrar pro seu professor e colegas que os SGBD’s como são hoje estão morrendo… adoro causar polêmica…

Vantagens:

i)por alguns minutos vc se sentira um grande programador;

ii)seus colegas de turma se curvarão quando vc passar O cara é um JavaMan!!”…hehe;

iii)seu professor ficará irritado (principalmente se ele tiver mais de 40 anos e for doutor em BD) se prepare para se defender;

bons estudos…

rigolin

As dicas do Rafael são realmente boas…

mas o que é MVC (Model View Controller)?

posso separar HTML e SQL dos meus JSP’s usando isso?

desculpe a ignorância…

cv1

MVC é um padrão de projeto (design pattern), um conjunto de idéias para te ajudar a desenvolver aplicações mais modulares. Não tem nenhum mistério: é só separar a camada de visualização - View, apresentação e aquisição dos dados - da camada de controle - Controller, fluxo de dados e regras de negócio - do seu modelo de objetos - Model, definicao de entidades, tabelas e o que mais vc precisar.

Dê uma procurada aqui no GUJ sobre isso, tem bastante conteúdo sobre MVC :smiley:

S

pow bacana, to mais calmo agora, sem as unhas, mas to calmo.
valeu pelos conselhos e paciencia comigo! brigadão mesmo
eu nao tinha pensado muito sobre estudar um pouco um de cada vez, é que eu ja to estudando varias coisas em paralelo já(c++,vsc++,etc), por isso eu queria saber mais de pessoas que já tem experiencia no assunto.

valeu mesmo
falow!

B

Eu comecei a mexer com JSP jsutamente em um trabalho de Banco de Dados 1. Era a mesma situação que você: o professor mandou implementar um BD e criar um sistema para cessá-lo via web.
Eu sabia só o básico de Java, mas resolvi implementar em JSP e Servlet. O código ficou bem ruim, mas valeu como passo inicial. Depois disso foi só ir aperfeiçoando na linguagem.

Esse é meu conselho: faz em JSP + Servlet.

Criado 12 de outubro de 2003
Ultima resposta 13 de out. de 2003
Respostas 6
Participantes 5