Conselhos

Bom dia turma!!!

A alguns dias, venho estudando nesse forum, bom perdi o medo e resolvi pedi um conselho, ajuda, ponta pé inicial, caminho das pedras… etc…

Fiz um curso em html, javascript, java, jsp, sql. Quando fazia o curso, tudo q o professor passava eu compreendia, resolvia, gerava resultados.
Agora estou sozinho, buscando por conta própria porque gosto muiiiiiiiittttttttoooo de fazer um computador me obedecer, “as vezes ele me bate pra caramba”, mas persistindo e com ajuda de amigos, vai.

Ao revirar livros e revista descobri que me ensinaram um pouco dessa maravilha de java e jsp, como se ela fosse uma mera linguagem de scripts, onde todos os meus códigos até hoje são tudo misturado, sql, javascript, jsp uma verdadeira “zona”.

Por aqui descobri que existe um padrão “MVC”. que existe “HIBERNATE”, “Structs”. Bem mais a coisa ainda tá meio confusa.
Tenho um projeta pra desenvolver e não sei por onde começar, não quero reinventar a roda, só reaprender sem vícios.

Preciso de indicações, exemplos, tutoriais, livros.
Preciso economizar grana e usar bem meu tempo.

Ah! pra começar, como configuar um ambiente de desenvolvimento em windows e linux.

Pô desculpa, ficou um jornal, mas quem tem boca e amigos vai a “ROMA” e conquista o mundo.

Conto com vocês.

Cara, um exelente começo é ir no outro fórum “JSP e Servlets” e ler o tópico fixo lá. Creio que este é um exelente pontapé inicial :smiley: