Amigos,
Em java há como definir uma constante que seja acessada por várias classes na aplicação?
Em que ponto do código?
Constante acessada por várias classes
6 Respostas
se for um projeto web eu imagino que em um ManagedBean com escopo de Application, ou talvez de Session, dependendo da necessidade
É uma aplicação desktop (com swing).
Para criar uma constante pública, você pode utilizar os modificadores public final static, como a constante PI na classe Math:
public final class java.lang.Math {
// ...
public static final double PI = 3.141592653589793;
// ...
}
Ficará visível para todas as classes e poderá chamar com:
double minhaVariavel = Math.PI;
Para criar uma constante pública, você pode utilizar os modificadores public final static, como a constante PI na classe Math:public final class java.lang.Math { // ... public static final double PI = 3.141592653589793; // ... }Então eu preciso declarar as constantes dentro de uma classe?
Eu quero utilizá-las em várias partes do código, em várias classes.Ficará visível para todas as classes e poderá chamar com:
nossa, viajei… imaginei que fosse uma variável global hehehe
Para criar uma constante pública, você pode utilizar os modificadores public final static, como a constante PI na classe Math:public final class java.lang.Math { // ... public static final double PI = 3.141592653589793; // ... }Ficará visível para todas as classes e poderá chamar com:
Apenas complementando,
A classe mesmo não precisa ser final, basta marcar a variavel como static final e um public se quiser acessar a mesma fora do pacote.