Constante String

4 respostas
J

tenho lido em livros e sites da internet o termo constante String. Mas, pra mim String sempre foi variável…

Será que alguem sabe a razão do termo: constante String??
Obrigado

4 Respostas

C

Oi Jaspier, bem vindo ao PJ.

String:

String exemplo = "Exemplo";

Constante:

final String CONSTANTE = "CONSTANTE";

Uma String com a palavra reservada final não pode ser alterada, ou seja, é uma constante.

V

Depende do contexto onde você viu isso, pois talvez possa estar escrito isso pelo fato de um objeto String ser imutavel.

String str = "oi"; //linha 1 str = "tchau"; //liinha 2

Na linha 1 é criada a variavel str que é uma referencia para o tipo String, um objeto String é criado e associado a ela.
Na linha 2 o valor da instancia que armazenava “oi” não é alterado, na verdade é criado um novo objeto String com “tchau” fazendo com que o anterior seja perdido.

Portanto, não é possível alterar o conteúdo de um objeto String fazendo com que seja imutavel.

J

O termo constante é usado para definir valores fixos no codigo, ex.:

1 //constante int
1L //constante long
‘a’ //constante char
“Jair” //constante String

Uso:

int i = 1; int l = 1L; char c = 'a'; String str = "Jair";

Veja que os valores estão fixos no codigo, não quer dizer que o valor da variavel seja constante, só que o valor está escrito diretamente no codigo…

Traduzindo: qualquer valor entre aspas duplas é uma constante String.

E mesmo fora esse conceito, String nunca foi variavel, um objeto String é imutavel…

E

Assim como o jairelton, eu acredito que neste caso, constante de String esteja se referindo a um literal String.

Criado 27 de agosto de 2006
Ultima resposta 30 de ago. de 2006
Respostas 4
Participantes 5