ConstraintViolationException no Hibernate

Estou com o determinado problema:

org.hibernate.exception.ConstraintViolationException: could not insert: [br.com.cauirs.ItemPedido]

....

Caused by: com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLIntegrityConstraintViolationException: Cannot add or update a child row: a foreign key constraint fails (`xxxx`.`item_pedido`, CONSTRAINT `FKE3418DF18CA06674` FOREIGN KEY (`pedido`) REFERENCES `pedido` (`codigo`))

Porém, o estranho é que esse ocorre somente às vezes ( vejo ele somente nos logs ), não consegui simular esse erro em produção ( porque ele ocorre raramente, apenas numa situação específica que ainda não descobri ).

Ou seja essa ação é feita + de 50 vezes em um dia (em produção) e 1 vez dá erro… não estou conseguindo descobrir o erro, alguém tem alguma dica para eu achar o erro?

OBS: Normalmente, o item ocorre quando o item pai ainda não foi criado no Hibernate, e tento salvar um item filho nele.Coloquei um sysout para me mostrar como estava os objetos antes do erro.E o item pai já estava criada (ja tinha codigo).Então não entendo o porque do erro…

Eu estou exatamente com o mesmo problema.

Já procuro uma resposta a mais de 1 semana e até agora sem sucesso!

Pode dar esse erro tentar inserir dentro de uma tabela, Pessoa por exemplo, essa tabela tem uma foreign key apontando para item pedido, e quando vou adicionar uma pessoa, estou tentando adicionar um item pedido digamos que ‘X-Salada’, SO QUE, nao existe nenhum item pedido chamado X-salada, dai gera uma excessao, pois para preencher uma ItemPedido dentro de Pessoa, é necessário que Exista esse ItemPedido na Tabela ItemPedido.