Construa Algoritmos para realizar as seguintes ações:

a) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz linhas.
Recebe o nome de Matriz linha toda matriz que possui apenas uma linha. O número de
colunas é independente. Por exemplo: 1 x 3.
b) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz coluna.
Recebe o nome de Matriz coluna toda matriz que possuir apenas uma coluna. O número
de linhas é independente. Por exemplo: 5 x 1.
c) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz nula.
Recebe o nome de Matriz nula toda matriz que independentemente do número de linhas
e colunas todos os seus elementos são iguais a zero.
d) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz quadrada.
Matriz quadrada é toda matriz que o número de colunas é o mesmo do número de linhas.
Por exemplo: 3x3.
d) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz diagonal.
Será uma matriz diagonal, toda matriz quadrada que os elementos que não pertencem
á diagonal principal sejam iguais a zero. Sendo que os elementos da diagonal principal
podem ser iguais a zero ou não.
d) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz identidade.

Nâo entendi

@rinaldodanobregajava

Bom dia cara, seguinte, o que você desenvolveu até agora? Não sei se percebeu, mas esse fórum não foi feito para programadores fazerem seus trabalhos de curso colega. Mostre seu código, tire dúvidas, busque por sugestões, seja mais responsável e menos folgado.

5 curtidas

Primeiramente obrigado,

Segundo estou colocando essa questão aqui como forma de tirar duvida, não de trabalho, mas para que possam me ajudar a desenvolver a atividade, depois irei praticar, terceiro, um pouco de educação seria bom, sua palavra não foi muito educada não, quarto, não sou folgado, esse é um forum de discussão e ajuda e estou procurando essa ajuda, para melhor fixar o conteudo, uma vez que estou tendo dificuldades de aprender a linguagem java.

manda o código pra gente

1 curtida

Pra você resolver isto tem que conhecer o tema que está estudando.
Recomendação:

Assista todos os vídeos dele, para compreender matrizes e determinantes.
Não se preocupe com a linguagem de implementação, se preocupe em compreender o problema.

Lembre, a implementação de um algoritmo deve INdepender da linguagem a ser usada.
Procure pelo laço de repetição for no youtube, não se preocupe se é em java ou em c, ou em php, pois a lógica será a mesma em qualquer uma.
Sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=HxRb5KLofcI
Assim, primeiro procure compreender o problema, depois de o compreender vem a implementação em uma determinada linguagem.

1 curtida

kk

@rinaldodanobregajava

Então coloque sua questão, pois desculpa, não vejo NADA na sua questão que me diga qual a dificuldade que você esta tendo no desenvolvimento ou até mesmo o que você quer. Foi colocado tópicos do que fazer, e sem falar que o título diz “Construa Algoritmos para realizar ações”, o que da para entender é que você quer algo pronto.
Colocar os tópicos do que deve ser desenvolvido é fácil, agora, detalhar os problemas e pedir uma solução é difícil, né?

De fato, se quer tirar uma duvida, formule a SUA pergunta e não simplesmente copiar e colar aqui o enunciado do problema, se ainda não fez nada explique com o que exatamente está tendo problemas, até porque se não entendeu absolutamente nada do problema não vejo como qualquer resposta postada aqui possa te ajudar.

1 curtida

Para podermos te ajudar, é necessário que vc nos diga o quanto vc sabe da linguagem, pois é possível fazer este exercício de várias formas diferentes.

1º Definir uma estrutura de dados para a matriz:

Vou dar três exemplos:

// criando uma matriz 3x3
// 1º
double[] matriz = new double[3*3];

// 2º
double[][] matriz = new double[3][3];

// 3º
Matriz matriz = new Matriz(3, 3);

Podem existir muitas outras formas, vc terá que escolher uma.

2º Determinar os métodos e funções, não a implementação

class MatrizUtil {
    // a) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz linhas
    public static boolean matrizLinha(Matriz matriz) {
        // Fazer
        return false;
    }
    // b) Identificar quando uma matriz é do tipo: Matriz coluna.
    public static boolean matrizColuna(Matriz matriz) {
        // Fazer
        return false;
    }
    // c)
    // d)
}

Obviamente que o tipo do parâmetro vai depender do tipo de estrutura de dados da matriz que vc definiu. Também o nome da classe, se vai usar métodos estáticos entre outras coisas, vai depender de quanto vc sabe da linguagem.

3º Implementação e Teste

Depois tente implementar as funções e testar. Se não conseguir, vc pode tirar suas duvidas aqui.