Construindo com NetBeans cada Classe um Jar é possivel?
8 respostas
montroni
Gostaria de saber se e possivel que na compilação o Netbeans construa cada classe uma um .JAR, pelo que andei vendo e possivel fazer isso na unha mas gostaria de automatizar esse processo, entao so para se ter uma idéia do cenário seria por exemplo:
CadastroCidade ( Classe )
CadastroProduto ( Classe )
CadastroFornecedor ( Classe )
Principal
quando peço para limpar e construir das classes acima ele gera um único JAR que contêm todos eles então gostaria que ele gerasse um JAr para cada classe, isso para agilizar o processo de atualizacao visto que necessitaria baixar apenas o JAR que foi modificado.
Não seria melhor separar seu sistema em módulos e cada ter seu próprio jar?.
Cria o módulo cidade, produto, fornecedor e principal. Eu acho mais fácil, por que imagine quando seu sistema crescer, gerenciar 500 jars, sendo que cada um possui apenas uma classe.
x111
Só uma pergunta, para que você quer colocar cada classe em um pacote separado?
georgesq
cada classe é inviável, por módulo de negócio é uma linha interessante…
R
roger_rf
Creio que seria mais interessante dividir o seu sistema em módulos, onde cada módulo agregaria conceitos e funcionalidades correlatas. Grosso modo, cada um destes módulos poderia ser um arquivo JAR. Há boas alternativas técnicas para construir sistemas verdadeiramente modulares. Uma das melhores é o OSGi, que permite incluir, atualizar e excluir módulos numa aplicação em tempo de execução:
Ow Marcio!
Para de encher o saco da galera e vai fazer a Monografia da pos, morcego!
hehehehehe
Abraco!
inacio.ferrarini
Olha, poder pode, mas não faz muito sentido.
Talvez seja melhor você dividir em módulos.
Forma 1: Você inclui todos as classes do pacote model em um jar, todas do pacote dao em outro jar, e etc
Forma 2: Você agrupa os jars por funcionalidade (um jar com tudo de pessoa, um jar com tudo de fornecedor).
Sua solução original dá no mesmo de não empacotar as classes (as incluir em um diretório) e elas serem substituídas quando houver atualização.
adriano_si
inacio.ferrarini:
Forma 1: Você inclui todos as classes do pacote model em um jar, todas do pacote dao em outro jar, e etc
Forma 2: Você agrupa os jars por funcionalidade (um jar com tudo de pessoa, um jar com tudo de fornecedor).
Ainda acho inviável…
Forma 1 - se precisar alterar alguma coisa que vá mecher nas 3 camadas, terá que recompilar 3 jars.
Forma 2 - se precisar alterar uma funcionalidade que impacta em alterações de outra, ainda terá que gerenciar Ns jars.
Na minha opnião a modularização deve ser por módulo de negócio mesmo, tipo
Sistema de Segurança, Sistema financeiro, Sistema administrativo, etc. cada um no seu próprio jar separado, pois você separa as funcionalidades podendo atuar inclusive com diferentes níveis de arquiteturas…
Abs [] e bons estudos.
montroni
De antemão agradeço a todos pelas mensagens postadas e somente para esclarecer o motivo disso é o download de pacotes atualizados por exemplo hoje a minha aplicação após compilado fica tudo em uma JAR tipo sistema.jar “que original” então imagine que minha aplicação tenha 10Mbytes e acrescento um label no cadastro de produtos, compilo novamente a aplicação e o usuário tem que baixar novamente os 10Mbytes mesmo que só uma classe tenha sofrido a alteração, então gostaria de “fatiar” a aplicação por módulos porque só mandaria para o usuário aquilo que realmente mudou.
Xorão (Kenneth) kkkk. Ta de sacanagem 01 e você já terminou a monografia ???