Construir um orkut

6 respostas
Ba_TE_rA

Ae galera, tudo blz?

Vou precisar construir uma espécie de orkut como projeto da faculdade. Estou com algumas dúvidas de projeto. Tô afim de usar algumas coisas q já tenho experiência de usar, tipo o prevayler prá persistência OO. Queria utilizar no projeto o padrão MVC e gostaria que o sistema ficasse bem rápido. O que vocês sugerem que eu use? Tomcat, JavaBeans, Hibernate, Velocity?

Seria muito útil se vcs colocassem uma lista dessas tecnologias que eu possa usar! :lol:

Valeu pela atenção

6 Respostas

danieldestro

Usando essas coisas, está bem legal!

Ou use o Jetty ao invés do Tomcat.

Ba_TE_rA

Então eu poderia usar:

:arrow: Jetty
:arrow: JavaBeans
:arrow: Velocity

O que acham de JSTL? Pensei em usar Prevayler ao invés de SGBD+Hibernate, que acham? E o Spring?

:smiley:

Rafael_Steil

Se voce quer entregar o projeto a tempo / nao ter problemas em relacao a manutencao do projeto, fuja do Prevayler.
“JavaBeans” nao diz nada, eh totalmente abstrato. Da mesma forma, a tua aplicacao pode rodar em Jetty, Tomcat ou qq outra coisa, nao precisa se amarrar a algum em especifico.

Voce conhece todas essas tecnologias? caso nao conheca, voce tera tempo disponivel para aprende-las corretamente? Opte pela simplicidade, sempre.

Rafael

Ba_TE_rA

Ok, optando pela simplicidade e pela aprendizagem rápida, qual a melhor combinação das citadas acima (tecnologias e frameworks web)?

cv1

IMHO: WebWork 1.x, Hibernate, Velocity. Mas, se eh pra entregar pra ontem, esquece Java e faz em Ruby On Rails. :slight_smile:

Rafael_Steil

Eh meio que um paradoxo: quanto mais simples, melhor. “Simples”, porem, nao significa de forma alguma algo que nao seja “enterprise”, que nao sirva para “sistemas de medio e grande porte”. Muita gente gosta de usar essas buzzwords para justificar seus erros.
Porem, para voce conseguir ter tal “simplicidade”, eh preciso experiencia. Experiencia para saber o que funciona e o que nao funciona, experiencia em identificar padroes de erros, em debugging, em “prever” o que pode vir a dar errado, em refatorar corretamente etc…

Voce vai precisar tambem acreditar na ideia e principalmente na sua capacidade de fazer algo. Sem isso, tudo estara destinado a falhar miseravelmente.
Quando se esta comecando em Java, questoes como as feitas por voce costumam resultar em respostas que indicam para 30 frameworks, 200 padroes de projetos e, no final, 20 programadores para conseguir manter algo.
Eh literalmente muita informacao e conhecimento para ser absorvido de “uma vez soh”.

De uma maneira geral eu apoio a dica dada pelo cv. Nada de Spring, nada de EJB, nada de JDO, JSF e coisas parecidas.

Algo que que voce nao pode esquecer nunca (ou, melhor, gravar desde ja): fazer as coisas direito requer uma curva maior no inicio, mas que, a medio e longo prazo, torna-se uma vantagem enorme, tornando a manutencao e adicao de novas funcionalidades estudamente simples.

Fazer errado, ou da maneira “facil”, eh mais tentador se voce planeja uma vida util de 2 semanas para o teu sistema, ja que basta sair digitando como se fosse o final do mundo. Mas, com o tempo, tal vantagem inicial pode facilmente virar o atestado de obito da aplicacao (e talvez da sua reputacao).

Rafael

Criado 20 de março de 2005
Ultima resposta 20 de mar. de 2005
Respostas 6
Participantes 4